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Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento 2008

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Apresentação em tema: "Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento 2008
Parabenizo ao Instituto de Qualidade Minas e a Comissão Organizadora deste importante evento Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento Critério 5 2008 Agradeço a oportunidade e este privilégio! Abril / 2008

2 Agenda Conceito e abrangência da Informação e Conhecimento no Sistema da Saúde; Conhecendo a Instituição; Sistema de Gestão da Excelência, modelo PMQ, com foco na Informação e Conhecimento; Conclusões; Agradecimentos.

3 Sistema de Informação A informação é o resultado da agregação, manipulação e organização de dados num contexto com significado e utilidade para o seu usuário. Em qualquer organização, a informação é vital para o seu funcionamento e sobrevivência. Os Sistemas de Informação surgem nesse contexto para suprir essa necessidade de informação de qualidade. A informação deve ser: Oportuna: disponível sempre que necessária; Atual: baseada em dados atualizados; Exata: livre de erros; Clara: fácil de perceber e interpretar; Relevante: relacionada com as necessidades da gestão.

4 Por que Sistema Integrado de Informação
Os processos em qualquer organização são inter-ligados, não acontecem isoladamente. A base de dados em uma organização tende a ser única. A recuperação da informação se dá de forma mais rápida e menos onerosa, refletindo na satisfação de clientes internos e externos. A integração obriga a padronização dos processos e a possibilita oportunidade de avaliação constante desses processos. Permite a melhoria dos níveis de produção dos serviços prestados, bem como da eficiência de sua distribuição. A disponibilização da informação integrada aos gestores melhora substancialmente a sua capacidade de tomada de decisão.

5 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
CONCEPÇÃO E RELEVÂNCIA Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas.

6 Modelo da Excelência da Gestão Concepção e Relevância
Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas.

7 Modelo da Excelência da Gestão
Benefícios da Informação e Conhecimento Planejamento e Organização coerente e focada nos princípios e valores institucionais; Infra-estrutura e segurança; Oportunidade de alinhar conceitos e discutir processos; Monitorar práticas, medir e comparar resultados; Aprimoramento contínuo e práticas inovadoras; Sustentabilidade.

8 Apresentação do Sistema de Gestão do Biocor

9 ... E a boa aceitação da comunidade pelos serviços prestados determinou o novo foco a partir de 97: “Hospital Geral com 265 leitos”. O Biocor Instituto foi Inaugurado em 1985 com foco em Doenças Cardiovasculares... 1985 2008 Biocor Instituto 23 Anos 9

10 Qualidade é um desafio que tem hora apenas para começar e nós já iniciamos este processo.
... Hoje e sempre... Prêmio Mineiro da Qualidade 07 Prêmio Gestão Banas, PMQ e Top Hospitalar 06 Acreditação ONA - Nível 3 05 04 Prêmio Gestão Banas Certificação ISO 9001/ 20000 03 Ministério da Saude Prêmio Unidas 02 Para se conseguir um alto padrão de qualidade no gerenciamento hospitalar e no atendimento aos pacientes, é preciso estar sempre aprimorando, modificando, reestruturando e melhorando os processos e adequando-os às tecnologias. Cenário Atual Perda de receitas Elevação dos custos Dificuldades no equilíbrio da relação com convênios Movimento para implantação da CBHPM Tendências Mercado mais competitivo Clientes mais exigentes Conhecimento das estruturas internas Composição dos custos Formação dos preços de venda Aperfeiçoamento dos processos Adequação dos custos ao nível de atividade Unimed – BH Ministério da Saude 01 International Quality Service Grupo CIEFAS A Instituição foi reconhecida, certificada e acreditada, recebendo os prêmios mais importantes em saúde e gestão. 00 Prêmio Banas Qualidade 99 Prêmio Banas Qualidade 98 Certificação ISO 9002 97 Início SGQ 95 10

11 Para que o Biocor Instituto possa cumprir sua missão e alcançar sua visão, há um investimento contínuo em seus recursos humanos, infra-estrutura geral do Hospital e... Manter-se como referência nacional em cardio-cirurgia e demais especialidades, dentro do escopo de hospital geral. VISÃO A missão é perene – expressa a razão de existir do Instituto Biocor A visão deve ter o poder de motivar e inspirara e deve ser alterada após o alcance do desafio Assistência à Saúde através de serviços médicos e hospitalares organizados de forma ética, competente, produtiva e responsável, tendo a vida como maior valor. MISSÃO 11

