A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
Reunião da Comissão Regional Oeste da Federação Espírita Catarinense - FEC 07/12/08 Sociedade Espírita Lar de Jesus Xanxerê - SC Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização O Departamento de Infância e Juventude (DIJ) da Federação Espírita Brasileira (FEB) decidiu propor ao Movimento Espírita Brasileiro uma série de Diretrizes para dinamizar as atividades da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil.

2 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
IV Encontro Nacional de Diretores de DIJ Julho/ Brasília - DF Para isso, aproveitou a realização do IV Encontro Nacional de Diretores de DIJ em julho/2002 em Brasília - DF para fazer esta proposta. Cada federativa estadual teria o direito de enviar cinco representantes, mas a FEB só cobriria as despesas de hospedagem em Brasília, sendo que as despesas de transporte correriam por conta de cada federativa estadual. Como a FEC não tinha condições de arcar com as despesas de transporte, o Adenilson (diretor do DIJ da FEC na época) convidou vários companheiros que pudessem arcar com as despesas de transporte. Sendo assim, puderam participar apenas o Adenilson e a Eliane, diretora do DIJ do CRE-9 (Criciúma).

3 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
O DIJ da FEB propôs a implantação por todas as federativas de cinco diretrizes de trabalho: Capacitação do Evangelizador Dinamização da Campanha de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil FEB Família e Evangelização Avaliação das Atividades da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Os participantes de diversas regiões do Brasil elaboraram em grupos diversos projetos para atender a essas diretrizes e estabeleceram metas a serem atingidas nos cinco anos seguintes ( ). Capacitação do Evangelizador - com ênfase na capacitação permanente do evangelizador. Dinamização da Campanha - iniciada no início dos anos 80 com divulgação de cartazes, artigos na revista Reformador etc... e que nos últimos anos anda “meio esquecida”. Divulgação do Currículo - lançado em 1982 (acompanhado dos planos de aula), mas revisado em 1997 e novamente em 2006 (acompanhado agora de novos planos de aula lançados em julho/2007). Inclusão da Família - incentivar a participação mais efetiva e ativa da família na Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, tanto em casa, quanto nas aulas na casa espírita. Avaliação - Elaboração e implantação de mecanismos de avaliação de todas as atividades realizadas pelo DIJ da FEB, da federativa estadual, dos CREs e das casas espíritas.

4 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
V Encontro Nacional de Diretores de DIJ Julho/ Brasília - DF Os participantes reunidos em grupos por regiões do Brasil avaliaram as atividades realizadas nos últimos cinco anos para atender às diretrizes de trabalho. Ao final do encontro foram estabelecidas novas metas para acompanhamento das diretrizes para o período Novamente cada federativa estadual teria o direito de enviar cinco representantes, mas a FEB só cobriria as despesas de hospedagem em Brasília, sendo que as despesas de transporte correriam por conta de cada federativa estadual. Como a FEC ainda não tinha condições de arcar com as despesas de transporte, a Sheila (diretora do DIJ da FEC na época) convidou vários companheiros que pudessem arcar com as despesas de transporte. Sendo assim, puderam participar apenas a Noêmia (a outra diretora do DIJ da FEC na época), a Denise (diretora do DIJ do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo de Florianópolis) e o Paulo Ricardo (diretor do DIJ do CRE-6 de Joinville e atual diretor do DIJ da FEC). Como em nosso estado quase nada foi feito com relação às metas estabelecidas em 2002, tivemos apenas que aprender com as demais federativas estaduais. Em julho/2012, no VI Encontro Nacional de Diretores de DIJ, teremos que apresentar resultados de nosso trabalho nestes cinco anos.

