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TRACKING ANAMACO Dezembro - 2012 Avaliação do Comércio de Materiais de Construção Dezembro de 2012.

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1 TRACKING ANAMACO Dezembro - 2012 Avaliação do Comércio de Materiais de Construção Dezembro de 2012

2 Avaliar a variação de vendas das lojas de materiais de construção. Objetivo da pesquisa Pesquisa quantitativa, realizada através de entrevistas telefônicas via CATI – Computer Assisted Telephone Interviews. Metodologia As entrevistas foram realizadas entre 18 e 29 de dezembro de 2012 Amostra Foram realizadas 500 entrevistas distribuídas pelas 5 regiões do Brasil Margem de erro: 4,8 pontos percentuais

3 Plano amostral Representatividade por região no total da amostra: Nordeste.................... 18% Norte.......................... 6% Centro-Oeste............... 8% Sudeste......................49% Sul.............................19% Amostra: REGIÃO SULSUDESTE CENTRO OESTE NORTENORDESTE 100

4 Número de vendedores P6. Agora, eu gostaria de saber se a sua loja vende mais de 50% de alguma das categorias que eu vou ler ? P9. Qual o número de vendedores no Show Room da sua loja? Perfil da Empresa – Dezembro 2012 Principal categoria de venda Acima de 50% Base 2012: (500) Média de 10 funcionários

5 Perfil da Empresa – Dezembro 2012 TAMANHO APROXIMADO DO SHOW ROOM DA LOJA Base 2012: (500) MÉDIA665 m2 VOCÊ DIRIA QUE A EMPRESA É... P9A. TAMANHO APROXIMADO DO SHOW ROOM DA LOJA P9B. DIRIA QUE A EMPRESA É...

6 P6.A loja vende mais de 50% de alguma das categorias? Categorias vendidas em volume maior ou igual a 50% Por região TOTAL REGIÃO SULSUDESTE CENTRO OESTE NORTENORDESTE Base: TOTAL DA AMOSTRA 500100 Básico (cal, cimento, madeira, aço, areia)31 342831 Revestimento cerâmico125146818 Pintura (tintas e acessórios - pincel, lixas)7487109 Material elétrico e iluminação656546 Material hidráulico426523 Portas, janelas e esquadrias223231 Ferragens213121 Telhas2221 -1 Nenhuma categoria que representa mais de 50%324426383930 %

7 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? P2. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) TOTAL Base 2012: (500) Quantos %? MÉDIA 17,8218,07 Até 10% 3649 11% a 20% 4136 21% a 30% 159 Acima de 30% 97 Base (responderam que diminuiu): 183 Base (responderam que aumentou): 182 Quantos %? MÉDIA 17,3415,08 Até 10% 4049 11% a 20% 3634 21% a 30% 1810 Acima de 30% 56 Base (responderam que diminuiu): 161 Base (responderam que aumentou): 182 Variação real em Dezembro... %Variação real em Novembro... % Em Dezembro não houve crescimento do setor de Materiais de Construção em relação ao mês anterior.

8 P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) P5. Pensando no volume de vendas no futuro, você acredita que: (ESTIMULADO) % TOTAL Previsto X Realizado Base 2012: (500) % dos lojistas que aumentaram o volume de vendas Base 2011: (400) Comparando o número de lojistas que conseguiram aumentar o volume de vendas neste mês com Dezembro de 2011 o mercado cresceu 5,5%.

9 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês com relação ao anterior? P2. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Para o próximo mês os lojistas estão mais conservadores quanto ao crescimento, e apenas 31% acredita aumentar o volume de vendas. Quantos %? MÉDIA 16,1216,59 Até 10% 4447 11% a 20% 4136 21% a 30% 1011 Acima de 30% 56 Base (responderam que diminuirá): 194 Base (responderam que aumentou): 147 Base 2012: (500) Quantos %? MÉDIA 17,8218,07 Até 10% 3649 11% a 20% 4136 21% a 30% 159 Acima de 30% 97 Base (responderam que diminuiu): 183 Base (responderam que aumentou): 182 Previsão para Janeiro... % Variação real em Dezembro... %

10 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Comparativo Volume real de vendas por região: Base:100 entrevistas em cada região Comparado à Novembro, a região norte foi a que obteve o melhor resultado. % DezembroNovembro

