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Parabenizo ao Instituto de Qualidade Minas e a Comissão Organizadora deste importante evento Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento.

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1 Parabenizo ao Instituto de Qualidade Minas e a Comissão Organizadora deste importante evento Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento Critério Agradeço a oportunidade e este privilégio! Abril / 2008

2 Agenda Conceito e abrangência da Informação e Conhecimento no Sistema da Saúde; Conhecendo a Instituição; Sistema de Gestão da Excelência, modelo PMQ, com foco na Informação e Conhecimento; Conclusões; Agradecimentos.

3 Sistema de Informação A informação é o resultado da agregação, manipulação e organização de dados num contexto com significado e utilidade para o seu usuário. Em qualquer organização, a informação é vital para o seu funcionamento e sobrevivência. Os Sistemas de Informação surgem nesse contexto para suprir essa necessidade de informação de qualidade. A informação deve ser: –Oportuna: disponível sempre que necessária; –Atual: baseada em dados atualizados; –Exata: livre de erros; –Clara: fácil de perceber e interpretar; –Relevante: relacionada com as necessidades da gestão.

4 Por que Sistema Integrado de Informação Os processos em qualquer organização são inter-ligados, não acontecem isoladamente. A base de dados em uma organização tende a ser única. A recuperação da informação se dá de forma mais rápida e menos onerosa, refletindo na satisfação de clientes internos e externos. A integração obriga a padronização dos processos e a possibilita oportunidade de avaliação constante desses processos. Permite a melhoria dos níveis de produção dos serviços prestados, bem como da eficiência de sua distribuição. A disponibilização da informação integrada aos gestores melhora substancialmente a sua capacidade de tomada de decisão.

5 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONCEPÇÃO E RELEVÂNCIA Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas.

6 Concepção e Relevância Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas. Modelo da Excelência da Gestão

7 Planejamento e Organização coerente e focada nos princípios e valores institucionais; Infra-estrutura e segurança; Oportunidade de alinhar conceitos e discutir processos; Monitorar práticas, medir e comparar resultados; Aprimoramento contínuo e práticas inovadoras; Sustentabilidade. Modelo da Excelência da Gestão Benefícios da Informação e Conhecimento

8 Apresentação do Sistema de Gestão do Biocor

9 1985 O Biocor Instituto foi Inaugurado em 1985 com foco em Doenças Cardiovasculares E a boa aceitação da comunidade pelos serviços prestados determinou o novo foco a partir de 97: Hospital Geral com 265 leitos. Biocor Instituto 23 Anos Biocor Instituto 23 Anos

10 A Instituição foi reconhecida, certificada e acreditada, recebendo os prêmios mais importantes em saúde e gestão. Qualidade é um desafio que tem hora apenas para começar e nós já iniciamos este processo. Início SGQ Prêmio Banas Qualidade International Quality Service Grupo CIEFAS 00 Unimed – BH Ministério da Saude Prêmio Unidas Certificação ISO 9001/ Acreditação ONA - Nível 3 06 Certificação ISO 9002 Prêmio Gestão Banas 04 Prêmio Gestão Banas, PMQ e Top Hospitalar Hoje e sempre... Prêmio Mineiro da Qualidade 07

11 Para que o Biocor Instituto possa cumprir sua missão e alcançar sua visão, há um investimento contínuo em seus recursos humanos, infra-estrutura geral do Hospital e... Manter-se como referência nacional em cardio-cirurgia e demais especialidades, dentro do escopo de hospital geral. Assistência à Saúde através de serviços médicos e hospitalares organizados de forma ética, competente, produtiva e responsável, tendo a vida como maior valor. MISSÃO VISÃO

12 Os Resultados Clínicos e a Disponibilidade dos Serviços promovem o nosso diferencial no Mercado e a Satisfação do Cliente. Resultados Clínicos Disponibilidade dos Serviços Resolubilidade Biocor Resultados Clínicos Disponibilidade dos serviços Resultados Sócio-Ambientais Melhores Práticas de Gestão

