A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O S DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa. RITA DE CASSIA FERNANDES ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O S DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa. RITA DE CASSIA FERNANDES ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR."— Transcrição da apresentação:

1 O S DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa. RITA DE CASSIA FERNANDES ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR

2 A pintura "Jogos Infantis", do pintor Pieter Brueghel, de 1560, mostra 84 jogos.

3 O JOGO ALGUNS AUTORES: LEIBNIZ, SCHILLER, CHATEAU, CALLOIS, PIAGET, VYGOTSKY. PRECISAMOS RECONHECER O CARÁTER PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA DO JOGO. O JOGO DEVE SER VISTO COMO FENÔMENO SOCIAL.

4 O JOGO... NÃO BASTA CONHECER E APLICAR ALGUNS JOGOS. O JOGO NÃO SEPARA O SUJEITO DO OBJETO. PELO JOGO A CRIANÇA DESENVOLVE SUAS POTENCIALIDADES.

5 O JOGO O JOGO É INTENSO, CRIATIVO, AGRADÁVEL, INCERTO. MOTIVAÇÃO E PRAZER. NÃO ESQUECER O QUE APRENDEMOS. MANTER E APERFEIÇOAR A APRENDIZAGEM. A IMPORTÂNCIA DOS NOVOS DESAFIOS. JOGAR PARA CRIAR E SE DESCOBRIR.

6 O jogo e sua pluralidade: diferentes áreas do conhecimento. Representa uma grande família. Situações de relação e interdependência O jogo visto como sistema complexo e dinâmico. FACILITADOR DA APRENDIZAGEM JOGO

7 PIAGET DESCREVE QUATRO ESTRUTURAS BÁSICAS DOS JOGOS INFANTIS: JOGOS DE EXERCÍCIO JOGOS SIMBÓLICOS. JOGOS DE CONSTRUÇÃO. JOGOS DE REGRAS.

8 JOGOS DE EXERCÍCIO - REPETIR GESTOS JÁ APRENDIDOS. –PRAZER NO SABER-FAZER. –REPETIR GESTOS EM SITUAÇÕES QUE ELES NÃO SÃO NECESSÁRIOS (EXERCITAR). –ÚNICA FORMA DE JOGO POSSÍVEL PARA AS CRIANÇAS DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR.

9 JOGOS SIMBÓLICOS –FAZ DE CONTA/ FANTASIA (ALGO QUE NÃO É POSSÍVEL NA REALIDADE). –RESOLVER CONFLITOS E REALIZAR DESEJOS. –DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO. –NA PRÉ-ESCOLA, O RACIOCÍNIO LÓGICO AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA EXPLICAÇÕES COERENTES SOBRE A REALIDADE.

10 JOGOS SIMBÓLICOS –O PODER DE FANTASIAR PREPONDERA SOBRE AS EXPLICAÇÕES. –A CRIANÇA EXERCITA SUA CAPACIDADE DE PENSAR (REPRESENTAR SIMBOLICAMENTE SUAS AÇÕES) E AS HABILIDADES MOTORAS.

11 JOGOS DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS DOS JOGOS. AJUSTAMENTO CADA VEZ MAIOR À REALIDADE. REPRODUÇÃO COM MATERIAIS DAS COISAS IMAGINADAS.

12 JOGOS DE CONSTRUÇÃO DISPOR DE UMA VARIEDADE DE MATERIAIS, CORES, FORMAS, PESO, TEXTURAS (ENRIQUECE O TRABALHO). TRANSIÇÃO ENTRE O JOGO SIMBÓLICO E O DE REGRAS. É MUITO IMPORTANTE CONVERSAR COM AS CRIANÇAS ANTES, DURANTE E DEPOIS SOBRE AS SUAS TAREFAS (TOMADA DE CONSCIÊNCIA).

13 JOGOS DE REGRAS TAMBÉM CHAMADO DE JOGO SOCIAL. MARCADO PELA ATIVIDADE COLETIVA E A PRESENÇA DAS REGRAS. A CADA CONFLITO UMA REGRA PODE SER CRIADA. UMA NOVA FORMA DE JOGO NÃO EXCLUI AS DEMAIS.

14 Na faixa etária de 7- 8 anos a anos ocorre o declínio do simbolismo e progresso do jogo de regras.

15 ALGUNS EXEMPLOS BRINCAR DE CIRCO – JOGO SIMBÓLICO. BRINCAR DE TRÂNSITO – JOGO SIMBÓLICO. CONSTRUÇÕES LIVRES DE CIDADES, FAZENDAS - JOGOS DE CONSTRUÇÃO. PASSA 10. PEGA-PEGA. MÃE-DA-RUA. AMARELINHA

16 JOGOS COPERATIVOS Fábio Brotto em seu livros Jogos Cooperativos,nos explana: Coisas semelhantes e/ ou diferentes são reunidas em condições especiais de convivência: RESPEITO MÚTUO HARMONIA OBJETOS COMUNS e LIBERDADE Jogar – e viver – é uma OPORTUNIDADE criativa para ENCONTRAR: Com a gente mesmo. Com os outros. Com o TODO.


Carregar ppt "O S DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa. RITA DE CASSIA FERNANDES ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google