A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Guilherme Leite da Silva Dias, FEA/USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Guilherme Leite da Silva Dias, FEA/USP."— Transcrição da apresentação:

1 Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Guilherme Leite da Silva Dias, FEA/USP

2 Tópicos relevantes: Renegociação das Dívidas: tratando os sintomas e não a causa da doença. A atual volatilidade dos preços no mercado internacional deve persistir até que os principais paises produtores concordarem sobre uma revisão nas regras da OMC. Com preços de energia elevados (petróleo acima de US$ 80/barril) a demanda por biocombustíveis é muito elevada e deslocará fatores de produção da oferta de alimentos. Painel de Política Agrícola- Sober 2008

3 Renegociação das Dívidas: tratando os sintomas e não a causa da doença. O volume de credito não é a restrição fundamental sobre o aumento da produção, mas o maior acesso a mercados e a existência de arranjos contratuais eficientes dentro da cadeia produtiva. É assim que se pode garantir segurança aos investimentos e rentabilidade com uma maior participação no valor adicionado da cadeia produtiva.

4 Painel de Política Agrícola- Sober 2008 A atual volatilidade dos preços no mercado internacional deve persistir até que os principais paises produtores concordarem sobre uma revisão nas regras da OMC. Hoje as regras estabelecidas não permitem a aquisição de produtos acima do preço de fronteira quando os estoques mundiais estiverem abaixo de um certo limite de segurança.

5 Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Com preços de energia elevados (petróleo acima de US$ 80/barril) a demanda por biocombustíveis é muito elevada e deslocará fatores de produção da oferta de alimentos. um crescimento no preço de energia contamina todos os preços da cadeia agroindustrial.É inevitável, portanto que temos de concentrar nossa atenção no quadro de grandes inovações tecnológicas combinadas com uma restrição na ambição de reprodução incontrolada dos padrões de consumo dos paises mais ricos e dos emergentes o que requer um ambiente regulatório muito bem concebido para restringir os efeitos mais indesejáveis desta trajetória e acelerar o processo de inovação requerido com incentivos bem definidos.


Carregar ppt "Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Guilherme Leite da Silva Dias, FEA/USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google