A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIN - Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIN - Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 SIN - Sistemas de Informação
Revisão

2 Definições Sistemas: Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação. Um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. Um Sistema de Informação (SI): é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.

3 Atividades básicas dos Sistemas:
Entrada (input) – envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo (formulários, registros, edição); Processamento – conversão da entrada bruta em forma mais útil e apropriada (dados classificados, analisados, manipulados através de cálculos, comparações...)

4 Atividades básicas dos sistemas
Saída (output) –transferência da informação as pessoas ou atividades que a usarão (gráficos ou relatórios); Realimentação (feedback) – é a saída que retorna aos membros adequados da organização para ajudá-los a refinar ou corrigir os dados de entrada ou ao processamento. Controle – envolve o monitoramento e avaliação do feedback para determinar se o sistema esta se dirigindo para a realização de sua meta.

5 De um modo geral...

6 Histórico do Computador
redes de computador

7 APLICATIVOS E UTILITÁRIOS
A Estrutura Computacional COMPUTADOR O Computador + HARDWARE PERIFÉRICOS SISTEMA OPERACIONAL SOFTWARE + LINGUAGEM + Hardware: são todos componentes físicos (“peças”) que fazem parte do equipamento ou aqueles que estejam conectados ao mesmo. APLICATIVOS E UTILITÁRIOS Software: são os elementos virtuais (programas) que garantem a funcionalidade e a flexibilidade dos processos no computador. O software é responsável por criar a interface de comunicação entre o usuário e a máquina.

8 Software Livre x Proprietário
Software proprietário ou não livre: É aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.. Software Livre:  São programas gratuitos que possuem o código-fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidades que dedicam seu tempo livre para fazê-lo. Se você for programador, pode modificar o código-fonte dos programas se quiser, desde que mantenha os créditos aos criadores deles.

9 Sistemas Empresariais
Sistemas de Processamento de Transação: São sistemas que servem o nível operacional da organização, monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa. O seu principal objetivo é responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Exemplos: Sistema de reserva de hotel, Informações de clientes, Folha de pagamento.

10 Sistemas Empresariais
Sistemas de Informação Gerencial: Suprem os tomadores de decisões de informações necessárias para ajuda-los a alcançar as metas da organização, gerando diversos relatórios. Essas informações são repassadas por meio de relatórios, recursos gráficos e outras ferramentas essenciais para monitorar os processos.

11 Sistemas Empresariais
Vantagens dos Sistemas de Informação Gerencial: Redução de custos nas operações; Melhoria na tomada de decisões; Melhoria na resposta da empresa, perante problemas potenciais.

12 Sistemas Empresariais
Sistemas de Apoio à Decisão: Analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Através desses sistemas é possível a tomada de decisões com menores riscos futuros e com melhor chance de sucesso, diminuindo a incerteza. Vantagens: Consegue trabalhar com a complexidade evolutiva do mundo moderno, a redução do tempo disponível para a tomada de decisão, a velocidade das comunicações e o melhoramento nos processos de informações e com expectativa de resultados a curto prazo.

13 Banco de dados Banco de dados é uma coleção organizada de dados que se relacionam de forma que crie um sentido. Exemplos: Lista telefônica, banco de dados sobre clientes, empregados, estoque. A abordagem de banco de dados é aquela em que um conjunto de dados é compartilhado por múltiplos programas aplicativos.

14 Vantagens da abordagem de banco de dados
Controla a redundância dos dados Usa o espaço de armazenamento eficientemente Garante a integridade dos dados Localiza dados de forma facilitada Compartilha dados

15 Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD)
Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um grupo de programas que pode ser usado como uma interface entre: um banco de dados e um usuário um banco de dados e um programa aplicativo SQL é a linguagem de consulta padrão para banco de dados relacionais.

16 Data Mining O que é Data Mining? Basicamente: “Mineração de Dados”
Produzir conhecimento novo escondido em grandes bases de dados. A coleta de dados (transações bancárias, registros de compras, perfil de uso da internet, integração das informações de diversos sistemas, código de barras, via sensores remotos (sistemas fotográficos ou óptico-eletrônicos capazes de detectar e registrar, sob a forma de imagens ou não, o fluxo de energia radiante refletido ou emitido por objetos distantes), satélites, processamento analítico on line (OLAP), documentos), tem atingido grandes proporções acarretou problema na área do conhecimento novo ramo do conhecimento (KDD – Knowledge Discovery in Databases), o qual visa otimizar e automatizar o processo de descrição das tendências e dos padrões contidos neste processo, potencialmente úteis e interpretáveis.

17 Estatística Mineração de dados Banco de dados Visualização Outras Disciplinas Redes Neurais Definição Forma de Data Mining: Uso de técnicas, preferencialmente automáticas, de exploração de grandes quantidades de dados de forma a descobrir novos padrões e relações que, devido ao volume de dados, não seriam facilmente descobertos a olho nú pelo ser humano (Carvalho, 2001).

18 Data Mining: a inteligência da empresa
Para o aprendizado ocorrer, uma série de informações de diferentes formatos e fontes precisa ser organizada de maneira consistente na grande memória empresarial denominada data warehouse. Após isto, métodos de análise estatística e inteligência artificial precisam ser aplicados sobre esses dados e relações novas e úteis à empresa devem ser descobertas, ou seja, os dados devem ser minerados (data mining). A mineração dos dados consiste mais especificamente em descobrir relações entre produtos, classificar consumidores, prever vendas, localizar áreas geográficas potencialmente lucrativas para novas filiais, inferir necessidades, entre outras.

19 Na grande empresa, a memória é o data warehouse, enquanto a
Data Mining Na grande empresa, a memória é o data warehouse, enquanto a inteligência é o data mining

20 Alguns resultados do data mining numa empresa:
melhor relação entre empresa e cliente aumenta as vendas dirige as estratégias de marketing diminuir custos operacionais Áreas de aplicação: Medicina Agronomia Economia Administração Geologia Outros. É indispensável a presença de um analista com conhecimento profundo da área de estudo.

21 Motivação: O volume de dados armazenados atualmente é muito grande Data mining é uma técnica aplicável a grandes bancos de dados. Estes são necessários para construir e treinar modelos que serão utilizados para realizar alguma tarefa de data mining. Exemplo: empresas de telefonia, cartões de crédito, bancos, televisão por assinatura, comércio eletrônico e outros. Os dados estão sendo organizados Com a tecnologia data warehousing os dados de várias fontes estão sendo organizados e padronizados de forma a possibilitar sua organização dirigida para o auxílio à decisão. As técnicas de data mining necessitam de bancos de dados limpos, padronizados e organizados. Os recursos computacionais possuem grande capacidade - Algoritmos computacionalmente intensivos (processos iterativos). - Preços de memória, discos, etc. estão diminuindo. A competição empresarial exige técnicas mais modernas de decisão Programas de data mining já podem ser adquiridos

22 SIN - Sistemas de Informação
Dúvidas?


Carregar ppt "SIN - Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google