A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO ATIVIDADES 2000 Reunião com Associados Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social 14 de Dezembro de 2000.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO ATIVIDADES 2000 Reunião com Associados Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social 14 de Dezembro de 2000."— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO ATIVIDADES 2000 Reunião com Associados Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social 14 de Dezembro de 2000

2 Apresentação 4 Desafios, Conquistas e Insucessos de 2000 Instituto Ethos: 4 Visão dos associados 4 Visão da equipe

3 4 Conhecimento do comportamento do consumidor brasileiro em relação à RS das empresas; l Portal do Consumo Responsável 4Suplemento Emp.&Com. e coluna RSE-J. Valor (mensal) 4Consumidor Moderno (mensal) 4Guia Exame (ed. especial) 4Campanha na mídia sobre RS 4Relacionamento permanente com 400 jornalistas 4Rede de 100 jornalistas; 4Rede Iniciativa (Ag. Estado/ANDI/FABRINQ/I.ETHOS) 4 Debate público do tema RS Sociedade em Geral 4 Maior espaço na mídia para a RSE 4111 faculdades/univers. aderiram ao Prêmio Ethos-Valor 421Eventos e 160 Palestras Mais de 150 entrevistas e 4 Coletivas de imprensa 4Fórum de líderes sociais Conquistas e Insucessos de 2000

4 Empresas Maior interesse no tema 4 participação na Conferência (420 e 100 em lista) 4 aumento das demandas de publicações,e consultas à equipe e ao site Conquistas e Insucessos de 2000 Maior comprometimento c/o tema 4 Resposta ao Guia Exame (250 empresas) 4 Resposta dos Indicadores Ethos de RS (73 empresas) 4 Adesão ao Global Compact (206 empresas) 4 Mais 130 empresas se associaram ao Instituto (total de 341 associados: 44% G, 36% M, 20% P) 4 28 empresas patrocinam e/ou apoiam projetos do Instituto (R$ 948 mil)

5 Aumento das práticas de RS casos divulgados no site e em publicações do Instituto; 4 Utilização dos indicadores Ethos de RS no planejamento estratégico das empresas 4 Reprodução da publicação RS no processo eleitoral Atividades não realizadas 4 Envolvimento de pequenas empresas; 4 Rede de parceiros; Atividades mal sucedidas 4 Grupos temáticos Empresas Conquistas e Insucessos de 2000

6 Instituto Ethos Ampliação do reconhecimento internacional do Instituto Conquistas e Insucessos de 2000 Escolhido para sediar o evento Global Compact 2001 (das 300 empresas que aderiram, 206 são brasileiras); Sediar EMPRESA no período 20001/2002 Criada a Transparência Brasil; Alterada a condição de associada para parceira do BSR Participação no Conselho do Accountability; Participação no Comitê do GRI; Participação nos Conselhos do SA8000 e Integreted Standard (continuidade)

7 Instituto Ethos Ampliação da capacidade operacional do Instituto Conquistas e Insucessos de 2000 Ampliada a infra-estrutura e a equipe de 11 para 18 pessoas Reestruturado o sistema contábil e auditoria em curso; Aprimoramento das rotinas de planejamento e gerenciamento; Auto-aplicação dos Indicadores Ethos de RSE Atividades previstas e não realizadas: Produção de conhecimentos e informações referenciais de RS 4 9 publicações com tiragem média de Indicadores Ethos de RS 4 Iniciada a elaboração do modelo de balanço social Constituição da rede de voluntários; Ampliação da participação dos Conselheiros

8 Instituto Ethos Conquistas e Insucessos de 2000 Em 11 dos 26 Estados não temos associados (6N,4 NE,e1CO); 11 Estados tiveram participação na conferencia 99 e 14 em 2000; SP teve participação de 73% na Conferência 99 e 59% em 2000;

9 Visão dos Associados Questionários respondidos: 84 de 340 empresas - 25% A amostra permite uma análise por porte das empresas associadas mas não por região.

