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AVALIANDO A QUALIDADE DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA DO SINAES 45º. Fórum Nacional de Reitores Manaus, 15 de outubro de.

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1 AVALIANDO A QUALIDADE DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA DO SINAES 45º. Fórum Nacional de Reitores Manaus, 15 de outubro de 2009 Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES

2 - Sistema da CAPES (1976) - PAIUB (1993) - ENC / ACE (Provão,1995) - SINAES (2004) Contexto Histórico Nacional

3 Um sistema integrando: Experiências anteriores Instituições / Cursos Avaliação externa x interna Avaliação educativa x regulação INEP/SETEC/SEED/SESU, sob a coordenação da CONAES CAPES ? Sistemas Estaduais ? SINAES

4 Componentes: 1.Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2.Avaliação de Cursos 3. Avaliação de Instituições SINAES

5 Tipos de avaliação: 1.Autorização 2.Reconhecimento 3. Renovação de reconhecimento (ciclo avaliativo do SENAIS) SINAIS – AVALIAÇÃO DE CURSOS

6 - Simplificação dos instrumentos referentes à avaliação de cursos e de instituições -Qualificação e atualização dos avaliadores -Utilização do Conceito Preliminar para cursos CPC (2009): Insumos (5 variáveis) = 40% Resultados (3 variáveis) = 60% - Reformulação do questionário sócio-econômico - Visitas seguem o ciclo do ENADE (a partir de 2007) AÇÕES PARA VIABILIZAR O SINAES

7 Áreas Cursos Estudantes 2004: : : Total 1º Ciclo : : : * * Total 2º Ciclo * * * estimativa DADOS SOBRE OS CÍCLOS DO ENADE

8 - Dúvidas quanto à pertinência do Exame - Finalidade não claramente posta -Limitações no tamanho e na abrangência das provas -Questões de eqüidade / obrigatoriedade * - Conceitos referenciados pela norma, não por critérios * - Questões quanto a mensuração do IDD * PROBLEMAS COM O ENADE

9 - Aplicação censitária (e não mais amostral) -Conceito ENADE baseado exclusivamente nos resultados dos concluintes -Possível utilização do ENEM no lugar do ENADE para ingressantes Vantagens - Acompanhamento longitudinal - Comparação antes x final do curso - Redução do número de exames requeridos - Aprimoramento do ENADE Condições necessárias - Obrigatório para pretendente ao nível superior - Um cadastro nacional de estudantes de IES - Equacionamento com o ENADE NOVIDADES A RESPEITO DO ENADE

10 Avaliação Interna Papel e natureza da CPA Periodicidade do Relatório Institucional Utilização do Relatório Institucional Avaliação Externa Problema com a classificação das IES Uso do índice Geral de Cursos (IGC) (avaliação x regulação) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

11 Articulação entre o SINAES e os sistemas estaduais de educação superior Articulação entre o SINAES e a avaliação da CAPES Qualidade dos avaliadores Objetivação das classificações Auto-Avaliação (inclusive do curso) Diversidade da oferta (CPC diferenciado) Desequilíbrio intra e entre regional Crescimento do sistema OS PRINCIPAIS DESAFIOS


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