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ABVE.org.br 1 Antonio Nunes Jr ABVE- Associação Brasileira do Veículo Elétrico Veículos elétricos Tipos, componentes e evolução.

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1 ABVE.org.br 1 Antonio Nunes Jr ABVE- Associação Brasileira do Veículo Elétrico Veículos elétricos Tipos, componentes e evolução

2 ABVE.org.br 2 Você consegue imaginar o futuro sem veículo elétrico?

3 ABVE.org.br 3 Os Veículos Elétricos fazem parte de nosso cotidiano e podem ser encontrados em diferentes tecnologias, portes, modelos e aplicações

4 ABVE.org.br 4 Veículo que usa pelo menos um motor elétrico para sua tração Veículo Elétrico

5 ABVE.org.br 5 Porque motor elétrico –Muito eficiente (80 a 96%) –Emissão nula –Alto torque com velocidade baixa, inclusive nula –Flexível em termos de porte e formato –Capacidade de fornecer picos de torque e potência –Facilidade para funcionar como motor ou gerador –Vida útil bastante longa Porque energia elétrica –Pode ser gerada de várias formas e de várias fontes / combustíveis –Geração externa ou embarcada no veículo. Motor de indução 375 V AC refrigerado a ar rpm Máx. rpm 14,000 Eficiência média 92%, 85% na potência máx. Peso: 52 kg ~278 Nm

6 ABVE.org.br 6 Rotor invertido, ímãs permanentes, sem escovas Potência: 80 kW (pico) e 18,5 rpm (nominal) Torque: 670 Nm (pico) e 180 rpm (nominal) Velocidade: 1385 rpm (pico) e 1235 rpm (nominal) Eficiência (carga contínua): rpm Voltagem máxima: 500 VDC

7 ABVE.org.br 7 Eletricidade F r Carregador embarcado ou externo Veículo elétrico a bateria Fr: frenagem regenerativa Eficiência: ~50 a 70% Não emite no local onde circula

8 ABVE.org.br 8 VP-09 Carga: 900 kg (incluindo operador) Velocidade máx.: 22 km/h VP-04/06 4 passageiros Velocidade máx.: 22 km/h RB 30 Rebocador 3 toneladas Velocidade máx.: 22 km/h Freio: sistema regenerativo de energia

9 ABVE.org.br 9 Precedent Bateria: 48 V (4 X 12V) Motor: 9 HP Velocidade máx.: 22 km/h

10 ABVE.org.br 10 Velocidade máx.: 25 km/h Bateria: 12 V / 36 A Motor: 250 W Autonomia: Até 40 km

11 ABVE.org.br 11 Scooter e cadeira motorizada Motor: 500W/700W Bateria: 2x12V Velocidade máx.: 40km/h Autonomia: 25km

12 ABVE.org.br 12 Scooter elétrica S bimotor Motor: 2 x 500W Bateria: 48V/22Ah chumbo selada Velocidade máx.: 45 km/h Autonomia: 30 km (1 motor elétrico)

13 ABVE.org.br 13 Segway Mult I 180 Velocidade Máxima: 20 km/h. Carga Máxima: 118 kg. Carga Mínima: 45 kg. Peso do Produto: 39 kg Comprimento e Largura: 48 x 64 cm. Altura do Solo: 7,6 cm. Autonomia: 39 km. Bateria: 02 - líthium. Recarga da Bateria: Tomada 110 e 220v. Período de recarga: 8 horas.

14 ABVE.org.br 14 Elétrico a Bateria Reva Electric Car Company (RECC) Sedan, 2 portas, 2 adultos e 2 crianças Bancos traseiros dobráveis Opcionais: ar cond., sistema de som Veloc. máx.: 80 km/h Autonomia: 80 km Consumo: 8,9 km/kWh Fabricado na Índia

15 ABVE.org.br 15 Pálio Weekend Elétrico Motor 15 kW – 50 Nm Veloc. Máx. 130 km/h Autonomia: 120 km Bateria Zebra: 165 kg 278V - 75 Ah – 260º C Recarga em 8 h Vida útil: 130 mil km Câmbio: tipo joystick com 3 posições (frente, ré, neutro) Display para monitorar a bateria (carga, tensão, corrente, temperatura) Custo andar 100km (eletricidade: consumo 6 km/kWh) Gasolina: ~R$ 22,00 Eletricidade - usuário residencial (RJ): ~R$ 8,10 Emissão zero no local Baixíssimo ruído

16 ABVE.org.br 16 Tesla Roadster Bateria: íon de lítio 6834 células – 52kWh Carga: 3h30m Motor elétrico: 250 hp 52kg 280 Nm Eficiência: 85 a 95% Autonomia: 350 km Veloc. Máx.: 210 km/h Aceleração: 0 a 100 km/h em 4s

17 ABVE.org.br 17 Baterias Exemplo: Automóvel a bateria com 300 km de autonomia Desempenho de 6 km/kWh bateria com 50 kWh (300/6) Bateria de íon de lítio: >250 kg (50kWh/200Wh por kg) - US$ !