13 A Política da Qualidade é a base do Sistema de Gestão Estratégica do Biocor Instituto!

14 POLÍTICA DA QUALIDADE Seguir os preceitos do sistema de gestão da qualidade, conscientes da importância da relação entre Instituição, pacientes, convênios e médicos; Atender o paciente com humanismo, profissionalismo e dedicação, dentro dos mais elevados padrões da Medicina moderna, com eficiência e custo equilibrado; Usar a pesquisa e o desenvolvimento como meios para o contínuo aperfeiçoamento dos serviços; Delegar a cada membro da organização a responsabilidade pelo serviço executado, promovendo o treinamento continuado dos profissionais envolvidos; e Envolver fornecedores e instituições de cooperação e apoio na busca constante dos melhores meios para a prestação dos serviços.

15 Melhoria continuada Foco do Cliente

16 Sistema de Gestão – Planejamento Planejamento Institucional Sistema de Indicadores e Metas Gestão a vista

17 O Planejamento Institucional define as metas globais por perspectiva e as estratégias do Biocor Instituto, que são desdobradas em planos de ação. PRODUTOS Metas GlobaisEstratégias Planos de Ação Metas Financeiras Metas Clientes Metas Pessoas PROCESSO Análise do Ambiente Externo Análise da Organização Análise do Ambiente Interno Direção BIOCOR

18 CLIENTE Captação, Atendimento e Fidelização CLIENTE Captação, Atendimento e Fidelização Gestão integrada e com foco no CLIENTE

19 GRUPOS DE TRABALHO: melhores resultados com método e equipes integradas

20 Os Setores, os grupos operacionais, os Grupos de Trabalho e a Direção estão integrados ao sistema de avaliação e promovem ciclos de melhoria permanentes no Biocor. Estrutura Processos Gestão Treinamento Técnica

21 Estrutura

22 Moderna Tecnologia Médico-Hospitalar

23 Atividades

24 Processos Principais

25 Modelo de Excelência da Gestão

26 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO CRITÉRIOS 1 – LIDERANÇA 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS 3 – CLIENTES 4 – SOCIEDADE 5 – INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 6 – PESSOAS 7 – PROCESSOS 8 – RESULTADOS

27 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO OBJETIVOS Demonstrar a Gestão da Informação e do Conhecimento em nossa Instituição – BIOCOR: –Como são identificadas as necessidades de informações para tomada de decisão –Como ocorre a definição, implantação e melhorias dos sistemas de informação, visando atender as necessidades identificadas –Como são disponibilizadas as informações dentro de nossa Instituição –Nossa gestão de informações comparativas –Nossa gestão de ativos intangíveis para agregação de valor ao negócio Sem perder de vista a segurança das informações

28 5.1 Informações da Organização 5.2 Informações Comparativas 5.3 Ativos Intangíveis

29 5.1 Informações da Organização R

30 MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO As informações são essenciais para que os processos institucionais funcionem, cumpram seus ciclos, permitam o aprimoramento das práticas através de melhorias contínuas e inovações consistentes, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor à Instituição, aos clientes e a sociedade.

31 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO I-C Sistema de Informa- ção CartilhasEventos Teste de Conheci- mento Jornal Intranet Prontu- ário Treina- mento Pessoal Gestão a Vista Comunica- ções Internas

32 legislação novos serviços novos relacionamentos com o mercado, clientes e fornecedores Identificação das necessidades das informações reorganização do trabalho aprimoramento do controle gerenciamento de riscos etc. Planejamento Institucional - Novas necessidades:

33 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO Sistema de Informações: –Foco: informações acessíveis e disponíveis, de acordo com as necessidades, as atribuições e os níveis de competências específicas de cada Colaborador e integrantes do Corpo Clínico; – Alinhamento: informações ajustadas às Estratégias institucionais auxiliando na definição de planos de ação, execução, acompanhamento das atividades e avaliação dos resultados –Utilização: uso das informações nos processos de tomada de decisão. –Dinâmica: sistema de informação elaborado, mantido e continuamente melhorado, considerando as necessidades das partes interessadas.

