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Sistemas de informação – aula 03. Sistemas ? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem.

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1 Sistemas de informação – aula 03

2 Sistemas ? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento Manipulam ou geram conhecimentos a partir de bases de conhecimentos organizadas com seu capital humano e a sociedade Tecnologia da Informação Tem o papel de mediador, responsável pelas atividades de geração troca e integração dos dados, informações e conhecimentos

3 Sistemas ? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento Manipulam ou geram conhecimentos a partir de bases de conhecimentos organizadas com seu capital humano e a sociedade

4 A Organização estão do Conhecimento Agências de propaganda Escritórios de Advocacia Escritórios contábeis Consultores gerenciais Consultores de engenharia Consultores de informática Produtores de softwares Convertem informação em conhecimento; Utilizam suas próprias competências; Utilizam competências de fornecedores

5 Características do conhecimento O conhecimento não desaparece quando é vendido Acrescenta-se conhecimento ao compartilha-lo O conhecimento se valoriza com seu uso Aumenta a capacidade de tomar melhores decisões melhorando os resultados Afeta a satisfatoriedade dos clientes

6 RESULTADO Informação e Conhecimento estão adquirindo maior Importância! A produção humana pode ser vista como uma criação de Conhecimentos.

7 Tipos de sistemas SPT – ST SIG SAD, SSD

8 SPT /ST Sistemas processamento transacional Sistema de processamento de transações Sistemas de Transações Sistema Transacional Baseado em transações Único, sempre sozinho Não se fala com os demais

9 SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES Qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, consiste em pessoas unidas para atingirem uma série de metas comuns. Para a maioria, o resultado é a produção de mercadorias e/ou serviços. Requerendo esse processo uma série de interações com clientes, fornecedores, empregados, departamentos do governo, etc. Essas atividades geram transações, que nada mais é que qualquer troca de mercadorias que afete sua lucratividade ou seu ganho global, inclusive a realização de metas organizacionais.

10 CARACTERÍSTICAS DE UM SPT Cada transação do SPT requer: Entrada e alimentação de dados Processamento e armazenamento Geração de documentos e relatórios

11 MAIS CARACTERISTISCAS grande quantidade de dados de entrada grande quantidade de saída, inclusive arquivos de dados e documentos Necessidade de processamento eficiente Capacidade de entradas/saídas rápidas Alto grau de repetição no processamento Computação simples (a maioria das aplicações exige apenas adição, subtração, multiplicação e divisão) Grande necessidade de armazenamento Alto potencial de problemas relacionados com segurança Impacto do sistema sobre um grande número de usuários

12 ATIVIDADES DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES COLETA DE DADOS MANIPULAÇÃO DE DADOS ARMAZENAMENTO DE DADOS PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

13 APLICAÇÕES DO PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES – (SPT) CONTROLE DE ESTOQUE: CONTAS A RECEBER: CONTA A PAGAR: COMPRAS:

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19 Sistemas SAD ou SSD Sistema de apoio a decisão Sistema de Suporte a decisão

20 VISÃO GERAL SE SISTEMAS A SUPORTE À DECISÃO SSD Um SSD é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões especificas de um problema.

21 CARACTERISTICAS DE UM S S D Grandes volumes de dados; Diferentes fontes de dados; Flexibilidade de relatórios e de apresentações; Voltado para estilos individuais de tomada de decisões; Formato modular; Realiza análises sofisticadas; Orientação gráfica; Abordagens de otimização e heurística; Análises de simulações e de atingimento de metas.

22 DECISÕES Exigem suporte de computador flexível, eficiente e eficaz em relação ao custo. COMPONENTES DE UM SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO um banco de dados, um banco de modelos gerador de SSD uma conexão para banco de dados externos acesso a outros sistemas baseados em computadores.

23 O BANCO MODELOS O propósito do banco de modelos SSD é proporcionar aos tomadores de decisões acesso a uma variedade de modelos e auxiliá-los no processo decisório. O banco de modelos pode incluir um software de gerenciamento de modelos (SGM), que coordena o uso de modelos em um SSD.

