A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade O Turismo e os Direitos do Consumidor Comitê de Políticas para os Consumidores - ISO/Copolco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade O Turismo e os Direitos do Consumidor Comitê de Políticas para os Consumidores - ISO/Copolco."— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade O Turismo e os Direitos do Consumidor Comitê de Políticas para os Consumidores - ISO/Copolco Ações de Educação para o Consumo - A Experiência do Inmetro 22 de maio de 2007 Salvador/BA

2 Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade. Missão do Inmetro Nosso principal produto CONFIANÇA

3 Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Ponto Focal de Barreiras Técnicas Acreditação de Organismos e Laboratórios Avaliação da Conformidade Educação para Metrologia e Qualidade As atividades do Inmetro impactam de forma ampla o cotidiano do país. Inmetro - Principais Atividades

4 Fortalecimento do mercado interno Proteção do consumidor Competitividade da empresa brasileira Aumento das exportações Fortalecimento da concorrência Desenvolvimento industrial e tecnológico As ações do Inmetro propiciam: O Inmetro está presente em todos os estados do Brasil.

5 Estudo de 4 anos sobre o comportamento de 10 nações que, juntas, detêm 50% das exportações mundiais. O mercado interno exigente é um dos principais fatores que leva uma nação a ser competitiva. (Michael Porter - A Vantagem Competitiva das Nações) O consumidor como indutor do processo de melhoria da qualidade. Educação para a Metrologia e Qualidade

6 Para exercer a sua função de indutor do processo de melhoria da qualidade, o consumidor precisa ter a sua disposição uma ferramenta fundamental...

7 ... a INFORMAÇÃO!!!

8 consiste no fato de uma das partes envolvidas em uma negociação dispor de mais informação que a outra; aquele que possui a informação mais completa leva vantagem; um conjunto de problemas que resulta na ineficiência de toda a atividade econômica; induz o consumidor a uma escolha errada; propicia a criação de um ambiente de concorrência desleal no mercado. Assimetria de Informação

9 Ações voltadas para a Orientação e Incentivo à Qualidade - Objetivos manter o consumidor informado a respeito da tendência da qualidade de produtos e serviços; capacitar o consumidor a tomar adequadas decisões de compra, uso e descarte de produtos, levando em consideração outros atributos do produto, além do preço; tornar o consumidor um indutor do processo de melhoria da qualidade de produtos e serviços; aumentar a competitividade da indústria nacional; apoiar o setor produtivo brasileiro no aperfeiçoamento do produto nacional, com foco no mercado interno e no acesso a novos mercados

10 11 anos de parceria com o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão divulgações através de páginas de jornais e revistas especializadas na defesa do consumidor 245 produtos/serviços analisados marcas analisadas 900 minutos de divulgação 48% do total de marcas analisadas consideradas não conformes 124 ações de melhoria da qualidade negociadas com os diferentes atores envolvidos - certificação compulsória, criação/revisão de normas técnicas, criação de programas setoriais de qualidade, ação de autoridades regulamentadoras,... Programa de Análise de Produtos

11 5 anos de lançamento parceria com IDEC, DPDC e Fórum Nacional dos Procons 9,14 milhões de acessos 21,8 milhões de páginas visualizadas de sites divulgadores 5 pontos na avaliação de relevância do Google 1ª referência do Google quando a palavra procurada é consumidor - o resultado da busca oferece mais de 29 milhões de referências diversidade de serviços oferecidos - ferramenta de busca, notícias, enquetes, chats, hospedagem de sites,... site acessível aos portadores de necessidades especiais - seja física ou tecnológica Portal do Consumidor

12 6 anos de lançamento foco na disseminação de conhecimentos sobre a atividade de Avaliação da Conformidade - conceitos, objetivos, importância e benefícios 38 títulos de materiais produzidos para diferentes públicos e em diferentes formatos (cartilhas em quadrinhos, folderes com informações técnicas, vídeos, releases para a imprensa,...) 150 mil materiais distribuídos em 2006 a distribuição abrange todos os estados brasileiros Produção de Material Informativo

13 Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo 5 anos de lançamento coleção Educação para o Consumo Sustentável, em parceria com o IDEC - 4 livros, 5 temas: Publicidade, Ética, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Direitos do Consumidor público-alvo: sociedade civil organizada 25 cursos realizados multiplicadores formados 17 estados brasileiros atingidos exemplos de resultados qualitativos: inserção do tema no currículo escolar do sistema municipal e estadual de ensino, criação de fóruns de defesa do consumidor, uso do material didático em escolas, criação do Fórum Nacional de Multiplicadores em Educação para o Consumo, na Internet.

14 Selos de Identificação da Conformidade Portaria Inmetro nº 73/2006 Informação mais qualificada para o consumidor Combate ao uso abusivo e indevido da marca do Inmetro ANTES DEPOIS

15 O desafio é do tamanho do Brasil!!!!

16 Resultados da Pesquisa IBOPE 65% da população conhece o Inmetro. 89% dos que conhecem, confiam. 86% da população com nível superior, confia. Reconhecimento do Inmetro Inmetro Em 2005 e 2006, considerado pelo Idec como a autoridade regulamentadora que melhor atua em prol do consumidor.

17

18 Diretoria da Qualidade Sítio do Inmetro Central de Atendimento ao Consumidor Portal do Consumidor OBRIGADO!!! Contatos


Carregar ppt "Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade O Turismo e os Direitos do Consumidor Comitê de Políticas para os Consumidores - ISO/Copolco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google