A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DO PROFISSIONAL CRISTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DO PROFISSIONAL CRISTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DO PROFISSIONAL CRISTÃO
Vocação um enfoque teológico: chamado , convite Do latim Vocare -chamado. Na linguagem corrente,capacidade , aptidão, inclinação Deus é o agente da vocação o que chama , o que convoca O chamado exige fé, obediência, auto-negação para enfrentar lutas e necessidades. NOVO TESTAMENTO: Deus , em Jesus Cristo é o único autor da vocação, que procede da graça do mesmo Deus que quando chama, chama, para si o Seu Filho.Tendo sua origem e motivo no próprio Deus, ela atinge o homem, como sendo o chamado à salvação universal. A vocação não é apenas pessoal, mas também comunitária.Fomos chamados a ser um só corpo(Col. 3:15), devendo participar da edificação do corpo de Cristo e do seu ministério(Efésios 4:11-12)

2 Assim somos levados a um posicionamento, a uma resposta que tem lugar pela fé (Heb.11:8)
Para que fomos chamados? PARA SERVIR: Quer nas relações mútuas entre os cristãos(Gal. 5:13) Quer no ministério da igreja sob as diversas formas que Ele instituiu(I Pedr. 4:10) Chamados a servir no mundo- onde a vocação deve tomar forma, sendo dependente inteiramente de Deus.O vocacionado passa a pertencer a um “povo estrangeiro e peregrino sobre a terra”( Heb. 11:13),que deve manifestar a sua condição tanto através do comportamento individual, como da vida social(I Pedro 2:9) A vocação do cristão, é a divina chamada à salvação e a uma vida de serviço(I Pedro 2:21). Os cidadãos de um novo reino(I Ped. 2:09), são chamados a uma vida de peregrinação(I Ped e 12) O determinante na vocação não é a realização individual, mas a necessidade da realidade.A realização pessoal tão importante para nós homens, é relativa para Deus, podendo a necessidade sobrepujar aos nosso anseios pessoais, tornando-se a verdadeira realização do que é chamado, servir ao Senhor que chama.

3 VOCAÇÃO –TRÊS DIMENSÕES DIFERENTES
1º Momento- Deus Chama,determinado por uma realidade carente em relação a qual ele tem objetivos 2º Momento- Dentre o qual o chamado vai servir, independente dos seus anseios 3º Momento- Tendo porém nesse serviço, a sua realização VOCAÇÃO –TRÊS DIMENSÕES DIFERENTES Vocação profissional –derivada da própria criação- Gên.1:28- A mordomia da criação- administração por parte de todos no mundo que Deus lhe deu para governar- é o exercício secular da profissão, que não está separada do âmbito da relação com Deus; tem porém, novamente a sua origem no próprio Deus, que também é criador. E não está por outro lado, separado do mundo, mas tem seu lugar, configura-se nele. Vocação cristã-(missionária)- Somos, como participantes do mundo pós Jesus,chamados a sermos cristãos, é a vocação para a salvação.Jesus praticou o chamamento( Kaleo)-Heb. 11:08 Vocação especial- Jeremias(profeta),Davi(Rei),Paulo(Apóstolo entre os gentios), Pedro.Vimos que a vocação é tanto pessoal como comunitária(Col. 3:15); que fomos chamados a ser um só corpo (Col. 3:15), para participarmos do Corpo de Cristo e do seu ministério( Efésios 4:11-12). Assim somos vocacionados para ação entre os índios, entre estudantes, entre os judeus, e assim se delineia a riqueza do corpo, da comunidade cristã.

4 Deus nos surpreende com uma função específica dentro do Corpo de Cristo, em função desse corpo,na consciência de que há um lugar para todos e todos são necessários. Qual a sua função no Corpo de Cristo? Sacerdócio universal de todos os santos- antes monopólio do clero, Lutero rompeu esse esquema, a falsa dicotomia que divide a vida humana em uma esfera secular e outra sagrada.O sacerdócio universal de todos os santos não contem apenas direitos, mas principalmente responsabilidades: testemunhar em palavras e ações o poder de uma vida com Deus. O profissional Cristão- (missionário) Nada do que acontece com o cristão, nem do que ele faz, está fora do âmbito da relação com Deus. “Pois nele vivemos, e nos movemos e existimos....” (Atos 17:28). Não há de fato , dicotomia, separação entre igreja e vida secular,pois o elemento básico é ele o cristão, e onde ele está e no que ele faz.A vocação fundamental é a vocação de ser cristão e ela determina todo o seu existir futuro. A partir disso, a sua profissão(vocação profissional) é determinada pelo mesmo Deus que o vocacionou à salvação.

5 COLOCAR A PROFISSÃO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS
Efésios 4:28- trabalhar para ganhar, e assim poder ajudar, colocar a sua profissão a serviço dos demais.O médico cristão não entende a medicina com uma área a parte de sua vida cristã, mas coloca-a a serviço do Senhor do Cristianismo...o mesmo deve ocorrer com o sociólogo,professor, advogado.Apenas uma janela precisa deixar-se aberta: a soberana liberdade de Deus de requisitar alguém para um trabalho especial, de tempo integral ou não.Quando isso ocorre, só há uma coisa a fazer: Obedecer. O Missionário “natural e autêntico”- temos dificuldade de evangelizar os colegas da mesma classe social....é mais fácil pregar para os mais simples, empregada, moradores de rua, do que para seus pares.”Vivemos um cristianismo bifurcado, alienado a uma realidade cotidiana de vida, quando somos chamados a uma vida íntegra de comprometimento com Jesus Cristo”-Robinson Cavalcanti

6 Dons de serviço- Romanos 12:3 a 8: I Co.12:1 a 4: Efésios 4:11.
Mateus 28:19- Ide, “Indo”- Verbo /particípio,se concretiza ao natural,no dia-a-dia...a caminho. Missionar é a peregrinação natural de todo o cristão. É muito mais que vender a salvação é um posicionamento de vida para dentro do mundo: Com suas estruturas Sistemas Valores Ordens Sociais Refletindo: Em uma época em que muitas igrejas estão desacreditadas, o evangelista natural é aquele que tem acesso, tem caminhos abertos para sua própria vivência, em convivência(pequenos grupos, trabalho,em sua casa)- Deus quer fazer história conosco, nos vocaciona à salvação não para mérito , nem para a nossa realização pessoal, convoca-nos, porém, a viver para o outro.Nada acontece exclusivamente em função de nós, mas em relação ao corpo, na dimensão do serviço.Deus tem objetivos em relação a esse mundo, objetivos estabelecidos na própria criação.(I Ped. 4:10). Somos vocacionados a ser “sal” e “luz”(Mateus a 16), o sal conserva e da sabor(ex, carne de sol, jabá); a luz ilumina as trevas. A igreja e o mundo são comunidades separadas: terra______”vós sois o sal da terra”/ Mundo_________”Vós sois a luz do mundo”.O mundo é escuro não tem luz própria. Dons de serviço- Romanos 12:3 a 8: I Co.12:1 a 4: Efésios 4:11. O maior dom é o amor. Referência: Vocação Missionária do Profissional- Pr. Valdir R. Steuernagel


Carregar ppt "VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DO PROFISSIONAL CRISTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google