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Pintura Pós-impressionista

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Apresentação em tema: "Pintura Pós-impressionista"— Transcrição da apresentação:

1 Pintura Pós-impressionista
A pintura como mundo próprio

2 O triunfo dos pontos: pontilhismo
pontilhismo (definição) 1.técnica de pintura e desenho em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos. 2.escola de pintura, desenvolvida nas duas últimas décadas do sXIX, que preconizava o uso dessa técnica, com pontos de cores básicas entremeados, para produzir as cores secundárias no olho do espectador; divisionismo, neoimpressionismo [Seurat e Signac foram os maiores expoentes do pontilhismo.].

3 George Seurat –

4 Georges Seurat ( ), pode ser considerado o iniciador do Pontilhis e sua contribuição consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.

5 Paul Signac

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7 O impressionismo e a fotografia

8 Muybridge: “pai” da imagem em movimento

9 Polêmica entre artistas e fotógrafos
Conhecimentos da psicologia da percepção A pintura como representação: distanciamento do objeto O ponto: radicalização da pintura como objeto Cores puras

10 Paul Cézanne –1839-1906 “pai da arte moderna”

11 Influências: Rubens, Poussin e Dealcroix
Conviveu com Renoir, Monet e Degas. Não há ilusão de luz Realidade visível paralisada Preparou o terreno para o cubismo e a arte abstrata Retratou a paisagem a partir de diferentes perspectivas: sem precisão naturalista Volume criado por meio dos contrastes das cores Precisão de contrastes secundárias, assim como de perspectivas.

12 Partindo do Impressionismo, Cézanne desenvolveu novas formas de expressão artística. É considerado o grande mestre do pós-impressionismo e, ao mesmo tempo, um individualista e inovador que vai inspirar os seus posteriores: cubistas, fauvistas, expressionistas.

13 Impressionismo: abundância de luz
Cézanne: reproduziu a realidade visível “paralisada”, recorrendo raramente a efeitos de profundidade. Simplificou os objetos representados, reduzindo-os a formas básicas elementares, como esferas, cubos e cilindros. Assim, preparou o terreno para o cubismo e a arte abstrata do século XX. A-C. Krausse. História da pintura. P. 77

14 Natureza morta com cebolas
1904/06

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18 “As diferentes naturezas mortas de Cézanne, nas quais o conjunto de objetos da vida cotidiana adquire uma importância central, perdem sua função trivial para serem monumentalizados.”

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20 Château-Noir ( ) Cézanne tentou captar essa montanha e a paisagem ao redor a partir de diferentes perspectivas. Os prolongamentos acidentados deste imponente maciço montanhoso dão vida à paisagem representada nos seus quadros, mas não denotam precisão naturalista. Cézanne pretendia utilizar os meios da arte para representar a força criadora e a intensidade da natureza, sem querer imitá-la.

21 Vincent Van Gogh –

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23 Auto-didata Precursor da pintura moderna. Precursor do Expressionismo.

24 Comedores de batatas 1885

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26 “Nos seus quadros criou espaços cuja impressão de profundidade não derivava de uma aplicação correta das formas do ponto dde vista da perspectiva, mas sim dos intensos contrastes de cores. A acentuação dos objetos e das figuras e a tentativa de destacar a essência e as características das personagens e objetos representados, incitaram van Gogh a deformar os objetos e espaços sugestivos.” Krausse, p. 79

27 Campo de trigo com sol nascente
1889

28 Noite estrelada

29 Paul Gaugin –

30 “Não imitem demais a natureza. A obra de arte é uma abstração.”
Dizia Paul Gauguin aos impressionistas

31 Pinturas no Pacífico (Taiti)
Arearea 1896

32 Pierre Bonnard

33 Henri Rousseau –


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