12 Melhores Práticas de Gestão
Os Resultados Clínicos e a Disponibilidade dos Serviços promovem o nosso diferencial no Mercado e a Satisfação do Cliente. Melhores Práticas de Gestão Resolubilidade Biocor Disponibilidade Resultados Resultados Clínicos Disponibilidade dos serviços Resultados Sócio-Ambientais Cl í nicos dos Servi ç os 12

13 A Política da Qualidade é a base do Sistema de Gestão Estratégica do Biocor Instituto!
SAÚDE

14 POLÍTICA DA QUALIDADE Seguir os preceitos do sistema de gestão da qualidade, conscientes da importância da relação entre Instituição, pacientes, convênios e médicos; Atender o paciente com humanismo, profissionalismo e dedicação, dentro dos mais elevados padrões da Medicina moderna, com eficiência e custo equilibrado; Usar a pesquisa e o desenvolvimento como meios para o contínuo aperfeiçoamento dos serviços; Delegar a cada membro da organização a responsabilidade pelo serviço executado, promovendo o treinamento continuado dos profissionais envolvidos; e Envolver fornecedores e instituições de cooperação e apoio na busca constante dos melhores meios para a prestação dos serviços.

15 Melhoria continuada Foco do Cliente

16 Sistema de Gestão – Planejamento
Planejamento Institucional Sistema de Indicadores e Metas Gestão a vista 16

17 Análise da Organização
O Planejamento Institucional define as metas globais por perspectiva e as estratégias do Biocor Instituto, que são desdobradas em planos de ação. PROCESSO PRODUTOS Análise do Ambiente Externo Metas Globais Estratégias Análise da Organização Metas Financeiras Metas Clientes Metas Pessoas Planos de Ação Análise do Ambiente Interno Análise da Organização: 1.1 - Visão 1.2 - Missão 1.3 – Princípios e Valores 1.4 - Definição do negócio 1.5 – Definição dos Clientes/ necessidades 1.6 - Mercado de atuação 1.7 – Relações extra-mercado 1.8 – Produtos e Serviços 1.9 – Força de trabalho Fornecedores Análise de Ambiente Externo: Oportunidades Ameaças Análise da concorrência Análise do ambiente interno 2.2.1 – Pontos fortes 2.2.2 – Pontos em desenvolvimento 2.2.3 – Análise financeira Direção BIOCOR 17

18 Gestão integrada e com foco no CLIENTE
Captação, Atendimento e Fidelização 18

19 GRUPOS DE TRABALHO: melhores resultados com método e equipes integradas
19

20 Os Setores, os grupos operacionais, os Grupos de Trabalho e a Direção estão integrados ao sistema de avaliação e promovem ciclos de melhoria permanentes no Biocor.  Estrutura  Processos  Gestão  Treinamento  Técnica

21 Estrutura 21

22 Moderna Tecnologia Médico-Hospitalar

23 Atividades 23

24 Processos Principais 24

25 Modelo de Excelência da Gestão

26 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
CRITÉRIOS 1 – LIDERANÇA 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS 3 – CLIENTES 4 – SOCIEDADE 5 – INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 6 – PESSOAS 7 – PROCESSOS 8 – RESULTADOS

27 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO OBJETIVOS
Demonstrar a Gestão da Informação e do Conhecimento em nossa Instituição – BIOCOR: Como são identificadas as necessidades de informações para tomada de decisão Como ocorre a definição, implantação e melhorias dos sistemas de informação, visando atender as necessidades identificadas Como são disponibilizadas as informações dentro de nossa Instituição Nossa gestão de informações comparativas Nossa gestão de ativos intangíveis para agregação de valor ao negócio Sem perder de vista a segurança das informações

28 Requisito 5 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
5.1 Informações da Organização 5.2 Informações Comparativas 5.3 Ativos Intangíveis 28

29 5.1 Informações da Organização
29

30 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO As informações são essenciais para que os processos institucionais funcionem, cumpram seus ciclos, permitam o aprimoramento das práticas através de melhorias contínuas e inovações consistentes, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor à Instituição, aos clientes e a sociedade.

31 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
I-C Sistema de Informa-ção Cartilhas Eventos Teste de Conheci-mento Jornal Intranet Prontu-ário Treina-mento Pessoal Gestão a Vista Comunica-ções Internas

32 Planejamento Institucional - Novas necessidades:
Identificação das necessidades das informações Planejamento Institucional - Novas necessidades: legislação novos serviços novos relacionamentos com o mercado, clientes e fornecedores reorganização do trabalho aprimoramento do controle gerenciamento de riscos etc. 32

33 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO
Sistema de Informações: Foco: informações acessíveis e disponíveis, de acordo com as necessidades, as atribuições e os níveis de competências específicas de cada Colaborador e integrantes do Corpo Clínico; Alinhamento: informações ajustadas às Estratégias institucionais auxiliando na definição de planos de ação, execução, acompanhamento das atividades e avaliação dos resultados Utilização: uso das informações nos processos de tomada de decisão. Dinâmica: sistema de informação elaborado, mantido e continuamente melhorado, considerando as necessidades das partes interessadas.

