A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSIFICAÇÃO DO POMAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSIFICAÇÃO DO POMAR"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO DO POMAR
IFSC – CAMPUS LAGES CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO UNIDADE CURRICULAR: AGRICULTURA II CLASSIFICAÇÃO DO POMAR 2° SEMESTRE 2013 PROFESSOR: Roberto A. Komatsu

2 1 TIPOS DE POMARES José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal             a) Pomares domésticos ou caseiros - são aqueles pomares que se caracterizam por apresentarem um grande número de espécies e cultivares.             b) Pomares comerciais - são aqueles formados por um pequeno número de espécies e cultivares, há um escalonamento da produção, sendo que esta pode ser destinada à industrialização ou ao consumo “in natura”.             c) Pomares experimentais - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e cultivares.             d) Pomares didáticos - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e variedades, onde são executadas as práticas corretas e incorretas, pois o fim único é o aprendizado.

3 POMAR DOMÉSTICO

4

5

6 POMAR DIDÁTICO

7 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA
Os estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido agora contam com um pomar didático para as aulas práticas. O novo espaço, localizado logo atrás do prédio do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia no Campus Leste, já conta com mais de 20 espécies frutíferas e vem complementar o espaço da Fazenda Experimental, que fica a cerca de 20 km do Campus da UFERSA Mossoró.

8 São plantas frutíferas como abacaxizeiro, cajueiro, bananeira, mangueira, coqueiro, goiabeira, maracujazeiro, citros, mamoeiro, figueira, pitombeira, aceroleira, cajazeira, cajaraneira, noni, tamarindeiro, pitangueira, jaqueira, pinheira e em breve videira.  Segundo o professor de Fruticultura, Vander Mendonça, do Departamento de Ciências Vegetais, a plantação de um pomar diversificado veio o suprir a necessidade do curso de Agronomia para as aulas práticas. “Muitas vezes tínhamos que fazer viagens longas com os alunos para mostrar espécies comuns de frutíferas, como uma bananeira”, exemplificou o professor Vander. O pomar poderá ser usado para as aulas práticas de qualquer disciplina, tanto da graduação quanto da pós-graduação.

9 Para os alunos do nono período de Agronomia que já estão tendo aulas no pomar à iniciativa é de grande importância. "Agora estamos vendo na prática o que aprendemos na teoria. O pomar nos dá oportunidade de ter um maior conhecimento, ficando aptos para o mercado de trabalho”, acredita a estudante Cláudia Amaral. " Nós estudantes, temos consciência que a grande vantagem é aliar teoria e prática". Disse o aluno Fakyno Jr

10 POMAR EXPERIMENTAL

11 http://www. cab. pt/index. php

12 Visual de um pomar de maçã...esta proteção é para chuva de granizo
POMAR EXPERIMENTAL EPAGRI Visual de um pomar de maçã...esta proteção é para chuva de granizo 

13 A goiabeira serrana, espécie que vem sendo melhorada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Epagri Acca sellowiana, popularmente conhecida como goiabeira-serrana ou goiabeira-do-mato, é uma espécie nativa do planalto meridional brasileiro e do nordeste do Uruguai. O Brasil é a principal área de ocorrência natural, mas ainda importa frutas dessa espécie produzidas na Colômbia.  No país é encontrada há tempo em pomares caseiros das regiões serranas do Sul, mas só em 1986 que foram iniciados trabalhos experimentais visando seu cultivo comercial.

14 projeto “Impacto do aquecimento climático global na fisiologia e no comportamento agronômico de espécies frutíferas de clima temperado”, que está sendo desenvolvido em parceria entre a Epagri/Estação Experimental de Caçador, Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Uva e Vinho e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco. O projeto propõe uma colaboração no campo do agro-fisiologia de espécies frutíferas. Ele oferecerá à possibilidade a respostas em nível de planta (dormência, estado hídrico e fenologia), bem como em nível de pomares (tipos varietais) em zonas climáticas contrastantes como o Brasil e a França.

15 Projeto incentiva produção de uva
23/11/2011 Incentivada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jacinto Machado, em parceria com a Epagri local e de Urussanga, a nova cultura agrícola implantada no município no ano passado despertou o interesse e a curiosidade de alguns produtores. E A uva plantada em Jacinto é das espécies niágara e bordô, que tem ótima aceitação e que provavelmente nem precisarão disputar mercado com concorrentes de fora.   A produção de frutas é uma alternativa saudável e possível a fumicultura, com várias vantagens. Além de ser menos danosa a saúde do agricultor e, obviamente, do consumidor, a beleza dos parreirais pode ainda incentivar o turismo rural.  projeto acompanha três pomares experimentais espalhados pelo município, cada um com cerca de meio hectare.

16 Campus Urupema e Crediserra de Urupema
POMAR EXPERIMENTAL Campus Urupema e Crediserra de Urupema QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM POMAR FRUTÍCOLA NO MUNICÍPIO DE URUPEMA, SC Objetivo Geral: Promover a capacitação profissional de produtores rurais nas práticas agrícolas de pomar frutícola. Objetivos Específicos - Incentivar os produtores rurais na leitura de textos sobre o manejo e produção de fruteiras de clima temperado; - Demonstrar e instruir os produtores rurais nas práticas de manejo de frutas através dos estudantes do Curso PROEJA/FIC - Produção e Processamento de Fruta, sob orientação do professor responsável; - Acompanhar a execução de práticas de manejo de frutas realizadas na propriedade frutícola; - Difundir os conhecimentos das práticas de manejo e produção de fruteiras de clima temperado.

17 Local de realização: Propriedade do Sr. Paulo Cavalhera Comunidade do Cedro – Urupema – SC Período de realização: Novembro/2011 a março/2012 Total de horas: 450 horas de estágio.

18 CULTURAS DE FRUTAS ENVOLVIDAS NO ESTÁGIO:
PÊRA EUROPÉIA MIRTILO PHYSALIS

19 Cultivares: William’s, Packham’s, Red Barlett e Rocha
1) CULTURA: PERA EUROPÉIA Cultivares: William’s, Packham’s, Red Barlett e Rocha

20 RED BARLETT WILLIAM’S PACKHAM’S TRIUMPH ROCHA

21 Cultivares, espaçamento entre plantas, número de plantas
MAPA DA ÁREA DE PÊRA Cultivares, espaçamento entre plantas, número de plantas ESTRADA PARA O CEDRO

22 Cultivares: Clímax, Flórida, Bluegen e Duke
2) CULTURA: MIRTILO Cultivares: Clímax, Flórida, Bluegen e Duke

23 FINAL DO FLORESCIMENTO DO MIRTILO: 20 A 30/Set/2012
CLÍMAX

24 CULTIVARES DE MIRTILO CLÍMAX DUKE FLÓRIDA BLUEGEN

25 Clímax, Flórida e Duke 29/dez/11 a 3/fev/12
MIRTILO: COLHEITA Cultivares: Clímax, Flórida e Duke 29/dez/11 a 3/fev/12 Bluegen 26/jan a 23/mar/2012 Produção das3 Cultivares: Clímax, Flórida e Duke 60 Kg Preço médio de comercializaçã: R$ 12,20

26 3) PHYSALIS: PLANTIO 3/Jan/2012 (fora de época) 50 mudas
Pegamento de 14 mudas


Carregar ppt "CLASSIFICAÇÃO DO POMAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google