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Prof. Sergio Roberto Martins

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Apresentação em tema: "Prof. Sergio Roberto Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sergio Roberto Martins (sergio@ens.ufsc.br)
Estruturação parcial do pré-projeto: Parte textual II (Revisão bibliográfica e metodologia) Prof. Sergio Roberto Martins

2 Revisão bibliográfica (histórico do problema)
Estado da arte sobre o tema, revisão de literatura; Embasamento teórico; A voz dos outros autores: aspectos já abordados, lacunas existentes; Distingue secundário do essencial: filtros; Ajuda a delimitar o conteúdo a investigar;

3 Desafios fundamentais
O que ler? –literatura científica (fontes); Onde localizar? – onde estão; Como ler? –efetividade, peculiaridade; Como escrever? –representação, rigor, forma, estilo;

4 Realidade: fatos (coletiva, pública) Dado: apreensão da realidade;
Habilidade da leitura: extração de informações do texto técnico e científico Realidade: fatos (coletiva, pública) Dado: apreensão da realidade; Conhecimento: conjunto dos dados (particular) Signo: representação física da realidade Linguagem: conjunto de signos

5 A linguagem como signo: convencional
Língua falada (sinais sonoros) ou escrita (sinais escritos); Fatos (in)comuns geram dados (in)comuns, e são representados por signos (in)comuns: ex: sinapses, cadeira, compostos químicos de uma cadeira; Conhecimento vulgar, senso comum: não necessita método nem sistematização da observação; Conhecimento científico: sistematização, metódico;

6 Linguagem do conhecimento vulgar (senso comum): literatura geral
Fontes: jornal, romance, novela, revistas de atualidade; Visam proporcionar lazer e informação geral; Lidam com conhecimento assistemáticos e ametódicos; Compostos com base em fatos corriqueiros; Contém palavras, idéias e raciocínios familiares;

7 Linguagem do conhecimento técnico e científico: literatura científica
Escritos com objetivo de ensinar e aprender; Lidam com conhecimento sistematizados e metódicos; Peculiaridade na divisão e distribuição de informações; Compõe-se de dados não cotidianos; Contém palavras, idéias e raciocínios menos familiares; Não dispensa informações e fontes literárias gerais;

8 Fontes da literatura científica: QUEM INDICA?
Contribuições do orientador; Especialistas da área; Matriz de relevância: palavras-chave do tema e bases de dados;

9 Fontes do conhecimento científico
Obras de referência: destinadas ao uso pontual e recorrente (dicionários, enciclopédias, manuais; Periódicos científicos: mais importante (em papel ou eletrônico); Teses e dissertações; Anais de eventos científicos; Periódicos de indexação: índices de resumos e referências (abstracts);

10 Onde as fontes estão armazenadas: base de dados CD-ROM, internete
Internacionais: BIOSIS: Ciências Biológicas 5 milhões de resumos; CAB (Ciências Agrárias): 11 mil periódicos; COMPENDEX (Engenharia e Tecnologia): títulos; GEOREF (Geociências): 2,2 milhões de artigos; Nacional: IBICT (C&T) ( SciELO: Sistemas de busca: Altavista, Yahoo, Google, etc

11 Leitura dos textos técnicos e científicos
Não dispensa informações gerais: Parte pré-textual (capa, folha de rosto); Parte pó-textual (orelha, contra-capa): autoria e data de publicação;

12 Divisão lógica do texto:
Sumário: reconhecimento das diversas partes do trabalho; Títulos e sub-títulos indicam graficamente as partes do assunto tratado; Identificação alfanumérica: letras dos alfabeto e/ou números arábicos e romanos, em sequência;

13 Estrutura lógica do texto
Partes que compõe o texto, sua seqüência (divisões), pertença (conjunto de idéias em cada divisão); Divisão primária (capítulo ou parte), secundária (divisões da divisão primária), terciária; quaternária, quinária; A seqüência alfanumérica em sistema único para indicar a pertença; Unidades de leitura: unidade autônoma de pensamento (lida e entendida isoladamente); ex.: parágrafo.

