A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem
Úgna Pereira Martins - IESB Onília Cristina de Souza Almeida - SENAI 03/09/2010

2 A APRESENTAÇÃO Exposição acerca do projeto de aplicação de um curso a distância de formação continuada para os docentes do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Federal que atuarão como tutores no ambiente virtual de aprendizagem.

3 O PROJETO DE APLICAÇÃO Curso on-line de Formação Continuada para Docentes com ênfase na Avaliação Formativa da Aprendizagem. Para 70 docentes efetivos que atuam no ensino técnico-profissional e na qualificação do SENAI-DF, unidades de Taguatinga, Brasília e Gama. Com carga horária de quarenta (40) horas.

4 PERFIL DOS DOCENTES 62% sexo masculino.
Predomina a faixa etária de 30 a 39 anos (29%), de 20 a 29 anos e de 40 a 49 (17% cada). O maior percentual de docentes atua na qualificação profissional, inicial ou continuada (28%). Seguido pela educação profissional técnica de nível médio (25%) e os demais atuam na aprendizagem industrial (17%).

5 Fonte: Pesquisa de Perfil dos Docentes do SENAI-DF

6 PERFIL DOS DOCENTES A maioria tem mais de 6 anos de tempo de trabalho na instituição (37%), seguido pelo tempo de 2 a 5 anos (24%). 47% possuem acesso a internet banda larga em suas residências; sendo que 18% deles não possuem. Os docentes utilizam com frequência o computador no ambiente de trabalho todos os dias (63%). A maioria utiliza software voltado a área de atuação (48%) .

7 PERFIL DOS DOCENTES 39% afirmam ter disponibilidade de tempo para estudos no ambiente de trabalho, cerca de 1 a 4 horas por semana e 30% afirmam que não. Quando perguntados sobre a disponibilidade de tempo para estudos fora do ambiente de trabalho, a maioria afirma ter de 1 a 4 horas (43%). Apenas 14% dos docentes realizaram cursos a distância nos últimos dois anos. 87% não esta capacitado para atuarem em cursos a distância .

8 CONTEXTUALIZAÇÃO O SENAI: Missão e a premissa de excelência Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

9 CONTEXTUALIZAÇÃO O SENAI: Pedagogia das Competências: princípios
• privilegiar metodologias ativas centradas no sujeito que aprende; • deslocar o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender; • valorizar o docente no papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem; • enfatizar a importância do planejamento sistemático das atividades pedagógicas.

10 CONTEXTUALIZAÇÃO O SENAI: Hoje há uma Rede SENAI consolidada de EaD e a tendência é o crescimento das práticas educativas nesta modalidade.

11 JUSTIFICATIVA 1) a avaliação é parte inerente dos processos de ensinar e aprender na abordagem de competências, pois, não basta trabalhar para que se desenvolva competências, faz parte do processo educativo nesta perspectiva avaliar se tais competências (básicas, específicas e de gestão) foram desenvolvidas ou identificar até que ponto se desenvolveu determinada competência;

12 JUSTIFICATIVA 2) não é qualquer avaliação que serve a essa abordagem; é necessário avaliar diagnosticamente, formativamente e somativamente, sendo que deverá ser enfatizada a avaliação formativa, processual e mediadora.

13 OBJETIVO GERAL DO CURSO
Ao final do curso os participantes deverão: Demonstrar condições de planejar, elaborar e aplicar instrumentos de avaliação que possibilitem o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem na abordagem de competências, privilegiando a avaliação formativa, processual e mediadora.

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Construir ou fortalecer entendimento de que a avaliação é parte inerente dos processos de ensinar e aprender na abordagem de competências. Rever os métodos de avaliação da aprendizagem utilizados geralmente. Aperfeiçoar as práticas avaliativas vivenciando situações de planejar, elaborar e aplicar instrumentos de avaliação que possibilitem o desenvolvimento e a verificação de aprendizagens segundo um perfil profissional.

15 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Experimentar, no próprio ambiente do curso, diferentes tipos de procedimentos e instrumentos de avaliação formativa da aprendizagem. Experienciar a aprendizagem on-line e: 5.1 reconhecer especificidades e vantagens dessa modalidade de formação; 5.2 desenvolver competências básicas para futura atuação como “docente on-line” no ambiente educacional Moodle.

16 ALGUNS DETALHES DO CURSO
O curso será composto por 5 MÓDULOS: MÓDULO 0: Introdução ao curso e familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle MÓDULO 1: Conceitos básicos sobre avaliação da aprendizagem na abordagem de competências Pressupostos e concepções de avaliação Funções da avaliação A avaliação na pedagogia das competências e a função formativa MÓDULO 2: A prática avaliativa desenvolvida nas instituições educativas atualmente

17 ALGUNS DETALHES DO CURSO
Ações de avaliação que tem sido colocadas em prática Práticas inovadoras Dificuldades/problemas enfrentados e as alternativas possíveis MÓDULO 3: Etapas de um processo de avaliação A etapa do planejamento Alguns instrumentos de avaliação: diferentes tipos Os critérios avaliativos Os resultados MÓDULO 4: Fechamento e avaliação do curso

18 ALGUNS DETALHES DO CURSO
Composição da estrutura do curso no Moodle: aula virtual: em adobe flash: apresentação do conteúdo do curso com recursos de áudio e vídeo; material didático para impressão: versão para impressão; atividades de aprendizagem: leitura e interpretação de textos, produção de texto coletivo (wiki), estudo de caso, oficina, porta-fólio, dentre outros; Fórum: atividade assíncrona, para discussão pelos participantes; auto e heteroavaliação.

19 ALGUNS DETALHES DO CURSO
foi prevista uma dedicação diária de uma (1) hora, de segunda a sexta-feira; as turmas terão aproximadamente 30 alunos; o curso será ofertado em 3 momentos distintos e subsequentes.

20 OS DESAFIOS um curso on-line baseado em uma pedagogia diferenciada;
o tratamento da temática avaliação em uma perspectiva inovadora; a avaliação contínua com base no desenvolvimento das competências; a necessária composição de uma equipe multiprofissional; a inexperiência dos participantes com o processo de ensino e aprendizagem em um AVA.

21 “. Só o futuro poderá mostrar acertos e erros
“...Só o futuro poderá mostrar acertos e erros. Por acreditarmos no futuro, seguiremos nossa convicção, deixando sempre a possibilidade de correção, porém nunca deixando de ter a certeza de um amanhã melhor”. Sérgio Amoroso (Fundação Orsa) Obrigada pela atenção!!! Úgna Pereira Martins


Carregar ppt "Formação de tutores com ênfase na avaliação formativa da aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google