A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU Docente: Profª. Ms. Vera Márcia Gabaldi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU Docente: Profª. Ms. Vera Márcia Gabaldi."— Transcrição da apresentação:

1 SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU Docente: Profª. Ms. Vera Márcia Gabaldi

2 Conceitos de Seleção Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo (1). Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado (2). Seleção é a obtenção e uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego (3).

3 O recrutamento e seleção como partes do processo de agregar pessoas

4  A tarefa básica é escolher entre os candidatos recrutados, solucionando dois problemas básicos:  Adequação do homem ao cargo.  Eficiência e eficácia do homem no cargo  A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis:  Especificações do cargo X Características do candidato. (Veremos na figura a seguir)

5 Seleção como uma comparação

6 Modelos de processo seletivo

7 Identificação das características pessoais do candidato

8 Exemplo de ficha de especificações do cargo

9 Cinco categorias de técnicas de seleção

10 Entrevista de Seleção: É o momento que vamos coletar informações e conhecer o estilo de cada candidato, observando conhecimentos, habilidades e atitudes, que interferem em seu comportamento e conduta, buscando identificar características profissionais, sociais, intelectuais e pessoais.

11 Cinco categorias de técnicas de seleção Testes de Conhecimentos: verifica o real conhecimento dos candidatos, mas devem ser preparados de acordo com a realidade de cada empresa e de cada função. Podem ser: testes gerais (cultura geral, e línguas) ou específicos (de cultura profissional e de conhecimentos técnicos).

12 Cinco categorias de técnicas de seleção Testes Psicológicos : funcionam como complemento para o processo de seleção, que possibilita visualizar ou constatar características de comportamento pessoal, social ou cognitivos dos candidatos, esses testes só podem ser aplicados por psicólogos. Os testes psicológicos (psicométricos e projetivos) vêm sendo usados cada vez mais para auxiliar o profissional dentro de um processo psicodiagnóstico.

13 Cinco categorias de técnicas de seleção Testes de Personalidade: Servem para analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos). Um traço de personalidade é uma característica marcante da pessoa e que é capaz de distingui-la das demais.

14 Cinco categorias de técnicas de seleção Técnicas de Simulação ou Dinâmicas de Grupo: São atividades em grupo, conduzidas por profissionais qualificados, que visam, simular situações ou casos específicos, onde os participantes vivenciam e participam com suas opiniões e sua visão pessoal sobre as mesmas.

15 O processo de seleção de pessoas

16 BIBLIOGRAFIA  Chiavenato, Idalberto. GESTÃO DE PESSOAS Elsevier/Campus. www.elsevier.com.br www.chiavenato.com


Carregar ppt "SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU Docente: Profª. Ms. Vera Márcia Gabaldi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google