A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA:Nutrição Aplicada CARGA HORÁRIA:40hrs

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA:Nutrição Aplicada CARGA HORÁRIA:40hrs"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA:Nutrição Aplicada CARGA HORÁRIA:40hrs
PROFESSORA:Esther-Léa Benayon Apostila:Conceitos Básicos de Nutrição

2 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
1-Alimento-.Substância que fornece os elementos necessários ao organismo humano para a sua formação, manutenção e desenvolvimento. 2-Aleitamento Materno - Conjunto de processos – nutricionais, comportamentais e fisiológicos – envolvidos na ingestão, pela criança, do leite produzido pela própria mãe, seja diretamente no peito ou por extração artificial. 3-Alimentação – Processo Biológico e cultural que se traduz na escolha, preparação e consumo de um ou vários alimentos. 4-Alimentação complementar adequada e oportuna – Aquela que se inicia como complemento ao aleitamento materno, a partir dos 4-5 meses de vida com dietas adequadas em quantidade e qualidade ( nutrientes e calorias).

3 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
5-Alimentos “in natura” – Produtos ofertados e consumidos em seu estado natural, sem sofrer alterações industriais que modifiquem suas propriedades físico-químicas (textura, composição, propriedades organolépticas). As frutas e o leite fresco são bons exemplos de alimentos “in natura”. 6-Alimentos diet- Sua fórmula apresenta um dos ingredientes substituído totalmente,modificando assim, sua composição.Um exemplo é quando o açúcar é substituído pelo adoçante artificial, podendo o alimento ser consumido pelo diabético.Ex.geléia diet.. 7-Alimentos light- De modo geral, seguem formula original do produto,mas têm redução significativa (pelo menos 25%) de um dos nutrientes que abastecem o corpo com energia, tomando o alimento menos calóricos. Ex.creme de leite Light. 8-Alimentos reguladores: representados por alimentos ricos em vitaminas , minerais, fibras e água, favorecem e aceleram as diversas atividades biológicas do organismos

4 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
9-Alimentos construtores: representados principalmente por alimentos ricos em proteínas, tem função plástica, isto é, mantém os processos orgânicos de crescimento, desenvolvimento e de reparação dos tecidos. 10-Alimentos energéticos: asseguram ao organismo a temperatura suficientes para manutenção do calor e produção de energia necessária para as funções do organismos em atividade de repouso.são representados principalmente por alimentos ricos em lipídeos e carboidratos. 11-Alimentos transgênicos:resultante da modificação em labortário da sua composição genética, que por sua vez é responsável pelas características. 12-Alimentos funcional:todo o alimento ou bebida que consumido na alimentação habitual, pode trazer benefícios fisiológicos e específicos Ex: peixes que contenham Omega 3 e 6 .Sinônimos :nutracêuticos.

5 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
13-Anemia – Redução dos níveis de hemoglobina no sangue para valores abaixo dos limites estabelecidos como normais, de acordo com a idade, sexo e condição fisiológica. 14-Avaliação antropométrica – Uso de medidas – principalmente peso e altura – como critério para avaliar o crescimento físico e, por extensão, o estado nutricional. 15-Balanço energético: é o equilíbrio entre a energia ingerida através dos alimentos e a energia gasta para manutenção das funções corporais, no efeito dos alimentos e na prática de atividade física. 16-Biodisponibilidade – O grau de aproveitamento de nutrientes específicos contidos nos alimentos, tomando como referência o conteúdo total – 100% - do princípio nutritivo considerado.

6 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
17-Calorias(KCAL):unidade de calor usada em nutrição para indicar um equivalente energético.correspondente a quantidade de calor necessária para elevar em um grau (14,5 a 15,5 a temperatura de um litro de água sob pressão atmosférica ao nível do mar. 18-Carências nutricionais – Situações em que deficiências gerais ou específicas de energia e nutrientes resultam na instalação de processos orgânicos adversos para a saúde. 19-Colesterol: Associação de um ácido gordo com álcool que existe em todo organismo.Indispensável ao crescimento do organismo, no entanto, quando em valores elevados, prejudica a saúde.promovem de certas gorduras alimentares que ingerimos e forma-se no fígado.No sangue, encontra-se essencialmente sob a forma de colesterol total, HDL (bom colesterol) e LDL (mau colesterol) 20-Composição dos alimentos – Valor nutritivo dos alimentos, ou seja, o seu conteúdo em substâncias específicas, como vitaminas, minerais e outros princípios.