18 ABVE.org.br 18 Eletricidade TanqueTanque Gasolina Etanol Diesel/Biodiesel Veículo elétrico a bateria com extensor de autonomia F r

19 ABVE.org.br 19 Volt da GM Motor elétrico: 111 kW Bateria: íon de lítio – 16 kWh 200 células – 180 kg Motor combustão: E85 (85% de etanol) – 1.4 l Gerador de eletricidade: 53 kW Tanque combustível: 45l Gerador de eletricidade: 53 kW Autonomia: 64 km no modo elétrico 1030 km com extensor de autonomia

20 ABVE.org.br 20 TanqueTanque Gasolina Etanol Diesel/Biodiesel GNV Hidrogênio CilindroCilindro GNV/H 2 F r VEH Paralelo Veículo elétrico híbrido Fr: frenagem regenerativa Eficiência: pelo menos 30 a 50% mais km/l que o convencional Emissões: menos 40 a 90% que o convencional, dependendo do poluente

21 ABVE.org.br 21 Eletra Industrial (São Bernardo do Campo, SP) Díesel 8m, 12m (Padrón) 15m (piso baixo e porta dos dois lados) –uso em corredores 18m articulado 43 unidades em uso na área metropolitana de São Paulo Redução, em relação aos convencionais, de 75% dos óxidos de nitrogênio (NOx) 50% do material particulado (fumaça negra) 40% a 50% do dióxido de carbono (CO 2 ) Quase 100% do monóxido de carbono (CO) 15% a 25% do consumo de combustível Vida útil estimada em cerca de 20 anos

22 ABVE.org.br 22 Classe carro de tamanho médio Modelo: sedan com 5 lugares. Linhas aerodinâmicas Híbrido: configuração paralela. M.c.i.: gasolina, 1.5 litros, 4 cilindros, 16 válv., 57 kW (77HP) Motor elétrico/gerador: síncrono de ímãs permanentes CA, 50kW rpm. Potência do conjunto: 110 HP Consumo: Cidade - 20 km/l, Estrada – 19 km/l Toyota Prius

23 ABVE.org.br 23 M.c.i. Motor elétrico Gerador Toyota Prius motores, gerador e engrenagem de tração

24 ABVE.org.br 24 VEH Paralelo Eletricidade TanqueTanque Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel GNV Hidrogênio CilindroCilindro GNV/H 2 Veículo elétrico híbrido plug-in Versão plug-in do híbrido: pode dobrar a eficiência e reduzir à metade as emissões F r

25 ABVE.org.br 25 BYD F3DM Build your Dreams Motor elétrico: 50 kW Bateria: LiFePO 4 Recarga 110V / 220V – 10A Motor combustão: 50 kW - gasolina – 1.0 l Gerador de eletricidade: 25 kW Velocidade máx.: 160 km/h Autonomia: 100 km no modo elétrico Consumo: 6,25 km/kWh

26 ABVE.org.br 26 Hidrogênio CilindroCilindro H2H2 Célula a combustível F r Veículo elétrico de célula a combustível Fr: frenagem regenerativa Funcionamento da célula a combustível Eficiência: ~35 a 40% Não emite no local onde circula Forma de produção, armazenamento e transporte do hidrogênio?

27 ABVE.org.br 27 Honda FCX Clarity Motor elétrico CA síncrono Ímãs permanentes 100 kW – 256 Nm CaC: PEM – 100 kW Bateria: Íon de Lítio – 288V Veloc. máx.: 160 km/h Tanque H 2 : 171 litros Autonomia: 430 km

28 ABVE.org.br 28 Em teste em São Paulo no corredor metropolitano (33 km) Carroceria: Marcopolo 12,5 m Adaptação: Tuttotrasporti Até 63 passageiros 2 motores elétricos Siemens refrigerados a água 2 CaC (PEM): pot. máx. 68 kW cada Ballard da Daimler e Ford 3 baterias NiNa (Zebra da MES-DEA) Pode rodar 50 km só com bateria H 2 em 9 tanques de 5kg cada e pressão de 350 bar Autonomia: 300 km 15 kg H 2 a cada 100 km Ônibus híbrido de célula a combustível

29 ABVE.org.br 29 Ônibus de célula a combustível Projeto COPPE/UFRJ

30 ABVE.org.br 30 Hidrogênio CilindroCilindro H2H2 Célula a combustível Eletricidade Veículo elétrico de célula a combustível plug-in F r Fr: frenagem regenerativa

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32 ABVE.org.br 32 Você consegue imaginar o futuro sem veículo elétrico?