5 Capacitação do Evangelizador
100% dos evangelizadores freqüentando grupos de estudos na casa espírita; Realização de cursos de atualização duas vezes ao ano; Capacitação de 80% dos evangelizadores em 100% das casas espíritas. 100% dos evangelizadores freqüentando algum tipo de grupo de estudos, seja ESDE, estudo da mediunidade etc... ou algum grupo de estudos específico para evangelizadores na sua própria casa ou em outra casa da região. Os cursos de atualização poderão ser promovidos pela casa espírita, pelo CRE, pela federativa estadual ou pela FEB. Em todas as casas espíritas do estado pelo menos um evangelizador deve participar de pelo menos uma atividade de capacitação por ano e 80% de todos os evangelizadores do estado devem participar de pelo menos uma atividade de capacitação por ano.

6 Dinamização da Campanha de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
Produção de materiais voltados à divulgação e vitalização da Campanha, por meio de mídia impressa, eletrônica e televisiva, palestras, seminários, encontros, visitas e outros. Essas atividades poderão ser feitas pela FEB, pela federativa estadual, pelo CRE ou pela casa espírita.

7 Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil FEB
Realização de cursos de atualização sobre o Currículo, pelo menos uma vez ao ano; Formação de equipe qualificada para apresentar e tornar compreendido o Currículo, divulgando-o para os trabalhadores do DIJ e de outras áreas de trabalho da casa espírita; Divulgação do Currículo em 100% das casas espíritas, atingindo 80% dos evangelizadores, com implantação em 70% das casas. A equipe qualificada poderá ser formada pela FEB, pela federativa estadual, pelo CRE ou pela casa espírita. Em todas as casas espíritas do estado pelo menos um evangelizador deve participar de pelo menos uma atividade de atualização sobre o Currículo por ano e 80% de todos os evangelizadores do estado devem participar de pelo menos uma atividade de atualização por ano e 70% das casas espíritas do estado devem implantar o Currículo da FEB com seus planos de aula. Esta última meta ocasionou muita polêmica, pois estaria em desacordo com a diretriz de liberdade de ação da casa espírita, mas mesmo assim foi aprovada em plenário.

8 Família e Evangelização
Consolidação das metas atuais; Sensibilização e capacitação de trabalhadores para implantação do projeto em 70% das casas espíritas. Sem anotações! Já explicado acima!

9 Avaliação das Atividades da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
Implantação do projeto de avaliação que vise atingir 100% das atividades desenvolvidas pelo DIJ, em todos os níveis e em todo o estado. Sem anotações! Já explicado acima!

10 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
Encontro Estadual de Diretores de DIJ Abril/ Florianópolis - SC Os participantes reunidos em grupos analisaram os projetos elaborados no IV Encontro Nacional de Diretores de DIJ e propuseram outras atividades para atender às diretrizes. Na verdade, as conclusões e propostas apresentadas pelos participantes foram baseadas demais nos projetos elaborados em 2002 e por isso não foram muito produtivas, ou seja, os participantes ficaram “presos” demais as discussões dos projetos elaborados em 2002 e não conseguiram criar muitas propostas novas.

11 Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização
Reunião do DIJ da FEC Agosto/ Florianópolis - SC Os Diretores de DIJ dos CREs reunidos decidiram formar Grupos de Trabalho para desenvolver algumas das atividades propostas: Capacitação do Evangelizador: CREs 9, 15 e 2 Dinamização da Campanha: CRE 7 CONJESC 2009: CREs 1 e 14 Dinamização da Juventude Espírita: CREs 6 e 4 Por enquanto só conseguimos formar Grupos de Trabalho para duas das cinco Diretrizes (Capacitação do Evangelizador e Dinamização da Campanha), mas achamos por bem formar Grupos de Trabalho para preparação da CONJESC (atividade já tradicional e muito importante no nosso estado) e para a Dinamização da Juventude Espírita, que é urgente em nosso estado. Novos Grupos de Trabalho deverão ser formados em breve para atender às demais Diretrizes e outras necessidades específicas do Movimento Espírita de nosso estado.


Carregar ppt "Diretrizes da Federação Espírita Brasileira para a Evangelização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google