34 Sistema Integrado Global da Saúde
Sem Fronteiras

35 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO História da Informatização no BIOCOR
35

36 Sistema Integrado Biocor Diferencial

37 A Estratégia Digital no Biocor
Diagnóstico e Tratamento

38 Implementação de sistemas de informação
Definição Desenvolvimento Implantação Atualização 38

39 Sistemas de Informação Hospitalar
Integração

40 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO
Sistema Informatizado Biocor: Aproveitando que os recursos da informática estão capilarizados por toda a Instituição, disseminando as informações por meio dos terminais de computador, como por exemplo: divulgação dos indicadores de desempenho por meio do Gestão à Vista, aprimoramentos do Sistema de Gestão por meio das cartilhas eletrônicas, eventos da educação continuada, entre outros.

41 FLUXOGRAMA 41

42 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Espaço Biocor
42

43 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação - BIOCOR
Sistema Informatizado Busca Ativa Jornal Sítio na Internet Intranet Prontuário do Paciente Sistema de Pessoal e Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Quadro de Aviso

44 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema Informatizado Biocor

45 Prontuário Eletrônico O Processo Assistencial Integrado

46 Integração de Processos de Atendimento ao Paciente
46

47 Controle de medicamentos: início, meio e fim
47

48 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Busca Ativa

49 Relatório Diário Estatístico de Eventos Observados: Busca Ativa
Tipo: Sintético Período: Janeiro a Dezembro de 2007 Controle Pró-ativo com Resolução Diária Fonte: Sistema de Gestão Integrado

50 Atendimento ao Cliente
Controle Pró-ativo de eventos → todos os pacientes observados diariamente pela Diretoria Geral, Enfermagem, Comunicação e Qualidade (Apoio Psicológico)

51 Distribuição dos Eventos por Setor

52 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Jornal – Circuito Biocor Instituto

53 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sítio do Biocor na Internet “www.biocor.com.br”

54 Visual do Novo Site Interativo (Em Construção)

55 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Intranet do Biocor na Internet

56 Programas 56

57 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Prontuário do Paciente

58 Prontuário Eletrônico - Gestão Médica Integrada

59 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema de Pessoal e Treinamento

60 Projeto Ação Integrada

61 Projeto Ação Integrada Conteúdo Programático
Entrega do serviço que encante o paciente na hora certa

62 Resultados da Boa Gestão

63 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema de Gestão da Qualidade

64 Sistema de Gestão da Qualidade

65 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Quadro de Avisos

66 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Disponibilização das informações aos usuários

67 Cartilhas disponibilizadas e acessadas
Monitorização do acesso às cartilhas pelos colaboradores Cartilhas disponibilizadas e acessadas

68 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Segurança das Informações A informação é de suma importância para o Biocor merecendo o tratamento adequado, especialmente com relação à segurança e proteção. As responsabilidades dos usuários encontram-se formalmente definidas, visando a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações. Peculiaridade da atividade médico-hospitalar – dever de sigilo – que aumenta o cuidado com as informações.

69 Segurança das Informações
CONFIDENCIALIDADE INTEGRIDADE DISPONIBILIDADE 69

70 Segurança das Informações
A Segurança da Informação é constituída, basicamente, por um conjunto de controles, incluindo política, processos, estruturas organizacionais e normas e procedimentos de segurança. Objetiva a proteção das informações dos clientes e da empresa, nos seus aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade.                                                        

71 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Segurança da Informação
Ações:

72 5.2 Informações Comparativas
72

73 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informações Comparativas

74 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informações Comparativas
A cultura brasileira, inclusive na área da Saúde, não tem por rotina a coleta, análise e divulgação dos dados. O Biocor mantém contatos regulares com grandes instituições nacionais e internacionais visando o intercâmbio de informações, fonte não só para comparações, como também oportunidades para o aprendizado contínuo.

