A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no Balanço de Pagamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no Balanço de Pagamentos."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no Balanço de Pagamentos

2 JUSTIFICATIVA Destaque nas estatísticas do comércio mundial de Serviços. Destaque nas estatísticas do comércio mundial de Serviços. Setor mais dinâmico no comércio exterior do Brasil.

3 PROBLEMA Como os resultados alcançados pelos Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos estão relacionados ao desempenho das exportações de serviços do Brasil no mundo?

4 OBJETIVO GERAL Buscar compreender as transformações alcançadas na composição e na importância dada aos Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos do Brasil prestados ao exterior na última década.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os resultados alcançados pelas exportações mundiais de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos na última década. Analisar a evolução das exportações de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos em relação às exportações de outros serviços do Brasil. Avaliar o desempenho das exportações brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no ranking mundial.

6 METODOLOGIA Caracterização da Pesquisa Caráter qualitativo e exploratório. Esta pesquisa não buscou uma relação causal, mas entender o perfil, o comportamento e o desempenho do setor em determinado período de tempo.

7 METODOLOGIA Desenho Delimitação do problema Categoria do setor Serviços analisada: Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos Essa categoria está contida: No relatório do BP - Balanço de Pagamento, como - Serviços comerciais –Outros serviços No relatório do WTO – Word Trade Organization, como –Serviços Comerciais –Outros serviços comerciais –Outros serviços empresariais

8 METODOLOGIA Desenho 2. Coleta de dados: Fonte: –BP emitido pelo Banco Central – Relatório do WTO. –Os dados desagregados dos serviços empresariais só foram disponibilizados no relatório de 2007 e Possibilitando ora um estudo longitudinal e em outros momentos um estudo transversal.

9 METODOLOGIA Referencial O referencial bibliográfico que deu suporte ao nosso trabalho foi baseado em: Blanchard (2007), Shapiro (1981), Montoro et al (1998), Bucaresky (2005), Porter (1990), Fisher (1933), entre outros.

10 METODOLOGIA Etapas da Pesquisa Levantamento bibliográfico, leitura e análise sobre o Comércio Internacional de Serviços do Brasil. Dados coletados nas seguintes fontes: Relatórios do Balanço de Pagamentos, disponibilizados pelo Banco Central do Brasil. Relatório do Panorama de Serviços do Brasil, disponibilizados pelo MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio), em Relatórios de Estatísticas do Comércio Internacional, disponibilizado pela WTO. Apresentação e Análise dos dados

11 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Objetivo específico 1 Analisar a evolução das exportações de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos em relação às exportações de outros serviços do Brasil.

12 Participação das Exportações de Serviços Comerciais no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 – T13 Categorias Em milhões US$ Serviços Transportes Viagens Internacionais Seguros Serviços Financeiros Computação e Informação Royalties e Licenças Aluguel de Equipamentos Outros serviços

13 Crescimento das Exportações de Serviços Comerciais no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 – T14

14 Exportações de Outros Serviços no Brasil por Categorias entre 2000 e T15 Categorias Em milhões US$ Outros Serviços Comunicações Construção Relativos ao Comércio Empresariais,profissionais e técnicos Pessoais,culturais e recreação Fonte: Banco Central, Elaboração própria

15 Participação das Exportações de Outros Serviços no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 –T16 RECEITA POR SETOR Em % Outros Serviços 100 Comunicações 0,755,203,029,724,693,442,332,423,14 Construção 4,750,390,270,220,020,120,260,15 Relativos ao Comércio 12,268,889,418,427,318,7210,998,399,16 Empresariais 80,9384,2986,0180,4887,0886,9285,5088,4086,96 Pessoais,culturais e recreação 1,311,251,301,170,910,810,920,640,58

16 Desempenho e Participação das Exportações de Serviços Empresariais Profissionais e técnicos no Brasil por Categorias entre 2000 e 200 T17 Receita em US$ milhões Serviços empresariais, profissionais e técnicos. Participação nas exportações em % 2000%2005%2006%2007%2008% 3888,16 100, 6037, , , , Encomendas postais 0,64 0,0 2,94 0,1 3,44 0,1 3,44 0,0 0,71 0,0 Honorários de profissional liberal 57,66 1,5 455,46 7,5 1436,69 19,1 1890,36 18,8 2683,60 20,8 Instalaçaão/manutenção escritórios/aluguel 1569,14 40,4 1905,58 31,6 2055,20 27,3 2886,84 28,7 3897,60 30,2 Participação em feiras e exposições 12,48 0,3 17,44 0,3 17,68 0,2 20,35 0,2 27,45 0,2 Passe de atleta profissional 129,90 3,3 158,16 2,6 131,12 1,7 219,37 2,2 235,08 1,8 Publicidade 161,72 4,2 115,72 1,9 155,29 2,1 201,67 2,0 306,67 2,4 Serviços de arquitetura/engenharia/outros 1956,62 50,3 3374,15 55,9 3681,89 48,9 4779,97 47,4 5650,00 43,8 Serviços implantação,instalação de projeto 0,00 0,0 8,26 0,1 42,23 0,6 74,48 0,7 114,17 0,9 Fonte: Banco Central, elaboração própria

17 Crescimento das Exportações de Serviços Comerciais, Outros Serviços e Serviços Empresariais Profissionais e técnicos no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 Conclusão do objetivo específico 1 Representa mais de 50% das exportações de outros serviços neste período Entre 2004 – 2008 : o crescimento outros serviços foi equivalente

18 Objetivo específico 2 Identificar os resultados alcançados pelas exportações mundiais de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos na última década. Objetivo específico 3 Avaliar o desempenho das exportações brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no ranking mundial.

19 Crescimento dos Serviços Comerciais no Mundo por Categorias entre 2003 e 2006

20 Exportações de Outros Serviços Comerciais no Mundo por Categorias entre 2003 e 2006 (T9)

21

22 Principais Exportadores de Outros Serviços Empresariais no Mundo entre (T10)

23 Principais Exportadores de Serviços Empresariais Profissionais e Técnicos no Mundo por Categoria em 2005

24 Principais Exportadores de Serviços Empresariais Profissionais e Técnicos no Mundo por Categoria em 2006

25 Conclusões –Outros serviços, representa metade dos serviços exportados no Brasil. Entre 2004 e 2008, cresceu - 46,5% a.a., em média Entre 2000 e 2004 foi menor - 1,98% a.a., em média Os Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos, cresceu: Entre 2004 e ,51%. a. a. em média Entre 2000 e ,03% a. a. em média

26 Conclusões –O Brasil, a partir de 2005, posicionou-se entre os 14 maiores exportadores mundiais de serviços empresariais que representam metade dos serviços comerciais exportados –Em 2005 e 2006, o Brasil situou-se na décima primeira posição no ranking dos principais países exportadores mundiais de serviços empresariais –Os Serviços de Arquitetura, Engenharia e outros são os mais vendidos No grupo de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos

27 Principais limitações –Os dados divulgados internacionalmente sobre Serviços Empresariais e técnicos só aparecem desagregados para os últimos dois anos –Escassez dos dados obtidos para o setor

28 OBRIGADA


Carregar ppt "TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no Balanço de Pagamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google