A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância."— Transcrição da apresentação:

1 Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância desses dois elementos para a vida de uma organização. Considera-se que a informação precede a comunicação, a tecnologia, o conhecimento e a ação. A informação é considerada um fator de geração do saber e do fazer em diferentes contextos e com diferentes objetivos.

2 Além dos critérios jornalísticos de definição de informação, alguns autores consideram que somente podemos nomeá-la “informação”, se a compreendemos, isto é, se existe por parte dos sujeitos consenso em relação ao seu significado. Logo, a gestão da informação é o processo pelo qual qualquer organização precisa gerenciar a produção, localização, coleta, tratamento, armazenamento, distribuição e estímulo a geração e ao uso da informação. A gestão da informação é ainda um processo mediante o qual se obtém, se desenvolve, ou se utilizam recursos básicos para o manejo da informação no âmbito interno e para a sociedade para a qual serve.

3 A informação e o conhecimento podem amenizar ou reduzir a sensação de incerteza nesses ambientes. É importante ressaltar o papel da informação em explicitar o conhecimento construído ao longo dos tempos. Cada sujeito é responsável pela construção de conhecimento, e esse mecanismo existe de maneira natural. No entanto, somente quando o sujeito explicita o seu conhecimento, por meio da linguagem, de fato o conhecimento é consolidado, ou seja, a informação faz parte do processo de construção de conhecimento.. Não existe construção de conhecimento sem o uso de informação de qualquer tipo.

4 É a partir dos processos de informação que a gestão do conhecimento se dará. A gestão do conhecimento é o conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos do conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão. A gestão do conhecimento depende além do fator humano, da estrutura organizacional propriamente dita e das tecnologias de informação que servirão de interface e intermediarão o acompanhamento e utilização do conhecimento organizacional nas ações estratégicas da empresa, de uma cultura corporativa enraizada favorável à prática da socialização do conhecimento e de um comprometimento com o processo.

5 As organizações podem não ter cérebros, mas possuem sistemas cognitivos (aquisição de conhecimento, percepções), memórias e desenvolvem rotinas, ou seja, procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Tais rotinas vão sendo incorporadas na memória organizacional. As mudanças em processos, estruturas ou comportamentos não seriam, por si sós, indicadores de que a aprendizagem realmente aconteceu: é necessário também que esse conhecimento seja recuperado pelos membros da organização.

6 O conhecimento é um recurso que pode e deve ser gerenciado para melhorar o desempenho das organizações. Ela, portanto, precisa descobrir as formas pelas quais o processo de aprendizagem organizacional pode ser estimulado e investigar como o conhecimento organizacional pode ser administrado para atender às suas necessidades estratégicas. O conhecimento pode ser definido como “o conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos” (Sanchez, Heene e Thomas, 1996), entendendo relações causais como relações de causa e efeito entre ações e eventos imagináveis e suas prováveis consequências.

7 É possível distinguir dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal, sistemática, enquanto o conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal, tornando-se mais difícil d ser formalizado e comunicado. “O conhecimento tácito é profundamente enraizado na ação, no comprometimento e no envolvimento em um contexto específico” (Nonaka, 1994). O conhecimento tácito, segundo Nonaka, consiste em parte de habilidades técnicas, o tipo de destreza informal e de difícil especificação incorporado ao termo know-how (Nonaka, 2001).

8 Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: * Consciente: facilmente codificável, pois o indivíduo consegue entender e explicar o que está fazendo. * Automático: o indivíduo não tem a consciência d que o está aplicando. * Coletivo: conhecimento desenvolvido pelo indivíduo e compartilhado com outros; é resultado da formação aprendida em um contexto social específico.

9 A gestão do conhecimento depende além do fator humano, da estrutura organizacional propriamente dita e das tecnologias de informação que servirão de interface e intermediarão o acompanhamento e utilização do conhecimento organizacional nas ações estratégicas da empresa, de uma cultura corporativa enraizada favorável à prática da socialização do conhecimento e de um comprometimento com o processo. Pode-se concluir que a gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito).

10 A gestão da informação trabalha no âmbito do registrado, não importando o tipo de suporte: papel, pen drive, internet, intranet, blogs, twitter, news letter, comunicados eletrônicos, portais corporativos, dvds e outros, constituindo-se nos ativos informacionais tangíveis. A gestão do conhecimento trabalha no âmbito do não registrado: reuniões, eventos, construção individual de conhecimento, experiências práticas, educação corporativa, conhecimento do mundo e outros.

11 As tecnologias de informação e comunicação são, portanto, fundamentais para o gerenciamento de dados, informação e conhecimento no espaço organizacional. Essas tecnologias podem: Identificar os tipos de informação produzidos nos âmbitos organizacionais, Mapear as necessidades informacionais a partir da missão/objetivos da organização, no intuito de verificar quais atividades devem ser planejadas, Capacitar as pessoas da organização, Compartilhar as informações e os conhecimentos....,

12 Textos extraídos dos seguintes livros: 1 - “As pessoas na Organização” Vários autores Editora Gente 2 - “Gestão da Informação e do Conhecimento” Organizadora: Marta Valentim Editora Polis


Carregar ppt "Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google