A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMENTÁRIOCOMENTÁRIO. O tema geral da redação da Unicamp 2008 foram os desafios do Estado na promoção da saúde pública, especialmente na prevenção de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMENTÁRIOCOMENTÁRIO. O tema geral da redação da Unicamp 2008 foram os desafios do Estado na promoção da saúde pública, especialmente na prevenção de."— Transcrição da apresentação:

1 COMENTÁRIOCOMENTÁRIO

2 O tema geral da redação da Unicamp 2008 foram os desafios do Estado na promoção da saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, e também o papel do Estado, da sociedade e do indivíduo nesse contexto.

3 A coletânea reuniu nove fragmentos 1. Artigo 196 da Constituição sobre o papel do Estado no âmbito da saúde pública, e o objetivo do SUS (Sistema Único de Saúde) na prevenção de doenças e na satisfação dos direitos do cidadão.

4 2. Texto sobre as funções de persuasão, execução e poder da política do Estado no controle de doenças, particularmente as epidêmicas. E o exemplo da dengue e da resistência dos moradores em abrirem suas casas para os fiscais.

5 3. Excerto do historiador Murilo de Carvalho sobre a Revolta da Vacina. – Revolta popular no Rio de Janeiro, contra as medidas profiláticas de Oswaldo Cruz, em outubro de 1904.

6 4. Trecho de um texto de Dráuzio varela sobre as questões da culpa, do misticismo e da superstição em torno de doenças historicamente estigmatizantes, como hanseníase, tuberculose e, modernamente, a aids e a obesidade.

7 Destaca-se o papel da ciência na compreensão dessas patologias e na desvinculação de suas incidências sobre as virtudes ou sobre as fraquezas humanas.

8 5. Depoimento do Ministro da Saúde José Gomes Temporão sobre a capacidade razoável do Estado de atuar na cura, recuperação e reabilitação de doentes e na redução da capacidade, quando se trata de prevenção.

9 6. Dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer sobre a incidência do câncer ligado ao tabagismo e reflexão sobre o alcance das campanhas antitabagistas.

10 7. Dados de relatórios da Organização Mundial de Saúde sobre pelo menos 39 novas doenças epidêmicas no mundo nas últimas décadas, e o perigo dessa realidade frente a um mundo sem fronteiras para doenças e seus portadores.

11 Diante da grande mobilidade geográfica, da interdependência econômica e da interligação eletrônica típicas da globalização, a necessidade cada vez mais urgente da implementação de um Regulamento Sanitário Internacional.

12 8. Charge da campanha governamental em que o planeta Terra aparece flutuando no espaço, dentro de um preservativo.

13 9. Dados da Organização das Nações Unidas sobre os benefícios resultantes da chamada estratégia de Redução de danos no trato da drogadição, com números animadores em países como Holanda, Canadá, Austrália e Brasil.

14 Em contrapartida, a dificuldade encontrada em países dominados por políticas conservadoras, de grande influência religiosa e moralista, como os EUA, na redução, prevenção e tratamento de dependentes químicos, bem como de doenças comuns no contexto, como é o caso da Aids.


Carregar ppt "COMENTÁRIOCOMENTÁRIO. O tema geral da redação da Unicamp 2008 foram os desafios do Estado na promoção da saúde pública, especialmente na prevenção de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google