33 ABVE.org.br 33 ABVE.org.br Antonio Nunes Jr Tel: (21) Muito obrigado!

34 ABVE.org.br 34 Citaro da Mercedes-Benz Até 70 passageiros Potência CaC: 200 a 250 kW Xcellsis/Ballard, subsidiária da DaimlerChrysler Velocidade máx.: 80 a 130 km/h H 2 em tanques de 350 bar Autonomia: 200 a 250 km Em teste em várias cidades do mundo Madri Ônibus de célula a combustível

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36 ABVE.org.br VE bateria Vapor VE ? híbrido bateria MCI Gasolina/Diesel Vapor 40% Elétricos 38% Gasolina 22% EUA

37 ABVE.org.br 37 Santos Dumont Motorista do primeiro automóvel que chegou no Brasil em novembro de 1891, apreciava os carros elétricos.

38 ABVE.org.br 38 Bigga Trattor TXT Carga até 250 kg Pode rebocar 1800 kg no plano Motor: 2 x 1.500W CC Ímã permanente Freio regenerativo Bateria: 4 X (6V/210A) Carregador inteligente: 24V x 30A ou 110/220V ou 380V Autonomia (plano): 8 h Veloc. máx. (1.000 kg): 15 km/h

39 ABVE.org.br 39 Não tem pastilhas de freio Não tem transmissão Muito menos peças de desgaste MANUTENÇÃO MAIS BARATA Carregar uma bateria elétrica é cerca de 5 vezes mais barato do que um botijão de GLP Para elevar, não precisa acelerar GLP X ENERGIA ELÉTRICA MEIO AMBIENTE Não faz barulho Não emite gases Não vaza óleo

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41 ABVE.org.br 41 * Electric Power Research Institute (EPRI) Conversão em oficinas VEH Plug-in em teste

42 ABVE.org.br 42 Cadeira de rodas motorizadas Carga: 70 kg (além do condutor) Motor: 2 de 24V CC, 300 W Autonomia: 25 km Veloc. máx.: 8 km/h PWM - Mosfet, joystick, frenagem regenerativa Bateria: 2 X 12V/45A Carregador: VAC, 24V/4,5A (otimização) S, SX Stand-up

43 ABVE.org.br 43 TidalForce M-750 Autonomia: 32 km Veloc. Máx.: 32 km/h Motor: 750 W, DC, sem escovas, da WaveCrest, localizado no eixo traseiro Baterias: 36V, NiMH, no eixo dianteiro, indicador de carga no guidão Tempo de carga: 3 a 6 h (110 ou 220 V) Várias aplicações, inclusive polícia e segurança TidalForce iO

44 ABVE.org.br 44 Motonetas/triciclos elétricos para entregas em crescimento na Europa: Velocidade máx.: 50 km/h Autonomia: 50 a 100 km

45 ABVE.org.br 45 Tuttotrasporti (Caxias do Sul, RS) Chassis Tutto bi-articulado com 18 metros de comprimento com tração híbrida/gás para 180 passageiros. Híbrido elétrico a diesel (opções: gás natural e gasolina) Transporte de massa para corredores de vias expressas de grandes cidades Plug-in (30 – 35 km autonomia no modo elétrico) Tecnologia: WEG

46 ABVE.org.br 46 Kit de motorização para bicicletas e bicicletas elétricas Aro 26 Motor: 1HP Autonomia: 25 km Veloc. máx.: 22 km/h PWM - Mosfet Bateria: 2 X 12V/17,2A Carregador: VAC, 24V/4,5A (otimização) Recarga da bateria: 3,5 h Mountain bike masculina Mountain bike feminina

47 ABVE.org.br 47 Energia específica (Wh/kg) alta maior autonomia Densidade de energia (Wh/l) alta menor espaço Potência específica (W/kg) alta maior desempenho Ciclo de vida (# de recargas) alto maior vida útil Tempo de recarga baixo mais praticidade Habilidade de trabalhar no frio ou calor extremo Baterias - requisitos para VEs Sistemas de gerência de baterias

48 ABVE.org.br 48 Baterias - requisitos para VEs Pouca manutenção Custo baixo Intercambiabilidade (Substituição por outro modelo/fabricante) Segurança Adequação à aplicação Acelerações, desacelerações, descargas profundas,... Garantia Reciclagem garantida

49 ABVE.org.br 49 Baterias

50 ABVE.org.br 50 Motor díesel: Seleção do ponto ótimo de operação PotênciaPotência (kW) / min ConsumoConsumo (g/kWh) TorqueTorque (Nm) Motor combustão interna - ponto de operação

51 ABVE.org.br 51 Esquema de funcionamento do ônibus elétrico híbrido


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