75 Identificação de organizações consideradas referenciais
Benchmarking Sociedades nacionais/internacionais Literatura científica Sistema de indicadores da ONA Publicações oficiais (ex.: Ministério do Trabalho e Emprego) 75

76 Análise visando adequação à realidade da Instituição
Informações comparativas Identificação de fontes Obtenção de informações comparativas Atualização das informações comparativas Análise visando adequação à realidade da Instituição 76

77 Dados Estatísticos da Sociedade de Cirurgia Cardiotorácica
(2007)

78 Utilização efetiva das informações comparativas
78

79 Informações e Conhecimento
Inovações 79

80 O tempo porta-balão é benchmark, considerando os melhores resultados internacionais.
(ideal = 90 minutos) SOLACI: 2003: 119,8 minutos 80

81 Percentual de cura com tratamento para Helicobacter Pylori
Gastro-Hepatologia Percentual de cura com tratamento para Helicobacter Pylori

82 Taxa de Conversão - Cirurgia para Colelitíase
Cirurgia Geral Taxa de Conversão - Cirurgia para Colelitíase

83 Cirurgia Cardiovascular - Euroscore
O Biocor é um centro de referência em alta complexidade e portanto recebe pacientes cada vez mais graves Cirurgia Cardiovascular - Euroscore O Euroscore, índice preditivo de mortalidade em cirurgia cardíaca, consiste na análise de 18 parâmetros clínicos que permitem mensurar o risco de mortalidade antes da cirurgia, em uso no Biocor desde 2004. 83

84 Cirurgia Cardiovascular
Euroscore 84

85 Ativos Intangíveis Valores Organizacionais bens intangíveis dados
informação conhecimento Imagem Sociedade COMUNICAÇAO TOMADA DE DECISÃO Sistema de Comunicação

86 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
5.3 Ativos Intangíveis Os ativos intangíveis que compõem o fundo imaterial do Biocor Instituto estão relacionados, dentre outras, à percepção dos diversos públicos, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor às partes interessadas.

87 5.3 Ativos Intangíveis Nossos Clientes Marca Sociedade Conhecimento
Aplicação do Conhecimento Imagem 87

88 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
IMAGEM O Biocor atua no desenvolvimento, na manutenção e na preservação da imagem da Instituição.

89 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
CLIENTES Este importante ativo tem como base e sustentação o atendimento ético, responsável, competente e humano, tendo a vida como valor maior, de acordo com as premissas estabelecidas na Missão, na Visão e na Política do Sistema de Gestão do Biocor Instituto .

90 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
CONHECIMENTO HUMANO A medicina em sua essência decorre da aplicação, com ética, zelo e dedicação, de conhecimento humano e de habilidades técnicas, aliados aos recursos e equipamentos disponíveis. Tudo isto é refinado com a humanização do atendimento, tal como ocorre no Biocor.

91 Vínculo Positivo entre Paciente, Família e Equipe Biocor
COMUNICAÇÃO INTEGRAÇÃO

92 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
SISTEMA DE GESTÃO Manuais, Procedimentos, Protocolos e Demais Documentos são desenvolvidos conforme previsto nos procedimentos escritos do Sistema de Gestão do Biocor, SEGUNDO As metodologias, os processos empregados e os métodos gerenciais próprios da Instituição.

93 Hierarquia dos documentos

94 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
SISTEMA DE INFORMAÇÃO A proteção desses ativos é prevista em instrumentos jurídicos e por meio do controle de documentos e dados, bem como pelas práticas concernentes à segurança e confidencialidade da informação.

95 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO O Sistema de Gestão do Biocor cuida para que os canais de expansão dos ativos intangíveis sejam continuamente revistos e aprimorados. O aprendizado obtido a cada ciclo do Planejamento Institucional, fruto de uma Análise Crítica pela Direção permite um aperfeiçoamento gradativo em todos os aspectos envolvidos, fazendo com que a cada novo ciclo melhores estratégias e controles sejam implementados.

96 Preservação e Desenvolvimento

97 Gestão da Informação e Conhecimento CONCLUSÕES

98 Nossa Missão não seria atingida sem a colaboração de pacientes, equipe médica, colaboradores, convênios e fornecedores. São as pessoas que fazem a diferença! Agradecemos de forma especial ao IQM – Instituto Qualidade Minas pela oportunidade de apresentar a nossa Instituição, com foco na Informação e Conhecimento.

99 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Eventos como este fazem a diferença, servindo como base para a disseminação e aprimoramento de modelos de Gestão equilibrada no nosso setor SAÚDE. Muito obrigado!

100 BIOCOR INSTITUTO - Sistema de Gestão
Compromisso com a assistência à saúde tendo a vida como valor maior


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