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A oferta da Eja Crescimento 1997 -2006.

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Apresentação em tema: "A oferta da Eja Crescimento 1997 -2006."— Transcrição da apresentação:

1 A oferta da Eja Crescimento

2 Matrículas de 1ª a 4ª série: de 899,0 mil para 1,4 milhões = crescimento de 65%
Fonte: Inep Censo Escolar

3 Matrículas de 5ª a 8ª série: de 1,3 milhões para 2,0 milhões = crescimento de 54%
Fonte: Inep Censo Escolar

4 Matrículas de Ensino Médio: de 390,9 mil para 1,3 milhões = crescimento de 244%
Fonte: Inep Censo Escolar

5 Alfabetização Fonte: PNAD

6 Condições das escolas que ofertam a EJA (Censo Escolar 2006)
27% contam com bibliotecas 12% têm computadores acessíveis aos alunos Desigualdades regionais: Nordeste – 17% e 5%; Sul – 78% e 33%; Sudeste – 38% e 30%; Norte – 22% e 6% Centro-Oeste – 49% e 20%

7 Jovens e Adultos que estudam não estão só na EJA...
Matrículas de jovens e adultos (pessoas com 15 anos ou mais), segundo tipos de oferta – Brasil, 2006 EJA – Fundamental (presencial) EJA – Fundamental (semi-presencial / presença flexível) EJA – Ensino Médio (presencial) EJA – Ensino Médio (semi-presencial / presença flexível) Total na EJA Ensino Regular 1ª a 4ª séries (alunos com 15 anos ou mais) Ensino Regular 5ª a 8ª séries (alunos com 18 anos ou mais) Ensino Regular Médio (alunos com 25 anos ou mais) Educação Profissional / Nível Médio (alunos com 25 anos ou mais) Educação Especial / EJA 36.953 Educação Especial Regular (alunos com 15 anos ou mais) Total nas demais ofertas Total Geral Fonte: Censo Escolar, 2006

8 As políticas na esfera federal
1997 – 2006 FHC ( ) Lula ( )

9 Alfabetização PAS BA Nasce na Presidênicia; é transferido para Ong.
Inicia-se com articulação com Universidades. Sistema de avaliação desde o início – baixo nível de remodelagem BA Nasce como carro-chefe do MEC; ganha Secretaria; parceria com Ongs descrescente. Plano de criação de rede nacional com liderança de Universidades. Sistema de avaliação e monitoramento mais sofisticado; consultores – nível mais alto de remodelagem

10 Alfabetização: questões a equacionar
Resultados tímidos frente ao esforço. Dificuldade de focalização. Continuidade Alfa – EJA (falta informação). Papel da escola (e dos/as professores/as) como agência de alfabetização X papel da ONGs (educadores/as populares). Inter-setorialidade. Qual a educação que interessa aos mais excluídos? Regime de colaboração (Fed.X Est. X Mun.).

11 Educação básica e profissional
PLANFOR (MTE -1995) Educação profissional de nível básico. PNQ (MTE ) Integração Educação Básica e Profissional; ampliação das cargas horarias; intermediação de mão de obra. Projovem (SG 2005) Integração Educação Básica e Profissional e Ação Comunitária (limites da integração). Proeja (MEC 2006) Integração Educação Básica e Profissional na rede federal / redes estaduais de escolas técnicas (limitação quantitativa). Saberes da Terra (MEC 2005) Integração Educação Básica e Profissional na modalidade EJA (Agricultura familiar).

12 Atenção à diversidade dos educandos
Criação da SECAD Ampliação do Pronera ( ) – ( ) – Saberes da Terra/Projovem Rural Educando para a Liberdade Pescando Letras Alfa-Inclusão, etc...

13 Questões a equacionar:
Atenção às necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. Diversidade no atendimento e no desenho curricular / modalidades. Educação Escolar X Educação Popular. Certificação – Polêmica do ENCCEJA, falta de informação sobre modos de prepração para exames. Regime de colaboração. Financiamento...


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