A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor"— Transcrição da apresentação:

1 ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
Aula 1 Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina Física B

2 LUZ, MATÉRIA OU ENERGIA “Que é a luz? Mistério insondável ...
Os homens de ciência oscilaram entre uma e outra teoria, cada vez abandonando a anterior, até chegarem à paradoxal situação atual, em que têm de aceitar duas teorias simultaneamente. Onda ou corpúsculo?, interroga o homem de ciência. Onda e corpúsculo!, responde a luz.” - Jorge Sabato -

3 ÓPTICA É a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos relacionados com a visão. Pode ser física, geométrica ou fisiológica.

4 ÓPTICA FÍSICA: estuda os fenômenos luminosos considerando seu caráter ondulatório, ou seja, preocupando-se com a natureza do agente físico luz. ÓPTICA GEOMÉTRICA: estuda os fenômenos luminosos sem se preocupar com a natureza do agente físico luz. ÓPTICA FISIOLÓGICA: estuda os fenômenos relacionados com a visão.

5 LUZ De acordo com a Teoria Eletromagnética da Luz:
ONDA ELETROMAGNÉTICA TRIDIMENSIONAL TRANSVERSAL

6 LUZ: é todo agente físico capaz de sensibilizar a retina humana.
RAIO DE LUZ: é uma linha imaginária, sem dimensão física, que representa a propagação da luz. FEIXE LUMINOSO: é um conjunto de raios luminosos. Possui dimensão física e pode ser convergente, divergente e cilíndrico (ou paralelo).

7 FONTE LUMINOSA  é qualquer objeto visível.
FONTE PRIMÁRIA: emite luz própria. INCANDESCENTE: só emite luz a alta temperatura. Ex: Sol, lâmpada incandescente acesa, etc. LUMINESCENTE: emite luz a baixa temperatura. FLUORESCENTE: necessita de um agente excitador para emitir luz. Ex: lâmpadas frias (lâmpadas fluorescentes), etc. FOSFORESCENTE: não necessita de agente excitador para emitir luz. Ex: interruptores elétricos que brilham no escuro, etc. FONTE SECUNDÁRIA: não emite luz própria. Ex: Lua, lâmpada apagada, parede, etc.

8 Uma fonte luminosa ainda pode ser classificada como:
PUNTIFORME (PONTUAL) ou EXTENSA Quando às DIMENSÕES MONOCROMÁTICA ou POLICROMÁTICA Quando ao TIPO DE LUZ

9 MEIOS LUMINOSOS TRANSPARENTE: permite a passagem total da luz. TRANSLÚCIDO: permite a passagem parcial da luz. OPACO: não permite a passagem da luz.

10 FENÔMENOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
REFLEXÃO ou REFLEXÃO ESPECULAR DIFUSÃO ou REFLEXÃO DIFUSA REFRAÇÃO ABSORÇÃO

11


Carregar ppt "ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google