A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas

2 Avaliação formativa Agentes: solução flexível –Ferramenta de bate-papo Agente desenvolvido –Interface e processo de aprendizagem –Outras características Conclusões Estrutura da apresentação

3 Acompanhamento do aluno durante todo o processo de aprendizagem Em ambientes de EaD o acompanhamento é feito por meio da análise do registro das interações entre os participantes Há um grande volume de informações a ser analisado Avaliação formativa

4 Desenvolvimento de ferramentas para suporte à coleta, identificação, seleção e análise de dados relevantes A relevância de uma informação depende de cada professor, do contexto e dos objetivos de cada curso Fornecer uma solução flexível e adaptável às necessidades e interesses de cada professor Suporte à avaliação formativa

5 Agentes Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas Não há uma definição precisa Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface Atuam como assistentes pessoais e com outros agentes na realização de determinadas tarefas Agentes de interface

6 A Ferramenta de Bate-papo É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos Não há restrições quanto ao conteúdo de uma mensagem

7 Registro do Bate-papo (15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ?

8 Seleção de Registros Aprendizagem por Observação

9 Comentários Selecionados

10

11 Apresentação dos critérios de seleção de um comentário Aprendizagem via feedback

12 Configuração direta do agente Seleção rápida: definir para o agente sempre selecionar certos tipos de mensagens. Ex.: sempre selecionar todas as mensagens do aluno Zé; Autonomia: o agente auto-alimenta a sua base de conhecimentos Múltiplas visões: possibilidade de ver o conjunto de comentários selecionados pelo agente de um outro usuário

13 Conclusões É passível de ser aplicado nas outras ferramentas de comunicação Testes preliminares apontam resultados positivos entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário O objetivo principal foi dar flexibilidade ao usuário de alterar/ajustar a base de conhecimentos do agente

14 Endereços para contato Grupo de pesquisa TelEduc s para contato: Ricardo Luís Lachi: Joice Lee Otsuka: Heloisa Vieira da Rocha:


Carregar ppt "Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google