11 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? *Base muito pequena para leitura Volume real de vendas por região em Dezembro com relação à Novembro de 2012 Menor que Novembro Quantos % SSECONNO MÉDIA 18,0618,9516,8519,8913,53 Até 10% 3129504356 11% a 20% 5143262534 21% a 30% 91913186 Acima de 30% 91011143 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 3542462832 Maior que Novembro Quantos % SSECONNO MÉDIA 14,3920,4815,6015,1418,92 Até 10% 5348555144 11% a 20% 3741203729 21% a 30% 8415619 Acima de 30% 371068 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 3827204948 % Dentre os lojistas que aumentaram o volume de vendas, as regiões norte e nordeste apresentaram os maiores resultados com quase metade dos lojistas crescendo.

12 P2. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Volume previsto de vendas por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Base:100 entrevistas em cada região A região sul é a menos otimista. Já no centro oeste a maioria acredita em estabilidade e o nordeste apresentou o maior número de lojistas que esperam crescer no próximo mês. %

13 P2. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) *Base muito pequena para leitura Volume previsto de vendas por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Menor que Dezembro SSE CONNO MÉDIA 14,5916,7514,4217,4316,78 Até 10% 4838614846 11% a 20% 4147243337 21% a 30% 99127 Acima de 30% 263125 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 4632334241 Maior que Dezembro Quantos% SSECONNO MÉDIA 17,8414,9719,4421,9217,03 Até 10% 39506044 11% a 20% 3937202839 21% a 30% 16108168 Acima de 30% 6312 8 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 313025 36 % Quantos % Assim como no mês anterior, os mais otimistas são os lojistas da região nordeste.

14 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Evolução mensal - Total Volume real de vendas Base 2011 (400) % Base 2012 (500)

15 P6.A loja vende mais de 50% de alguma das categorias? Motivos para o aumento das vendas em Dezembro TOTAL REGIÃO SULSUDESTE CENTRO OESTE NORTENORDESTE Base: TOTAL DA AMOSTRA(147)(31)(30)(25) (36) Época de férias131617448 Por ser final de ano/ datas comemorativas111317-43 As obras iniciam em janeiro para não ocorre transtorno durantes as festas 116132086 Início do ano/ janeiro10 8414 Aquecimento do mercado10163 2414 Aumento da construção civil93134-8 Por ter 13º71378-6 Tem muitas reformas613-41611 Tendência do mercado6631248 As lojas entram em promoção437--3 Tem menos feriado43-8-11 Em janeiro o número de dívida diminui3-7--- Para compensar o que não foi feito no mês anterior3-7--- Facilidade em encontrar pedreiro333--3 Melhora do clima2--8123 Trabalha com material básico2-3--- A empresa mantém campanha sérias2-3--- Por causa do tempo chuvoso2-3--- Recebem férias26-4-- Perspectiva em fazer pacote com o governo13---3 Reposição do estoque1----6 Por ser telha13---- Reposição do estoque1----3 Nova administração0---8- Pelo histórico de vendas dos meses anteriores0--4-- Por causa da publicidade0--4-- Não fecha a loja durante as festas de final de ano0--4-- Entrada de materiais importados0---4- Reestruturação da loja0---4- Não respondeu2---86 ----- MULTIPLICIDADE1,161,191,171,081,041,15 %

16 P1. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Evolução mensal - Total Volume real de vendas Base 2011 (400) % Base 2012 (500) jan/12fev/12mar/12abr/12mai/12jun/12jul/12ago/12set/12 out/12nov/12dez/12 2,4-1,616,1-6,8-4,6-7,6-2,20,0-6,7 2,42,35,5 Variação Anual % dos lojistas que aumentaram o volume de vendas Comparado ao mês anterior o setor não cresceu. Contudo, não somente dezembro de 2012 como todo o último trimestre do ano, apresentou um número de lojistas que aumentaram o volume de vendas maior do que o último trimestre de 2011. A perspectiva para janeiro de 2013 está bem conservadora e apenas 1/3 dos lojistas esperam aumentar o volume de vendas. O nordeste foi a região que mais cresceu este mês. Em seguida está a região norte. Os setores ligados a acabamento, tintas, revestimento cerâmico, argamassas e rejuntes, metais sanitários e iluminação, foram os que mais venderam neste mês. Segundo os lojistas, a época de férias influenciou de forma positiva as vendas do setor de construção.

