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Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório de Progresso do Projeto Período: Relatório de Progresso do Projeto Período:

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1 Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório de Progresso do Projeto Período: Relatório de Progresso do Projeto Período:

2 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 Equipe do Projeto Gestor(a): Coordenador(a): Membros: Augusto Marques Damasceno João Paulo Guimarães Mariana Zanatta Gestor(a): Coordenador(a): Membros: Augusto Marques Damasceno João Paulo Guimarães Mariana Zanatta

3 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 Portfólio 2010 Valorização Profissional

4 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 EAP – Situação das Frentes de Trabalho Atrasado Ponto de atenção Conforme planejado Situação Status Em andamento Não iniciado Finalizado

5 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 Progresso Global Valorização Profissional Desembolso Financeiro Acumulado (em R$ milhares) Progresso Físico

6 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 Progresso do Projeto Físico RealizadoPrevistoIDEStatus 55100% Trabalho Planejado para o Período (julho/10) Trabalho reportadoTrabalho Planejado para o Próximo Período (Ago/10) 1.1 Campanha divulgação da Valorização Profissional Planejamento 1.5 Evento Nacional com especialistas sobre Salario Minimo Profissional – Planejamento 1.6 – Termo de cooperação para elaboração de cartilha de divulgação das profissões do Sistema Planejamento Concluído - Reunião com empresa de comunicação para apresentação da campanha – Concluido em parte - Reunião e definição das linhas de discussão do evento – Concluído - Promovido reunião com MEC/SEB onde foram aceitos as premissas básicas do Termo Formatação de um grupo de discussão sobre Valorização Profissional, entre as lideranças do Sistema; – Elaboração do Termo de Cooperação. Financeiro PrevistoRealizadoIDCStatus R$ 0R$ 0,00100%

7 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 Problema / RiscoAção PropostaResponsávelDataCriticidadeStatus Principais Problemas e Riscos Valorização Profissional baixa média alta Criticidade Atrasado Ponto de atenção Conforme planejado Situação Status Em andamento Não iniciado Finalizado

8 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Maio/2008 O problema de suprimento de profissionais no médio e longo prazo adquiriu uma importância estratégica, não somente para o Sistema, como também para a logística da infra estrutura do País, devido a um possível Apagão Tecnológico, que pode trazer como consequência a desregulamentação das profissões, permitindo que o excedente de mão de obra no mundo possa suprir a possível escassez em nosso País. Podemos confirmar esta ameaça pelos últimos estudos efetuados pelo IPEA e pelo MEC. O primeiro (IPEA) mostra que poderemos ter falta de profissionais capacitados para atender a demanda ao atual e futuro estágio de desenvolvimento do País. Em cada 7 profissionais formados temos 5 que não exercem a profissão e apenas 2 que a exercem. Estima-se que em 2012 faltarão 250 mil profissionais. O segundo (MEC) mostra que os alunos de ensino básico nas últimas décadas vêm perdendo o interesse pelas matérias lógicas (principalmente matemática), essenciais ao exercício das profissões da área tecnológica, ou seja, não se enseja a formação de futuros profissionais das ciências exatas. O MEC tem feito projetos que tentam reverter esta situação, como as Olimpíadas da Matemática. O projeto de Valorização Profissional adquire então uma função estratégica ao propor ações voltadas para aumentar a atratividade das profissões do Sistema Confea/Creas e também procura estimular os estudantes a voltarem a se interessar para estas profissões, consequentemente, aumentando o interesse pelas matérias exatas. Ações do projeto de Valorização Profissional: A) Campanha Institucional de Valorização Profissional: - Para aumentar a atratividade para as profissões tecnológicas, evitando-se o exôdo dos formados; - Para mostrar a importância destes profissionais e suas profissões para a sociedade; - Para evitar uma possível desregulamentação destas profissões. B) Convênio com MEC para produzir uma cartilha, divulgando a importância das profissões do Sistema Confea/CREAs aos alunos do Ensino Básico, despertando-lhes interesse por estas profissões. Observações


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