10 AcertosDeve Melhorar Publicações Regionalização e descentralização das ações e serviços Opiniões gerais Visão dos Associados Divulgação do tema e de casos concretos Aproximar e criar identificação com os associados Campanha de mídia, sensibilização e conscientização dos empresários Fortalecer rede de contato e troca de experiências entre empresas

11 Atividades mais importantes do Instituto Ethos As publicações são as atividades mais valorizadas para as grandes empresas. Para as médias são as campanhas e para as pequenas é pautar a mídia. 4Publicações 14% 4Indicadores de RSE 13% 4Pautar a mídia 13% 4Campanha na mídia 13% 4Conferência 9% 4Formação de Rede 9% 4Reunião com associados 9% 4Divulgar cases de empresas 8% Visão dos Associados

12 Avaliação do atendimento da equipe do Instituto Ethos Facilidade de acesso à equipe Qualidade do atendimento Qualidade de orientação Agilidade no envio de materiais Agendamento de reuniões Atendimento das expectativas Ótimo e Bom Regular e Ruim % Visão dos Associados

13 As publicações foram aprovadas com índice médio de 75% (notas maiores ou igual a 4). Entretanto alguns aspectos requerem revisão: A fluidez do texto merece uma atenção geral no conjunto das publicações. Visão dos Associados Diretório de Associados Empresas de Futuro Reflexão Crenças e Riquezas Reflexão A generosidade (...) Form. e implant de código de ética A RS - Processo eleitoral ConteúdoUtilidadeApresent.

14 Avaliação das reuniões e do site do Instituto Ethos Visão dos Associados As reuniões tiverem um índice médio de aprovação de 50%, sendo a integração o item de menor aprovação. Destaca-se também o fato de 33% não terem respondido. O site teve um índice médio de aprovação de 85%. A facilidade de encontrar informações desejadas teve menor aprovação (75%).

15 Porque se associou Visão dos Associados

16 Benefícios da associação ao Instituto Ethos Visão dos Associados

17 Eficácia das formas de Captação A iniciativa é motivada em primeiro lugar (49%) pela divulgação das atividades do Instituto na mídia e, em segundo, pela participação na Conferência (23%) 82% foram convidadas pela Diretoria e 14% pelo Conselho Visão dos Associados

18 Como as empresas participam das atividades do Instituto Ethos Os dados acima refletem, principalmente, o comportamento das grandes empresas. As empresas médias tem maior participação nas reuniões e eventos do que na conferência, enquanto que as pequenas consultam mais a equipe do Instituto. Visão dos Associados Consulta às publicações Apresentação do Ethos às outras empresas Participação na Conferência Nacional 2000 Apresentação de case da empresa ao Ethos Colaboração com patrocínio ou apoio Adesão ao Global Compact Índice de participação % Índice de não participação

19 Participação desejada pelas empresas nas atividades do Instituto Ethos Visão dos Associados

20 Visão da equipe do Instituto Ethos 3Consolidar o Ethos como Centro de Referência e Excelência no tema da Responsabilidade Social 3Fortalecer e ampliar as práticas de Responsabilidade Social das empresas

21 Visão da equipe Aprimorar: 3articulação nacional e internacional com atores diversos; 3visão global das atividades econômicas e sociais; 3antecipação de tendências e identificação de oportunidades; 3Credibilidade e fundamentação na argumentação e mobilização; 3agregação de valor social às atividades empresariais; 3agilidade na reunião e distribuição de informações; Atenção especial para: 3Crescimento dovolume de demandas x adequação organizacional; 3Sustentabilidade financeira; 3Rápido crescimento da equipe; 3Focalização das ações e projetos; 3compartilhamento dos valores de RSE pela equipe. Considerando as ameaças, oportunidades, fragilidades e competências essenciais,


Carregar ppt "RELATÓRIO ATIVIDADES 2000 Reunião com Associados Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social 14 de Dezembro de 2000."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google