34 Sistema Integrado Global da Saúde Sem Fronteiras

35 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO História da Informatização no BIOCOR

36 Sistema Integrado Biocor Diferencial

37 A Estratégia Digital no Biocor Diagnóstico e Tratamento

38 Implementação de sistemas de informação Definição Desenvolvimento Implantação Atualização

39 Sistemas de Informação Hospitalar Integração

40 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO Sistema Informatizado Biocor: –Aproveitando que os recursos da informática estão capilarizados por toda a Instituição, disseminando as informações por meio dos terminais de computador, como por exemplo: divulgação dos indicadores de desempenho por meio do Gestão à Vista, aprimoramentos do Sistema de Gestão por meio das cartilhas eletrônicas, eventos da educação continuada, entre outros.

41 FLUXOGRAMA

42 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Espaço Biocor

43 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação - BIOCOR Sistema Informatizado Busca Ativa Jornal Sítio na Internet Intranet Prontuário do Paciente Sistema de Pessoal e Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Quadro de Aviso

44 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Sistema Informatizado Biocor

45 Prontuário Eletrônico O Processo Assistencial Integrado

46 Integração de Processos de Atendimento ao Paciente

47 Controle de medicamentos: início, meio e fim

48 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Busca Ativa

49 Relatório Diário Estatístico de Eventos Observados: Busca Ativa Tipo: Sintético Período: Janeiro a Dezembro de 2007 Controle Pró-ativo com Resolução Diária Fonte: Sistema de Gestão Integrado

50 Atendimento ao Cliente Controle Pró-ativo de eventos todos os pacientes observados diariamente pela Diretoria Geral, Enfermagem, Comunicação e Qualidade (Apoio Psicológico)

51 Distribuição dos Eventos por Setor

52 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Jornal – Circuito Biocor Instituto

53 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Sítio do Biocor na Internet

54 Visual do Novo Site Interativo (Em Construção)

55 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Intranet do Biocor na Internet

56 Programas

57 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Prontuário do Paciente

58 Prontuário Eletrônico - Gestão Médica Integrada

59 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Sistema de Pessoal e Treinamento

60 Projeto Ação Integrada

61 Conteúdo Programático Entrega do serviço que encante o paciente na hora certa

62 Resultados da Boa Gestão

63 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Sistema de Gestão da Qualidade

64

65 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação Quadro de Avisos

66 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Disponibilização das informações aos usuários

67 Monitorização do acesso às cartilhas pelos colaboradores Cartilhas disponibilizadas e acessadas

68 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO –A informação é de suma importância para o Biocor merecendo o tratamento adequado, especialmente com relação à segurança e proteção. –As responsabilidades dos usuários encontram-se formalmente definidas, visando a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações. –Peculiaridade da atividade médico-hospitalar – dever de sigilo – que aumenta o cuidado com as informações. Segurança das Informações

69 CONFIDENCIALIDADE INTEGRIDADE DISPONIBILIDADE Segurança das Informações

70 A Segurança da Informação é constituída, basicamente, por um conjunto de controles, incluindo política, processos, estruturas organizacionais e normas e procedimentos de segurança. Objetiva a proteção das informações dos clientes e da empresa, nos seus aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade.

71 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Segurança da Informação Ações:

72 5.2 Informações Comparativas

73 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informações Comparativas

74 –A cultura brasileira, inclusive na área da Saúde, não tem por rotina a coleta, análise e divulgação dos dados. –O Biocor mantém contatos regulares com grandes instituições nacionais e internacionais visando o intercâmbio de informações, fonte não só para comparações, como também oportunidades para o aprendizado contínuo.

