A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO REGIONAL O DIREITO DE APRENDER: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, PARAÍBA E PERNAMBUCO 09 e 10 de novembro de 2010 Recife - Pernambuco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO REGIONAL O DIREITO DE APRENDER: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, PARAÍBA E PERNAMBUCO 09 e 10 de novembro de 2010 Recife - Pernambuco."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO REGIONAL O DIREITO DE APRENDER: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, PARAÍBA E PERNAMBUCO 09 e 10 de novembro de 2010 Recife - Pernambuco

2

3 “Nascer é ingressar em um mundo no qual
estar-se-á submetido à obrigação de aprender. Ninguém pode escapar dessa obrigação, pois o sujeito só pode “tornar-se” apropriando-se do mundo.” CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.59.

4 “A educação, dever da família e do Estado inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Lei 9394/96, Art.2º.

5 PRAZER DE APRENDER

6 Hans Castorp, personagem de Thomas Mann em A montanha Mágica.
“[...] quando a gente tem interesse por alguma coisa, não tarda em compreendê-la, não é?” Hans Castorp, personagem de Thomas Mann em A montanha Mágica.

7 O Semiárido Brasileiro: Lugar de Vida

8 “O lugar tem uma história humana e um passado geológico; ele é parte de um ecossistema com uma variedade de microssistemas, é uma paisagem com uma flora e uma fauna particulares. Os seus habitantes fazem parte de uma ordem social, econômica e política: eles exportam fontes de energia, água e detritos; estão ligados a outros lugares por incontáveis vínculos. (Lugar e Pedagogia de David W. Orr)

9 “Um dos saberes fundamentais à minha
prática educativo-crítica é o que me adverte da necessária promoção da curiosidade espontânea para a curiosidade epistemológica.” FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, p.99.

10 TENSÃO: LOCAL-LONGE CONTEXTUALIZAÇÃO
OBJETIVAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO LOCAL

11 O PENSAMENTO COMPLEXO

12 A TENSÃO CONTEXTUALIZAR  DES-CONTEXTUALIZAR
Era uma vez... Três Porquinhos.

13 A TENSÃO CONTEXTUALIZAR  DES-CONTEXTUALIZAR
Açude de Coremas (PB)

14 EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO

15 A EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO É INSURGENTE!

16

17

18 ESCOLA SOLIDÔNIO PALITOT Bonito de Santa Fé

19 Escola Antônio de Sousa Dias Cajazeiras - Sítio Cocos
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO Apresentação das Experiências - Solânea Artur (9 anos) Escola Antônio de Sousa Dias Cajazeiras - Sítio Cocos Professora Aparecida Escola Antônio de Sousa Dias Cajazeiras - Sítio Cocos

20 EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS POÇO DANTAS Escola Agrimar Peixoto Poço Dantas - Distrito de São João Bosco

21 E, COM RUMO, VAMOS CAMINHANDO...


Carregar ppt "SEMINÁRIO REGIONAL O DIREITO DE APRENDER: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, PARAÍBA E PERNAMBUCO 09 e 10 de novembro de 2010 Recife - Pernambuco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google