14 Objetivos da leitura científica
Identificar as informações e os dados constantes do material lido; Estabelecer relações entre as informações e os dados obtidos com o problema proposto; Analisar a consistência das informações e dados apresentados pelos autores;

15 Leitura do material: exploratória, seletiva
Objetiva verificar se a obra consultada interessa ao projeto; Exame da folha de rosto, orelhas, índice, resumo, palavras-chave, notas de rodapé, conclusões, bibliografia; Exige conhecimento do assunto tratado; Permite escolher (selecionar) o material;

16 Leitura do material: analítica e interpretativa
Objetiva ordenar, resumir informações; Evitar pré-julgamento do autor; Leitura integral do texto: visão do todo; Identificação das idéias-chaves; Hierarquização das idéias; Sintetização das idéias; Relacionar a afirmação do autor com o problema em estudo;

17 Análise textual Superar barreiras linguístico-culturais, familiarizar com termos que denominam os fatos da ciência; Leitura rápida: anotar todos elementos desconhecidos e esclarecê-los; Etapa provisória da leitura; Aumenta o domínio do leitor sobre terminologia específica; Constitui percentual reduzido das palavras;

18 Analise temática Entender as idéias apresentadas pelo autor;
Parágrafo: unidade de leitura, menor porção autônoma do texto que permite entendê-lo; Idéia principal: o conteúdo central anunciado pelo autor (título, objetivos, hipoteses); Idéias secundárias: facilitar o entendimento da idéia principal;

19 Registro das informações (leituras)
Resumo: texto com idéias principais do autor com seqüência original de suas idéias; Esquema: formato gráfico hierarquizado; Considerar os objetivos do projeto; Identificar a fonte (obra), título, autor, páginas do texto; Identificar comentários pessoais e transcrições do autor; Fichas de registro de leitura

20 O estilo do texto: qualidades básicas de redação para o leitor (especialista no tema)
Impessoalidade; Objetividade; Clareza; Precisão; Coerência; Concisão; Simplicidade;

21 Precisão e consistência
Cada palavra deve traduzir fielmente o que se quer transmitir; Buscar nomenclatura técnica específica; Evitar adjetivos e advérbios que não expressem exatamente o que se quer dizer (pequeno, boa parte, antigamente); Preferir termos passíveis de quantificação;

22 Impessoalidade, linguagem positiva e modéstia
O texto deve ser impessoal: este projeto, o presente estudo; Evitar referencias pessoais; Usar a forma positiva do verbo: substituir o “não é” pelo “é”; Evitar expressões audaciosas e infundadas;

23 Objetividade, franqueza
Linguagem direta; Não desviar para considerações irrelevantes; Apoiar-se em dados e provas; Evitar opiniões pessoais;

24 Clareza, concretude, decoro
Apresentar idéias sem ambiguidade e sem eufemismos; Evitar duplicidade de interpretação; Usar vocabulário adequado, sem verbosidade e expressões de duplo sentido; Evitar palavras supérfluas; Evitar repetições e detalhes prolixos; Evitar chavões, gírias e palavrões: “com certeza”, “à nível de”, gerúndios (“a gente vai estar fazendo”), etc,

25 Coerência Apresentar idéias numa seqüência lógica;
Cada parágrafo é uma unidade que deve conter uma idéia-núcleo; Os parágrafos devem ter fluência entre si; Redação deve ser uniforme iniciando com verbos ou substantivos;

26 Concisão, brevidade e simplicidade
Texto deve expressar idéias com poucas palavras; Cada período deve envolver no máximo três linhas; Evitar linguagem familiar; Tentar expressar e não impressionar (não complicar); Evitar sinonimismo; Evitar excesso de palavras: verborragismo

27 Citações bibliográficas
Inclusão no texto de informações extraídas de fontes auxiliares; São idéias secundárias com objetivo de sustentar, apoiar, ilustrar as idéias do autor do texto; Normatizadas pela ABNT (NBR 10520:2002); Curtas (até 3 linhas): entram direto no alinhamento normal do texto, como parte do parágrafo, entre aspas; Longas: destacar do parágrafo;

28 Tipos de citações Direta: transcrição literal de um texto ou parte, conservando grafia, pontuações e língua originais; pode se colocar interpolações [! ? sic ]; Indireta (sem aspas): condensação (síntese do texto); paráfrase (recomposição do texto com palavras próprias).

