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PublicouSalvador Alvarenga Farinha Alterado mais de 8 anos atrás
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Estágio Supervisionado I 4º Período de Matemática Professores: Dalva Câmara de Oliveira e Arildo Castelluber Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Bruna Tótola, Elidiane Braun, Lidiane Lahass, Mirian Angeli, Roxelle Ferrari Santa Maria de Jetibá/ 2009
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
• A educação é hoje em dia concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o Planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
• O Planejamento Educacional é um ato de intervenção técnica e política que se efetiva em três níveis distintos e, ao mesmo tempo, inter-relacionados.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Especificações diárias
Níveis de planejamento e suas modalidades de planos PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PLANEJAMENTO CURRICULAR PLANEJAMENTO DE ENSINO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PLANOS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO São chamados: PLANOS DE CURSO PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE UNIDADE PLANO DE AULA Orientam a ação em relação a cada uma das partes do plano da disciplina (1 ou + aulas) SÃO SUBDIVIDIDOS EM PROGRAMAS OU PROJETOS Ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo (ou semestre) Especificações diárias
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A origem da Palavra Currículo: Currere (do latim) significa carreira.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino A origem da Palavra Currículo: Currere (do latim) significa carreira.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O currículo escolar não se delimita em relacionar matérias, cargas horárias ou outras normas relativas à vida escolar que o aluno deve cumprir na escola.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
“ Currículo são todas as experiências e atividades realizadas e vividas pelos estudantes sob a orientação da escola, tendo em vista os objetivos por esta visados” (Reeder , 1974, p 603)
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Tudo o que promover e ativar o processo educativo deve constituir o currículo escolar.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O plano curricular é de fundamental importância Para a escola e para o aluno. Não se pode nem imaginar uma escola sem uma filosofia claramente definida.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O plano curricular estabelece um processo de avaliação para verificar se os propósitos da escola e os dos alunos foram alcançados.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O planejamento curricular envolve toda a ação pedagógica da escola na sua mais abrangente dimensão.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O currículo é a força que transforma a realidade escolar em vida escolar.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
A escola, através de seu plano curricular, tem a missão de transmitir às novas gerações todo o patrimônio cultural da humanidade.
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O currículo deve representar conhecimentos significativos para a vida presente e que sejam úteis à vida futura do indivíduo.
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Deve evidenciar todas as oportunidades de integração e correlação dos conhecimentos, para que o educando possa promover a aplicação do aprendido na vida prática.
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Fases do Planejamento Curricular
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Fases do Planejamento Curricular
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Bases para o Planejamento Curricular Estudo da Realidade Bases Filosóficas Bases Sociológicas Bases Psicológicas Bases Axiológicas Bases Legais
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Meios e Eventos Sondagem; Definição dos Objetivos; Seleção das Disciplinas e Conteúdos; Seleção dos Procedimentos; Seleção dos Recursos Humanos e Materiais; Processos de Avaliação.
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Plano Curricular Meta: Alcance dos Objetivos. Relação e Dependência Lógica e Hierárquica.
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Relação entre os Elementos que Constituem o Plano Curricular
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Relação entre os Elementos que Constituem o Plano Curricular
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
“É essencial identificar os princípios de organização, graças aos quais todos esses fios poderão ser entrelaçados num tecido coeso.” (Tyler, 1974, p. 89)
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
“Para um plano é especialmente importante determinar claramente como se relacionam entre si os diversos elementos e os critérios conectados com eles.” (Taba, 1974, p. 549)
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
“Cada elemento do plano adquire significado e substância na sua referência com os demais elementos.” (Taba, 1974, p. 550)
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Elementos do Plano curricular:
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Elementos do Plano curricular: Resultados da Sondagem; Objetivos; Conteúdos; Procedimentos; Recursos; Processo de Avaliação. Todos os Elementos devem estar relacionados com os Objetivos.
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Modelo esquemático – Relação entre os Elementos (Taba, 1974, p. 551) Objetivos Organização e Métodos Matérias Avaliação
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Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
“ Um bom Projeto descreve todos os elementos, as relações entre eles e seus princípios sustentadores, de tal modo que indique prioridades entre os fatores e os princípios que devem ser considerados.” (Taba, 1974, p. 553)
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Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
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O dia de hoje é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos futuros professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Paulo Freire
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