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18 O segmento de Revestimento Cerâmico obteve um leve crescimento. O número de lojistas que diminuíram as vendas caiu 1 p.p., de 20% em Novembro para 19% em Dezembro. Houve também crescimento de 1 p.p. no número de lojistas que aumentaram o volume de vendas, de 44% no mês anterior para 45% em Dezembro. Variação real em Dezembro... % P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Quantos %? MÉDIA 14,8415,27 Até 10% 5853 11% a 20% 2431 21% a 30% 1011 Acima de 30% 85 Base (responderam que diminuiu): 68 Base (responderam que aumentou): 158 Base: (362) Variação real em Novembro... % Quantos %? MÉDIA 18,5214,54 Até 10% 3752 11% a 20% 4336 21% a 30% 107 Acima de 30% 95 Base (responderam que diminuiu): 65 Base (responderam que aumentou): 150 Base: (340)

19 % dos lojistas que aumentaram o volume de vendas Revestimento Cerâmico Previsto X Realizado P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) P5. Pensando no volume de vendas no futuro, você acredita que: (ESTIMULADO) Base Real Nov 2012: (340) Base Real Dez 2012: (362) Comparado ao mesmo período no ano passado, este mês houve crescimento 1,4%. Já comparado ao mês anterior houve crescimento de 0,7%.

20 46% dos lojistas esperam aumentar o volume de vendas de Revestimento Cerâmico no próximo mês. Variação real em Dezembro... % Quantos %? MÉDIA 15,1014,95 Até 10% 4451 11% a 20% 5034 21% a 30% 212 Acima de 30% 43 Base (responderam que diminuirá): 114 Base (responderam que aumentou): 110 P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Base: (362) Quantos %? MÉDIA 14,8415,27 Até 10% 5853 11% a 20% 2431 21% a 30% 1011 Acima de 30% 85 Base (responderam que diminuiu): 68 Base (responderam que aumentou): 158 Base: (362) Previsão para Janeiro... %

21 P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? % Base:7456756471 Comparado ao mês anterior a região Sul foi a que obteve o melhor resultado. Logo em seguida está o nordeste. Base:7461836777 Comparativo Revestimento Cerâmico Volume real de vendas por região: DezembroNovembro

22 P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? *Base muito pequena para leitura Volume real de vendas de Revestimento Cerâmico por região em Dezembro com relação à Novembro de 2012 Quantos % SSECONNO Média 19,0013,8312,7613,5815,41 Até 10% 4058766759 11% a 20% 4025122518 21% a 30% 1086-18 Acima de 30% 108686 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 1012171217 Quantos % SSECONNO MÉDIA 16,0014,6711,9616,1616,54 Até 10% 5452705646 11% a 20% 2933152238 21% a 30% 11 168 Acima de 30% 64468 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 3527 3237 % Menor que NovembroMaior que Novembro Dentre os lojistas que aumentaram o volume de vendas a região sul foi a que obteve o melhor resultado com 51%, em seguida está o nordeste com 49%.

23 P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Volume previsto de vendas de Revestimento Cerâmico por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Todas as regiões possuem perspectivas de crescimento para o próximo mês. % Base:7461836777

24 P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) *Base muito pequena para leitura Volume previsto de vendas de Revestimento Cerâmico por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Menor que Dezembro Quantos% SSECONNO MÉDIA 14,0017,5012,7911,0413,76 Até 10% 5222587264 11% a 20% 4472322824 21% a 30% 4-11-4 Acima de 30% -6--8 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 27181925 Maior que Dezembro Quantos% SSECONNO MÉDIA 15,1315,2915,4112,8914,53 Até 10% 5641726153 11% a 20% 314172237 21% a 30% 6187177 Acima de 30% 6-14-3 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 1617291830 % Os mais otimista são os lojistas da região norte.