29 Como referenciar no texto: NBR 10520:2002
Sistema autor/data: conta no corpo do texto, como parte da sentença ou entre parênteses ao final do trecho citado. ...de acordo com SOARES (2006) os resíduos sólidos.... Os resíduos sólidos são....(SOARES, 2006)

30 Peculiaridades do sistema autor/data: texto e bibliografia
Autor entidade; Dois autores; Três autores; Mais de três autores: (et alii, et al.) Documentos anônimos; Eventos científicos; Citação de citação; Internet

31 METODOLOGIA: procedimentos (Estudo do método - caminho)
Conjunto de atividades necessárias para obter informações (dados) que permitam atingir os objetivos propostos no projeto: como, onde e com quê? Peculiaridades em função do tipo de pesquisa (documental, bibliográfica, experimental, estudo de caso, etc). Inclui Materiais e Método;

32 Distinção entre Metodologia e Método (Demo, 1992)
Metodologia: ‘é o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para fazer ciência” ; Permite explicar não só resultado científico mas também toda sua construção; Compreende métodos e técnicas para fazer a pesquisa e a empiría (realidade onde o problema está contextualizado; Método: instrumento básico para alcançar objetivos pré-estabelecidos pelo pesquisador (delineamento, modo de abordar o fenômeno em estudo);

33 Estratégias para a execução do projeto
Indicação dos métodos e técnicas para a coleta de dados, e dos materiais utilizados; Seleção e localização das fontes de informação: bibliográfica e/ou de campo; Configuração do universo de pesquisa e da técnica de amostragem; Indicação da análise e interpretação dos dados;

34 Elementos fundamentais da metodologia
Tipo de estudo: tipo de pesquisa quanto a sua natureza (exploratória, descritiva, etc.) e delineamento/método (experimental, bibliográfica, estudo de caso, etc) Local de observação: contexto; Fontes de informação: o que será consultado, quem fornece dados, critérios de escolha, características, materiais; População e amostra: universo a ser estudado, extensão, como será selecionada; Técnica de coleta e analise de dados: modelos de questionários, testes, escalas, tipos de entrevista e de observação; procedimentos estatísticos, análise conteúdo e de discurso, etc. Controle de variáveis: equipamentos, instrumentos, período de observação, modo de observação;

35 O método científico Observar ou realizar experimentações a partir das grandezas que constituem o fenômeno; Variáveis: grandezas que podem variam (ao longo do tempo ou de caso a caso); Constantes: grandezas que para fins práticos não variam;

36 Varáveis: Y= f.X Independente (X):
Se introduz propositalmente para verificar suas variações em relação a outras variáveis; Permite realizar previsões e/ou obter resultados; Ocorrem por ações do pesquisador;

37 Varáveis: Y= f.X Dependente (Y):
Se deseja verificar seu comportamento em função das variáveis independentes; É o que se deseja prever ou obter como resultado; Revelam o resultado do experimento;

38 Variáveis de controle Interferem que interferem no modelo;
Ocorrem ocasionalmente e interferem no resultado do experimento; Devem e podem ser controladas;

39 Variável interveniente
Afeta o fenômeno observado; Não pode ser controlado nem medido;

40 Exercício teórico-prático Quanto à Revisão Bibliográfica
Como você está identificando as fontes de literatura científica que embasará seu projeto? Construa uma matriz de relevância (cruzamento entre palavras-chave e base de dados). Explicite a(s) base(s) de dados e o(s) tipo(s) de fontes utilizados;

41 Exercício teórico-prático Quanto à Revisão Bibliográfica
3. Selecione um texto e identifique no seu resumo: Elementos desconhecidos: Esclareça os elementos desconhecidos: Faça o registro das informações: ficha de leitura;

42 Exercício teórico-prático Quanto à Revisão Bibliográfica
4. Exemplifique tipos de citações do texto (uma de cada): Curta: Longa: Direta: Indireta condensada: Indireta paráfrase:

43 Exercício teórico-prático Quanto à Metodologia
Identifique os elementos apresentados na metodologia do trabalho.


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