24 ALGUNS MODELOS: Modelos Financeiros – (análises de fluxo de caixa) Modelos de análises estatísticas(resumos estatísticos, projeções de tendências e testes de hipótese entre outros) Modelos gráficos – (desenvolver e utilizar apresentações gráficas de dados e informações) Modelos de gerenciamento de projetos (manipular e coordenar grandes projetos e para se descobrir atividades ou tarefas críticas que podem atrasar ou pôr em perigo todo um projeto se não completadas em tempo hábil e de modo econômico em termos de custo)

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27 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO EM GRUPO Objetivo: Fornecer suporte efetivo na tomada de decisões em grupo

28 ALTERNATIVAS DE UM SSDG Sala de decisões: é ideal em situações nas quais os tomadores de decisões estão localizados no mesmo prédio ou na mesma área geográfica e são usuários o ocasionais da abordagem de SSDG. rede local de decisões usada quando os componentes do grupo estiverem localizados no mesmo prédio ou na mesma área geográfica sobre condições em que seja freqüente às tomadas de decisões em grupo. Teleconferência utilizada em situações em que a freqüência de decisões é baixa e os componentes estão distantes entre si.

29 AS FERRAMENTAS USADAS PARA MONTAR UM SSD Programas de Programação Tradicionais Gerador de SSD Outras Ferramentas SSD Específico

30 VISÃO GERAL DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO As Ferramentas são: Linguagens de Programação, Programas Gráficos, Planilhas Eletrônicas, etc. Aplicações dos SSD O SSD pode ser aplicado em: Fabricas, Hospitais e em muitas outras entidades. O sistema pode: Ajudar nas decisões que proporcionarão à sua empresa Vantagens competitivas no mercado Problema do Mundo Real Desafios do Groupware: O maior desafio trata-se de convencer os usuários a trocarem informações entre eles e os grupos de trabalho onde pode-se melhorar muito no desempenho Organizacional. Podendo ter: Uma melhoria das vendas tanto quanto na melhoria interna da organização.

31 O SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO O SSE também chamado de SIE, é um SSD usado para auxiliar os executivos de nível Senior e também aos atos do Conselho Diretor perante os acionistas. SSE = SIST. DE SUPORTE EXECUTIVO SIE = SIST. DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO SSD = SIST. DE SUPORTE À DECISÃO ** Desenvolvidos sob medida para executivos

32 CARACTERÍSTICAS DO SUPORTE EXECUTIVO Decisão externa. Alto grau de incerteza. Orientação para o futuro O SSE pode ser considerado sistema de alto risco e de elevados retornos.

33 CARACTERÍSTICA DE UM SSE Facilidade de uso Oferecer uma vasta gama de recursos computacionais. Executar sofisticadas análises de dados Oferecer alto grau de especialização Fornecer flexibilidade Oferecer recursos abrangentes de comunicação. Dar suporte a todos os aspectos da tomada de decisão.

34 RECURSOS DE UM SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO À definição de uma visão geral. Ao planejamento estratégico. À organização estratégica e de pessoal. Ao controle estratégico. Ao gerenciamento de crises.

35 Modalidades de Comércio Eletrônico * B2B - Business to Business – de empresa para empresa. * B2C - Business to consumer – da empresa produtora ou prestadora de serviço diretamente para o consumidor final. * C2C - Consumer to Consumer – de consumidor final para consumidor final. * G2C - Government to consumers – do governo para os consumidores. * G2B - Government to Business – de governo para empresas.

36 Comunidades Eletrônicas Processo de Negocio Troca Eletrônica de Informação Entre Processos de Negócios em Comunidades Eletrônicas Processo de Negocio

37 Comércio Eletrônico - EC Evolução das Comunidades Troca de Dados Empresariais Automação de Processos de Negócios Integração de Aplicações Comunidade de Negócios Expandida Troca Eletrônica de Documentos Um ou Dois Documentos Comunidade de Negócios restrita Troca de Dados Global Infra- estrutura Global / local Necessária Aspectos Regionais Importantes Troca de Dados via Web EC para Parceiros Pequenos/ Ocasionais Segurança e Integração com Estratégias de EC Novos Ciclos Negociais Novas Tecnologias de Implantação Integrando Sistemas de Negócios EDI EC Empresarial EC Global EC Web Próxima Era

38 EDI: Batch, Interativo Dados Estruturados Documentos Aplicação para Aplicação EDI x EC EC: Batch, On-Line, Interativo Dados Estruturados ou Não Documentos, , Vídeo... Aplicação para Aplicação Inclui fax, E-Forms, X.400, Internet, Web


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