A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

3 Currículos Programas Conhecimento Redes Mapas Organização da escola Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008 pessoalidade

4 Currículos e programas: disciplinas, controle, igualdade música astronomia retórica gramática lógica aritmética TRIVIUM QUADRIVIUM geometria 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

5 Conhecimento Objetivo Popper/teorias, corroboração Objective Knowledge (1972) Conhecimento Pessoal Polanyi/tácito-explícito Personal Knowledge (1958) Currículos: conhecimento 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

6 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários Discurso do Método... (século XVII) 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

7 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

8 Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) explícito tácito educação formal cultura valores disciplinas competênciascompetências 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

9 Cidadania CIVIS/P Ó LIS: cidadão=pol í tico n Senso comum: direitos, deveres, normas... N ú cleo: participa ç ão, projetos, valores ( articula ç ão entre interesses individual e coletivo) Âmbitos: econômico, pol í tico, jur í dico... S í ntese: Somos iguais como cidadãos 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

10 Pessoalidade PESSOA (persona, máscara, teatro, per+sonare) - Senso comum: indivíduo, sujeito, pessoa - N ú cleo: representa ç ão de pap é is, projetos - - Âmbitos: ético, estético, religioso... Iguais como cidadãos, somos diferentes como pessoas Cidadania: núcleo duro da pessoalidade possibilidade da comunicação, da ação comum 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

11 Pessoalidade: desvios hipocrisia verdade/falsidade, espetáculo individualismo átomos, irresponsabilidade mediocridade inversão meio/fim unidimensionalidade fonte de violência 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

12 Currículos como Mapas: a presença e a ausência Mapas escala didática projeto mappa mundi contextuação projeção nada/Carroll tudo/Borges 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

13 SISTEMAS DE PROJEÇÃO 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

14 ESCALA Tudo pode ser ensinado de maneira honesta em duas, vinte, duzentas...aulas PROJEÇÃO Nem tudo o que pode ser ensinado deve ser ensinado MAPPA MUNDI Contextuar é preciso Currículos e pessoalidade CONSEQÜÊNCIAS DE ORDEM PRÁTICA 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

15 - Conhecer é conhecer o significado -O significado sempre se constrói por meio de uma narrativa - As aulas são narrativas que envolvem valores Currículos redes, mapas, tesouros 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

16 - Todo mapa é o mapa de um tesouro - Todo professor é um cartógrafo de relevâncias numa configuração de valores - Todo professor é um contador de histórias fabuloso Currículos redes, mapas, tesouros 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

17 Como MAPAS, os currículos devem ser um convite à viagem Os CURRÍCULOS obrigam todos a passarem pelos mesmos lugares, mas o significado de cada paisagem é uma experiência absolutamente pessoal Um CURRÍCULO padroniza programas como roteiros de viagem, mas deve viabilizar opções por percursos pessoais Currículos como mapas 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008

18 Currículos e organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento aulas mais que aula teatro, cinema, palestra... professor, cartógrafo menos que aula convivência, orientação, tutoria espaço principal pessoa CURRÍCULOCURRÍCULO 3º Congresso Nacional Marista de Educação Porto Alegre, julho/2008


Carregar ppt "Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google