7 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
21-Cuidados nutricionais específicos-Ações recomendadas para situações peculiares de riscos nutricionais,como anemia, o bócio a hipovitaminose A e outras condições. 22-Deficiência de micronutrientes – Estado orgânico de carência de princípios de nutritivos cujas exigências são muito pequenas, medindo-se em miligramas diárias, como a vitaminas A, o ferro, o iodo e o zinco 23-Deficiência energética - protéica – Também chamada desnutrição energético – protéica, refere-se ao estado nutricional que ressalta a deficiência de calorias e de proteínas. Ocorre sobretudo em crianças. 24-Déficit de altura – Atraso do crescimento estatural, quando comparado com os padrões de normalidade por sexo e idade.

8 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
25-Déficit antropométrica – Atraso nas relações peso/idade, peso/altura, altura/idade, tomando como referências tabelas de normalidade convencionalmente recomendadas. Pode referir-se a outros índices de medidas corporais. 26-Déficit peso/medida – A explicação está implícita na terminologia do déficit antropométrica 27- Desidratação: Déficit de água e eletrólitos, suficientemente grave para produzir alterações bioquímicas e sinais clínicos detectáveis, com aumento da temperatura , respiração ofegante,caibras,fadiga muscular,visão turva ou exaustão. 28-Desnutrição – Termo genérico usualmente empregado para discriminar deficiências nutritivas, referindo-se principalmente, à desnutrição energético – protéica. Ver as definições correspondentes a déficits antropométricos, desnutrição energético-protéica, deficiência de micronutrientes, que seriam casos específicos de desnutrição ou de doenças carências.

9 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
29-Desnutrição crônica – Processo carencial de longa duração, expresso, ilustrativamente, no déficit de altura. 30-Diabetes – Processo de intolerância à glicose, que se traduz, convencionalmente, na elevação do “açúcar” no sangue e sua presença eventual na urina. 31-Dieta – Genericamente, corresponde aos padrões alimentares dos indivíduos. Especificamente, pode representar uma combinação recomendada de alimentos em determinadas proporções para atender necessidades terapêuticas. 32-Dieta equilibrada-Dieta que contem diferentes alimentos em proporções adequadas para satisfazer as necessidades de nutrientes.

10 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
33- Dislipidemias- termo que se refere às alterações, quase sempre por excessos, nos teores de lipídeos ou gorduras do sangue, como colesterol e triglicérides. 34-Distúrbios nutricionais – São problemas de saúde decorrentes da má nutrição, ou seja, situações patológicas de etiologia nutricional. 35-Doenças da nutrição – Terminologia para uma grande variedade de doenças que resultam do baixo consumo, do consumo excessivo ou do desequilíbrio prolongado da ingestão e utilização de princípios nutritivos que devem ser harmonicamente combinados. Várias referências anteriores configuram essas situações: bócio, deficiências nutricionais, desnutrição. Ver também dislipidemias e obesidade. 36-Estado nutricional:situação do organismo resultante da ingestão de alimentos, de sua assimilação e utilização, assim como: agentes infecciosos ou parasitários que interferem nesses processos.

11 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
37- Gordura abdominal - Existem dois tipos de gordura do abdômen.Ao contrário da gordura subcutânea, diretamente armazenada debaixo da pele , a gordura visceral ou intra-abdominal situa-se dentro da região abdominal e representa um sério risco cardiovascular.este tecido adiposo intra –abdominal, que envolve os principais órgão do corpo, interfere no metabolismo da glicose e causa níveis elevados de colesterol VLDL e triglicérides.Estás ainda relacionado com o desenvolvimento de fatores de risco para saúde como resistência a insulina , a síndrome metabólica a hipertensão , inflamação e trombose. 38-IMC: Índice de massa corpórea ou índice de Quetelet, calcula-se pela formula IMC= peso/altura ², desenvolvido há mais de 150 anos e atualmente muito utilizado para avaliação corporal. 39-Medidas profiláticas – Medidas tomadas para a prevenção de doenças ou de agravos nutricionais.

