A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem Úgna Pereira Martins - IESB Onília Cristina de Souza Almeida - SENAI 03/09/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem Úgna Pereira Martins - IESB Onília Cristina de Souza Almeida - SENAI 03/09/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem Úgna Pereira Martins - IESB Onília Cristina de Souza Almeida - SENAI 03/09/2010

2 A APRESENTA Ç ÃO Exposição acerca do projeto de aplicação de um curso a distância de formação continuada para os docentes do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Federal que atuarão como tutores no ambiente virtual de aprendizagem.

3 Curso on-line de Forma ç ão Continuada para Docentes com ênfase na Avalia ç ão Formativa da Aprendizagem. Para 70 docentes efetivos que atuam no ensino t é cnico-profissional e na qualifica ç ão do SENAI-DF, unidades de Taguatinga, Bras í lia e Gama. Com carga horária de quarenta (40) horas. O PROJETO DE APLICA Ç ÃO

4 62% sexo masculino. Predomina a faixa etária de 30 a 39 anos (29%), de 20 a 29 anos e de 40 a 49 (17% cada). O maior percentual de docentes atua na qualificação profissional, inicial ou continuada (28%). Seguido pela educação profissional técnica de nível médio (25%) e os demais atuam na aprendizagem industrial (17%). PERFIL DOS DOCENTES

5 Fonte: Pesquisa de Perfil dos Docentes do SENAI-DF

6 A maioria tem mais de 6 anos de tempo de trabalho na instituição (37%), seguido pelo tempo de 2 a 5 anos (24%). 47% possuem acesso a internet banda larga em suas residências; sendo que 18% deles não possuem. Os docentes utilizam com frequência o computador no ambiente de trabalho todos os dias (63%). A maioria utiliza software voltado a área de atuação (48%). PERFIL DOS DOCENTES

7 39% afirmam ter disponibilidade de tempo para estudos no ambiente de trabalho, cerca de 1 a 4 horas por semana e 30% afirmam que não. Quando perguntados sobre a disponibilidade de tempo para estudos fora do ambiente de trabalho, a maioria afirma ter de 1 a 4 horas (43%). Apenas 14% dos docentes realizaram cursos a distância nos últimos dois anos. 87% não esta capacitado para atuarem em cursos a distância. PERFIL DOS DOCENTES

8 O SENAI: Missão e a premissa de excelência Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. CONTEXTUALIZA Ç ÃO

9 O SENAI: Pedagogia das Competências: princ í pios privilegiar metodologias ativas centradas no sujeito que aprende; deslocar o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender; valorizar o docente no papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem; enfatizar a importância do planejamento sistemático das atividades pedagógicas. CONTEXTUALIZA Ç ÃO

10 O SENAI: Hoje h á uma Rede SENAI consolidada de EaD e a tendência é o crescimento das pr á ticas educativas nesta modalidade. CONTEXTUALIZA Ç ÃO

11 1) a avaliação é parte inerente dos processos de ensinar e aprender na abordagem de competências, pois, não basta trabalhar para que se desenvolva competências, faz parte do processo educativo nesta perspectiva avaliar se tais competências (básicas, específicas e de gestão) foram desenvolvidas ou identificar até que ponto se desenvolveu determinada competência; JUSTIFICATIVA

12 2) não é qualquer avaliação que serve a essa abordagem; é necessário avaliar diagnosticamente, formativamente e somativamente, sendo que deverá ser enfatizada a avaliação formativa, processual e mediadora. JUSTIFICATIVA

13 OBJETIVO GERAL DO CURSO Ao final do curso os participantes deverão: Demonstrar condições de planejar, elaborar e aplicar instrumentos de avaliação que possibilitem o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem na abordagem de competências, privilegiando a avaliação formativa, processual e mediadora.

14 OBJETIVOS ESPEC Í FICOS DO CURSO 1. Construir ou fortalecer entendimento de que a avaliação é parte inerente dos processos de ensinar e aprender na abordagem de competências. 2. Rever os métodos de avaliação da aprendizagem utilizados geralmente. 3. Aperfeiçoar as práticas avaliativas vivenciando situações de planejar, elaborar e aplicar instrumentos de avaliação que possibilitem o desenvolvimento e a verificação de aprendizagens segundo um perfil profissional.

15 OBJETIVOS ESPEC Í FICOS DO CURSO 4. Experimentar, no próprio ambiente do curso, diferentes tipos de procedimentos e instrumentos de avaliação formativa da aprendizagem. 5. Experienciar a aprendizagem on-line e: 5.1 reconhecer especificidades e vantagens dessa modalidade de formação; 5.2 desenvolver competências básicas para futura atuação como docente on-line no ambiente educacional Moodle.

16 ALGUNS DETALHES DO CURSO O curso será composto por 5 MÓDULOS: MÓDULO 0: Introdução ao curso e familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle MÓDULO 1: Conceitos básicos sobre avaliação da aprendizagem na abordagem de competências Pressupostos e concepções de avaliação Funções da avaliação A avaliação na pedagogia das competências e a função formativa MÓDULO 2: A prática avaliativa desenvolvida nas instituições educativas atualmente

17 ALGUNS DETALHES DO CURSO Ações de avaliação que tem sido colocadas em prática Práticas inovadoras Dificuldades/problemas enfrentados e as alternativas possíveis MÓDULO 3: Etapas de um processo de avaliação A etapa do planejamento Alguns instrumentos de avaliação: diferentes tipos Os critérios avaliativos Os resultados MÓDULO 4: Fechamento e avaliação do curso

18 ALGUNS DETALHES DO CURSO Composição da estrutura do curso no Moodle: aula virtual: em adobe flash: apresentação do conteúdo do curso com recursos de áudio e vídeo; material didático para impressão: versão para impressão; atividades de aprendizagem: leitura e interpretação de textos, produção de texto coletivo (wiki), estudo de caso, oficina, porta-fólio, dentre outros; Fórum: atividade assíncrona, para discussão pelos participantes; auto e heteroavaliação.

19 ALGUNS DETALHES DO CURSO foi prevista uma dedicação diária de uma (1) hora, de segunda a sexta-feira; as turmas terão aproximadamente 30 alunos; o curso será ofertado em 3 momentos distintos e subsequentes.

20 OS DESAFIOS 1. um curso on-line baseado em uma pedagogia diferenciada; 2. o tratamento da temática avaliação em uma perspectiva inovadora; 3. a avaliação contínua com base no desenvolvimento das competências; 4.a necessária composição de uma equipe multiprofissional; 5.a inexperiência dos participantes com o processo de ensino e aprendizagem em um AVA.

21 ...S ó o futuro poder á mostrar acertos e erros. Por acreditarmos no futuro, seguiremos nossa convic ç ão, deixando sempre a possibilidade de corre ç ão, por é m nunca deixando de ter a certeza de um amanhã melhor. S é rgio Amoroso (Funda ç ão Orsa) Obrigada pela atenção!!! Úgna Pereira Martins


Carregar ppt "Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem Úgna Pereira Martins - IESB Onília Cristina de Souza Almeida - SENAI 03/09/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google