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Conceito Importância Conseqüências Metodologia Monitor/Instrutor.

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Apresentação em tema: "Conceito Importância Conseqüências Metodologia Monitor/Instrutor."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito Importância Conseqüências Metodologia Monitor/Instrutor

2 Introdução Um programa de estudo sistematizado da Doutrina espírita (...) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo. Bezerra de Menezes (Mensagem recebida na ocasião do lançamento da Campanha do ESDE de 1983)

3 Introdução Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências Allan Kardec (Obras Póstumas, Projeto, 1868)

4 Conceito O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espi- ritismo, com programação fundamen- tada na Codificação Espírita.

5 Importância A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas, in verbis: Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.

6 Importância (cont. 1) O pensamento espírita, neste ponto, não deixa margem para muita divagação. O conhecimento há de ser limitado, porque somos naturalmente limitados. Mas o espírito progride em conhecimento e em moralidade, cedo ou tarde, como aprendemos em O Livro dos Espíritos – Questão 192.

7 Importância (cont. 2) Conhecimento... É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação (DEJEAN, Georges. A Nova Luz).

8 Importância (cont. 3) O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

9 Importância (cont. 4) Então, à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidade de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas porque não tem instrumentos adequados a este tipo de inquirição, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.

10 Importância (cont. 5) O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

11 Importância (cont. 6) O velho problema do conhecimento da coisa em si mesma dividiu muito os círculos filosóficos. Para uns, o conhecimento humano é todo exterior, pois ninguém chega à essência. Para outros há possibilidades de ir além do aspecto formal. E onde a Doutrina nos deixa, a este respeito?

12 Importância (cont. 7) Ela nos deixa exatamente neste ponto: embora reconhecendo a nossa incapacidade para chegar às últimas causas, temos meios de progredir no conhecimento e ultrapassar as restrições impostas pela matéria. É questão de maturidade e perseverança, pois a verdade não está nos objetos nem tampouco nas fórmulas e nos conceitos: a verdade é luz interior. (AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas)

13 Conseqüências Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz conseqüências bastante amplas para aqueles que dele participam. Essas conseqüências podem-se resumir da seguinte maneira: 1) facilita a reforma íntima; 2) garante a unidade de princípios doutrinários espíritas; 3) proporciona a propagação da

14 Conseqüências (cont.) Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada; 4) desenvolve a fé raciocinada; 5) se- gurança; 6) serenidade; 7) equilíbrio 8) auto- ridade.

15 Princípios Metodológicos utilizados no ESDE 1. O (...) estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita (...), só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseve- rantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

16 Princípios Metodológicos utilizados no ESDE 2. O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadea- mento e o desenvolvimento das idéias. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

17 Conteúdo Programático PROGRAMA FUNDAMENTAL: subdi- vidido em dois tomos, cada um contendo nove módulos de estudo. PROGRAMA COMPLEMENTAR: cons- tituído de um único tomo, também com nove módulos de estudo.

18 Formatação Pedagógica Utilização, em ambos os programas, do sistema de módulos para agrupar assuntos semelhantes, os quais são desenvolvidos em unidades básicas denominadas roteiros de estudo. A duração mínima prevista para execução do do Curso é de dois anos letivos. Cada roteiro de estudo deve, em princípio, ser desenvolvido numa reunião semanal de 1 hora e 30 minutos.

19 Composição Didática do Roteiro de Estudo PÁGINA DE ROSTO: número e nome do módulo; objetivos: geral e específico, idéias básicas. SUGESTÕES DE DIDÁTICAS: indica como aplicar e avaliar o assunto de forma dinâmica, segundo os seus objetivos e o seu conteúdo básico. FORMULÁRIO DE SUBSÍDIOS: variáveis em número, de acordo com a complexidade do assunto. FORMULÁRIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Alguns roteiros possuem anexos, glossários e atividades extraclasse.

20 Novo Programa do Curso Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Oferece uma visão panorâmica e doutrinária do Espiritismo Segue a ordem seqüencial dos assuntos existentes em O Livro dos Espíritos

21 Programa Fundamental – Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita Módulo III: Deus Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos Módulo VI: Reencarnação Módulo VII:Pluralidade dos mundos habitados Módulo VIII: Lei divina ou natural Módulo IX: A lei de adoração São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.

22 Programa Fundamental – Tomo II Módulo X: Lei de liberdade Módulo XI: Lei de progresso Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação Módulo XIV: Lei de igualdade Módulo XV: Lei de reprodução Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade Módulo XVII: A Perfeição Moral Módulo XVIII: Esperanças e Consolações São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.

23 Programa Complementar – Tomo Único Módulo I: Vida no mundo espiritual Módulo II: Fluidos e perispírito Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica Módulo IV: Dos médiuns Módulo V: Da prática mediúnica Módulo VI: Obsessão e desobsessão Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte.

24 Novo Programa do ESDE

25 O Monitor/Instrutor do ESDE Conceito: é a pessoa que se dispõe a orientar a aprendizagem de alguém; é o estimulador do processo ensino- aprendizagem.

26 1. Relação com o grupo Observar a equipe. Ser alegre, sem irreverência. Ser paciente. Obter atenção. Falar olhando o participante. Falar com segurança (convicção). Demonstrar interesse e entusiasmo. Incentivar o grupo.

27 2. Controle do Nervosismo Dominar o assunto. Desenvolver auto-estima e autoconfiança. Ter cautela no que falar, como falar observando o momento propício.

28 3. Controle da voz e da Postura Usar linguagem digna e correta (evitar gírias e vícios de linguagem). Formular corretamente as frases evitando as dúvidas. Administrar a velocidade, o tom, as pausas e a pronúncia das palavras. Gesticular com moderação. Vestir-se com discrição. Portar-se com gentileza. Exemplificar no bem.


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