12 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
40-Micronutrientes – Nutrientes demandados pelo organismo em quantidades muito pequena - miligramas ou microgramas – como iodo, a vitamina A, o zinco e o ferro. 41-Nutrição – Estado fisiológico que resulta do consumo e utilização biológica de energia e nutrientes em nível celular. 42-Nutriente:qualquer composto orgânico ou inorgânico contido nos alimentos que são metabolizados normalmente no organismo.Em geral os nutrientes carboidratos, gorduras , proteínas , vitaminas, minerais , água e fibras. 43-Nutricionista: Profissional da área de saúde , que atende \o princípios da ciência da Nutrição, tendo como responsabilidade, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do homem.

13 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
46- Nutriente essencial: é aquele que organismo não consegue sintetizar e portanto deve ser fornecido através da alimentação e aminoácidos essências. 47- Obesidade – Aumento exagerado do peso em relação à altura. No sinônimo popular, os gordos correspondem a obesos. 48 -Orientação alimentar – Recomendações para escolha, preparação, conservação doméstica e consumo de alimentos mediante critérios de consideração de seu valor nutritivo e indicações específicas, segundo condições fisiológicas ( crescimento, gravidez, lactação), patológicas (obesidades , diabetes, doenças carências) ou ainda, por justificativas socioeconômicas ( relação valor nutritivo X custos ). 49 -Produtos dietéticos – Bebidas ou alimentos processados, com particularidade de que se destinam a atender determinadas situações de interesse médico ou nutricional: baixo conteúdo calórico, reduzido teor de gorduras, por exemplo:baixo conteúdo calórico,reduzido teor de gordura.

14 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
50 -Produtos farmacêutico – Usa-se o termo, neste documento, para discriminar preparações farmacológicas à base de nutrientes específicos, como vitaminas, ferro, iodo, zinco, etc., sob a forma de medicamentos. 51-Peso saudável: geralmente é avaliado de acordo com a altura, importante lembrar que a composição corporal também deve ser considerada IMC de 18 a 24,9 (peso saudável ) 25 a 29,9 (excesso de peso ) a partir de 30 (obesidade). 52-Riscos nutricionais – Condições caracterizadas probabilidades aumentada de que um determinado problema nutricional possa acontecer ou já esteja ocorrendo. 53-Rotulagem Nutricional – Componente do rótulo que descreve o conteúdo que descreve o conteúdo nutricional do produto.

15 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
54-Recomendações dietéticas: quantidade de energia e nutriente que permitem manter em bom estado nutricional uma população sadia de todas as idades com certa margem de segurança para cobrir as variações individuais. 55-Segurança alimentar dos alimentos – Trata, em vigilância Sanitária, dos atributos referentes a inocuidade dos alimentos e seu valor nutritivo. Ver também práticas alimentares saudáveis. 56-Sobrepeso – Excesso de peso de um indivíduo quando em comparação com tabelas ou padrões de normalidade. A obesidade é um grau bem elevado de sobrepeso.

16 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
57-Suplementação alimentar – Cota adicional de alimentos destinadas a prevenir ou corrigir deficiências nutricionais. 58-Tabela de composição químico alimentar – São tabelas que informam o conteúdo dos alimentos em proteínas, gorduras hidratos de carbonos , vitaminas e minerais de interesse da nutrição humana. 59-Tabu alimentar:Atitude negativa, permanente , imposta pela sociedade ou pela religião a um indivíduo ou a um grupo social relativa à manipulação e consumo de determinados alimentos. 60-Tradições alimentares – Usos e costumes alimentares que transmitem de geração a geração, segundo a cultura tradicional de determinadas etnias ou grupamentos antropologicamente homogêneos

17 CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
62-Vigilância alimentar e nutricional – Consiste na coleta e na análise de informações sobre a situação alimentar e nutricional de indivíduos e coletividades, com o propósito de fundamentar medidas destinadas a prevenir ou corrigir problemas detectados ou potenciais. É um requisito essencial para justificar, racionalmente programas de alimentação e nutrição. 63-Vigilância tratando nutricional – Parte da vigilância alimentar e nutricional,, como enfoque principal, o estado de nutrição dos grupos biológicos (crianças, gestantes) e sociais ( baixa renda)mais expostos aos problemas da nutrição. Pode incluir, também, situações opostas (homens e mulheres adultos e velhos com sobrepeso, obesidade e suas conseqüências). 64-Vigilância sanitária dos alimentos – Verificação da aplicação de normas e condutas objetivando assegurar a necessária qualidade dos alimentos.

18 Obrigado!


Carregar ppt "DISCIPLINA:Nutrição Aplicada CARGA HORÁRIA:40hrs"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google