A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença"— Transcrição da apresentação:

1 Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação

2 Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença Currículos Programas Conhecimento Redes Mapas Organização da escola pessoalidade

3 Currículos e programas: disciplinas, controle, igualdade
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos e programas: disciplinas, controle, igualdade TRIVIUM QUADRIVIUM lógica aritmética gramática música geometria retórica astronomia

4 Currículos: conhecimento
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos: conhecimento Conhecimento Objetivo Popper/teorias, corroboração Objective Knowledge (1972) Conhecimento Pessoal Polanyi/tácito-explícito Personal Knowledge (1958)

5 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Descartes: a cadeia Discurso do Método... (século XVII) regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários

6 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade

7 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008
Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) disciplinas explícito educação formal c o m p e t ê n i a s cultura valores tácito

8 Cidadania Senso comum: direitos, deveres, normas...
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Cidadania CIVIS/PÓLIS: cidadão=político Senso comum: direitos, deveres, normas... Núcleo: participação, projetos, valores (articulação entre interesses individual e coletivo) Âmbitos: econômico, político, jurídico... Síntese: Somos iguais como cidadãos

9 Pessoalidade - Senso comum: indivíduo, sujeito, pessoa
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Pessoalidade PESSOA (persona, máscara, teatro, per+sonare) - Senso comum: indivíduo, sujeito, pessoa Núcleo: representação de papéis, projetos - Âmbitos: ético, estético, religioso... Iguais como cidadãos, somos diferentes como pessoas Cidadania: núcleo duro da pessoalidade possibilidade da comunicação, da ação comum

10 Pessoalidade: desvios
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Pessoalidade: desvios individualismo átomos, irresponsabilidade mediocridade inversão meio/fim hipocrisia verdade/falsidade, espetáculo unidimensionalidade fonte de violência

11 Currículos como Mapas: a presença e a ausência
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos como Mapas: a presença e a ausência nada/Carroll escala didática Mapas projeto projeção tudo/Borges mappa mundi contextuação

12 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008
SISTEMAS DE PROJEÇÃO

13 Currículos e pessoalidade
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos e pessoalidade CONSEQÜÊNCIAS DE ORDEM PRÁTICA ESCALA Tudo pode ser ensinado de maneira honesta em duas, vinte, duzentas...aulas PROJEÇÃO Nem tudo o que pode ser ensinado deve ser ensinado MAPPA MUNDI Contextuar é preciso

14 Currículos redes, mapas, tesouros
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos redes, mapas, tesouros - Conhecer é conhecer o significado O significado sempre se constrói por meio de uma narrativa As aulas são narrativas que envolvem valores

15 Currículos redes, mapas, tesouros
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos redes, mapas, tesouros Todo mapa é o mapa de um tesouro - Todo professor é um cartógrafo de relevâncias numa configuração de valores - Todo professor é um contador de histórias fabuloso

16 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008
Currículos como mapas Como MAPAS, os currículos devem ser um convite à viagem Os CURRÍCULOS obrigam todos a passarem pelos mesmos “lugares”, mas o significado de cada paisagem é uma experiência absolutamente pessoal Um CURRÍCULO padroniza “programas” como roteiros de viagem, mas deve viabilizar opções por percursos pessoais

17 Currículos e organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento
3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 Currículos e organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento C U R Í L O pessoa teatro, cinema, palestra mais que aula aulas espaço principal professor, cartógrafo menos que aula convivência,orientação, tutoria


Carregar ppt "Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google