A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EE Euclydes Deslandes Biologia É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EE Euclydes Deslandes Biologia É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR."— Transcrição da apresentação:

1

2 EE Euclydes Deslandes Biologia

3 É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR

4 Qual a importância da divisão celular?

5 Serve para manter a vida em organismos pluricelulares, para gerar a vida em organismos unicelulares Zigoto, a qual passa por duplicações celulares sucessivas. Reposição de células mortas, regeneração de partes de tecidos danificados e órgãos.

6 O Ciclo de vida da célula é dividido em duas fases principais: Divisão celular Interfase MITOSECITOCINESE Divisão do núcleoDivisão do citoplasma 5% da duração total=menos de 1h 95% do tempo

7 CICLO CELULAR Consiste em duas etapas: Interfase Aquela compeendida entre duas divisões, em que a célula cresce e se prepara para nova divisão. Mitose É a etapa da divisão propriamente dita, pela qual se originam duas células-filhas e que se caracteriza pela divisão do núcleo, chamada cariocinese ou mitose, seguida pela divisão do citoplasma, ou citocinese.

8 FASES DO CICLO CELULAR G0G0 G1G1 S 12h 8h 4h 1h G2G2 M

9 FASE G1 FASE G1 Intensa síntese de RNA e proteínas Aumento do citoplasma Pode durar horas, meses ou ser permanente (neurônios) FASE S FASE S Duplicação do DNA Síntese proteica FASE G2 FASE G2 Pequena síntese de RNA e proteínas

10

11 Estágio de Repouso CUIDADO. Representa 90% do tempo de duração do C.C. Estágio de trabalho e execução da célula. Crescimento da célula. DUPLICAÇÃO DOS CROMOSSOMOS.

12 MITOSE Mitose= é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide da origem a duas novas células geneticamente idênticas à célula mãe. É um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células-filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

13 46 2n Diplóide ou 2n= que possue o número duplo de cromossomos Células somáticas= células do corpo 2n

14 FASES DA MITOSE PrófaseMetáfaseAnáfaseTelófase (PROMETE A ANA TELEFONAR)

15

16 CITOCINESE

17 Meiose= um tipo de divisão celular em que uma célula 2n dá origem a 4 novas células, geneticamente diferentes. Ocorre nas células germinativas (sexuais). Maior variedade genética.

18

19 MEIOSE I

20

21 LEPTÓTENO Começo da condensação cromossômica Surgimento dos cromômeros ZIGÓTENO Pareamento dos cromossomos homólogos SINAPSE PAQUÍTENO Troca de segmentos equivalentes entre cromossomos homólogos : PERMUTAÇÃO ou CROSSING-OVER DIPLÓTENO Separação dos homólogos Surgimento dos quiasmas DIACINESE Continua a separação dos homólogos

22 * Crossing-over Tétrada cromatídica (um par de cromossomas homólogos) formada durante a Profase I Forma-se um quiasma entre os cromatídeos adjacentes dos cromossomas homólogos. Ocorre quebra e troca de segmentos entre os cromatídeos. DIVISÃO CELULAR Tipos de divisão celular Meiose I – Prófase I

23 -Desaparecimento da membrana nuclear; -Formação do fuso; -Cromossomos alinhados;

24 -Separação dos cromossomos; -Cromátides irmãs puxadas para os pólos;

25 - Os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos pólos opostos da célula.

26 MEIOSE II Início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a Intérfase

27 A partir da telófase I, depois da formação do fuso e desaparecimento da membrana, as células entram em metáfase II

28 Os 23 cromossomos subdivididos em duas cromátides unidas por um centrômero prendem-se ao fuso.

29 Após a divisão dos centrômeros as cromátides de cada cromossomo migram para pólos opostos.

30 Forma-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromátides.

31

32 MEIOSE: CÉLULAS GAMÉTICAS MITOSE: CÉLULAS SOMÁTICAS MEIOSE: DUAS DIVISÕES CELULARES MITOSE: UMA DIVISÃO CELULAR MEIOSE: DIVISÃO REDUCIONALMITOSE: DIVISÃO EQUACIONAL MEIOSE: RESULTADO QUATRO CÉLULAS HAPLÓIDES DIFERENTES (permutação e segregação independente = Variabilidade genética) MITOSE: RESULTADO DUAS CÉLULAS DIPLÓIDES IGUAIS ( EXCETO POR MUTAÇÕES) MEIOSE: DURAÇÃO MAIS LONGA QUE A MITOSE VARIÁVEL, NO HOMEM 24 DIAS NA MULHER ATÉ ANOS

33

34


Carregar ppt "EE Euclydes Deslandes Biologia É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google