75 Identificação de organizações consideradas referenciais Benchmarking Sociedades nacionais/internacionais Literatura científica Sistema de indicadores da ONA Publicações oficiais (ex.: Ministério do Trabalho e Emprego)

76 Informações comparativas Identificação de fontes Obtenção de informações comparativas Atualização das informações comparativas Análise visando adequação à realidade da Instituição

77 Dados Estatísticos da Sociedade de Cirurgia Cardiotorácica (2007)

78 Utilização efetiva das informações comparativas

79 Informações e Conhecimento Inovações

80 SOLACI: 2003: 119,8 minutos O tempo porta-balão é benchmark, considerando os melhores resultados internacionais. Tempo porta balão (ideal = 90 minutos)

81 Gastro-Hepatologia Percentual de cura com tratamento para Helicobacter Pylori

82 Cirurgia Geral Taxa de Conversão - Cirurgia para Colelitíase

83 O Biocor é um centro de referência em alta complexidade e portanto recebe pacientes cada vez mais graves O Euroscore, índice preditivo de mortalidade em cirurgia cardíaca, consiste na análise de 18 parâmetros clínicos que permitem mensurar o risco de mortalidade antes da cirurgia, em uso no Biocor desde Cirurgia Cardiovascular - Euroscore

84 Cirurgia Cardiovascular Euroscore

85 Ativos Intangíveis Valores Organizacionais bens intangíveis dadosinformaçãoconhecimento Imagem Imagem Sociedade Sociedade COMUNICAÇAO TOMADA DE DECISÃO Sistema de Comunicação

86 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO –Os ativos intangíveis que compõem o fundo imaterial do Biocor Instituto estão relacionados, dentre outras, à percepção dos diversos públicos, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor às partes interessadas. 5.3 Ativos Intangíveis

87 Marca Conhecimento Imagem Aplicação do Conhecimento Sociedade Nossos Clientes

88 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis IMAGEM O Biocor atua no desenvolvimento, na manutenção e na preservação da imagem da Instituição.

89 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis CLIENTES –Este importante ativo tem como base e sustentação o atendimento ético, responsável, competente e humano, tendo a vida como valor maior, de acordo com as premissas estabelecidas na Missão, na Visão e na Política do Sistema de Gestão do Biocor Instituto.

90 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis CONHECIMENTO HUMANO A medicina em sua essência decorre da aplicação, com ética, zelo e dedicação, de conhecimento humano e de habilidades técnicas, aliados aos recursos e equipamentos disponíveis. Tudo isto é refinado com a humanização do atendimento, tal como ocorre no Biocor.

91 Vínculo Positivo entre Paciente, Família e Equipe Biocor COMUNICAÇÃOINTEGRAÇÃO

92 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis SISTEMA DE GESTÃO –Manuais, Procedimentos, Protocolos e Demais Documentos são desenvolvidos conforme previsto nos procedimentos escritos do Sistema de Gestão do Biocor, SEGUNDO As metodologias, os processos empregados e os métodos gerenciais próprios da Instituição.

93 Hierarquia dos documentos

94 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis SISTEMA DE INFORMAÇÃO –A proteção desses ativos é prevista em instrumentos jurídicos e por meio do controle de documentos e dados, bem como pelas práticas concernentes à segurança e confidencialidade da informação.

95 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO –O Sistema de Gestão do Biocor cuida para que os canais de expansão dos ativos intangíveis sejam continuamente revistos e aprimorados. O aprendizado obtido a cada ciclo do Planejamento Institucional, fruto de uma Análise Crítica pela Direção permite um aperfeiçoamento gradativo em todos os aspectos envolvidos, fazendo com que a cada novo ciclo melhores estratégias e controles sejam implementados.

96 Preservação e Desenvolvimento

97 Gestão da Informação e Conhecimento CONCLUSÕES

98 Nossa Missão não seria atingida sem a colaboração de pacientes, equipe médica, colaboradores, convênios e fornecedores. São as pessoas que fazem a diferença! Agradecemos de forma especial ao IQM – Instituto Qualidade Minas pela oportunidade de apresentar a nossa Instituição, com foco na Informação e Conhecimento.

99 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Eventos como este fazem a diferença, servindo como base para a disseminação e aprimoramento de modelos de Gestão equilibrada no nosso setor SAÚDE. Muito obrigado!

100 BIOCOR INSTITUTO - Sistema de Gestão Compromisso com a assistência à saúde tendo a vida como valor maior


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