25 Evolução – Revestimento Cerâmico Volume real de vendas P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) % 300313318280284353358323318353316383359325340362 Base

26 Evolução – Revestimento Cerâmico Volume real de vendas P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) % jan/12fev/12mar/12abr/12mai/12jun/12jul/12ago/12set/12 out/12nov/12dez/12 0,8-6,84,8-3,6-1,2-1,14,3-6,1-3,67,97,51,4 Variação Anual % dos lojistas que aumentaram o volume de vendas

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28 Variação real em Novembro... % P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Quantos %? MÉDIA 13,1512,58 Até 10% 5875 11% a 20% 3614 21% a 30% 43 Acima de 30% 17 Base (responderam que diminuirá): 60 Base (responderam que aumentou): 126 Base : (376) Variação real em Dezembro... % Quantos %? MÉDIA 10,6910,79 Até 10% 7372 11% a 20% 2321 21% a 30% 15 Acima de 30% 32 Base (responderam que diminuirá): 67 Base (responderam que aumentou): 126 Base : (390) A maioria dos lojistas mantiveram o mesmo volume de vendas em Louças Sanitárias. Contudo houve um leve crescimento. Os lojistas que diminuíram as vendas caiu 2 p.p. e os que aumentaram cresceu 1p.p..

29 Louças Sanitárias Previsto X Realizado P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) P5. Pensando no volume de vendas no futuro, você acredita que: (ESTIMULADO) Base Real Dez 2012: (390) % dos lojistas que aumentaram o volume de vendas Inicio da coleta dos dados: Novembro de 2012 Base Real Nov 2012: (376) Comparado ao mês anterior, o crescimento em Dezembro foi de 0,8%.

30 A maioria dos lojistas esperam manter o mesmo volume de vendas em Louças Sanitárias no próximo mês. P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Quantos %? MÉDIA 12,8110,74 Até 10% 6372 11% a 20% 3225 21% a 30% 1 Acima de 30% 52 Base (responderam que diminuirá): 83 Base (responderam que aumentou): 107 Quantos %? MÉDIA 10,6910,79 Até 10% 7372 11% a 20% 2321 21% a 30% 15 Acima de 30% 32 Base (responderam que diminuirá): 67 Base (responderam que aumentou): 126 Base : (390) Previsão para Janeiro... % Base : (390) Variação real em Dezembro... %

31 P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Assim como no mês anterior, em todas as regiões, a maior parte dos lojistas conseguiram manter o mesmo volume de vendas. % Base:7564797484Base:7668897285 Comparativo Louças Sanitárias Volume real de vendas por região: DezembroNovembro

32 P4. Como foi o volume de vendas da loja no mês atual com relação ao anterior? Volume real de vendas de Louças Sanitárias por região em Dezembro com relação à Novembro de 2012 Quantos % SSECONNO MÉDIA 9,158,8915,0513,7511,76 Até 10% 7778606371 11% a 20% 232225 24 21% a 30% --5-- Acima de 30% --10136 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 13920817 Quantos % SSECONNO MÉDIA 12,967,7710,887,4315,52 Até 10% 5486718958 11% a 20% 3914121123 21% a 30% 7-18-10 Acima de 30% ----10 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 2822172831 % Menor que NovembroMaior que Novembro Dentre os lojistas que aumentaram o volume de vendas a região norte foi a que obteve o melhor resultado com 39%.

33 Volume previsto de vendas de Louças Sanitárias por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Em todas as regiões, a maioria dos lojistas esperam manter o mesmo volume de vendas. % P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) Base:7668897285

34 P5. Como o(a) Sr(a) imagina que será o volume de vendas do mês que vem em relação ao mês atual? (RU) *Base muito pequena para leitura Volume previsto de vendas de Louças Sanitárias por região para Janeiro em relação à Dezembro de 2012 Menor que Dezembro Quantos% SSECONNO MÉDIA 9,9515,219,698,8414,00 Até 10% 7750778460 11% a 20% 2343231627 21% a 30% ----- Acima de 30% -7--13 Base: QUEDA NO VOLUME DE VENDAS 2214131915 Maior que Dezembro Quantos% SSECONNO MÉDIA 10,849,6513,409,0012,13 Até 10% 6876728761 11% a 20% 322412435 21% a 30% --89- Acima de 30% --8-4 Base: AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS 19172523 %

35 Evolução – Louças Sanitárias Volume real de vendas P4. Pensando na venda de cada um dos segmentos que o Sr(a) trabalha, comparado com o mês anterior a venda: (ESTIMULADO) % Base: 382339411394361376390

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