A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E"— Transcrição da apresentação:

1 IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ENFOPROF O Novo Ensino Médio Apoio: Realização: Ministrantes: Daniela Santana, Éricka Santos, Geneva Menezes e Luciene Alves

2 Objetivos Realizar estudo sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI); Conhecer as ações da Escola da Ponte; Reconhecer como as metodologias da Escola da Ponte foram adaptadas no projeto Médio Inovador; Perceber os pontos positivos e negativos desse plano; Propor possíveis renovações curriculares no Ensino Médio.

3 ProEMI Escolas ProEMI Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
Instituído pela Portaria nº971/2009; Instrumento de Redesenho Curricular; O Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá atender às reais necessidades das unidades escolares; A escola deve se organizar de acordo com a grade curricular básica do ProEMI; A escola deverá contemplar os três macrocampos obrigatórios e pelo menos mais dois macrocampos a sua escolha, totalizando assim ações em no mínimo cinco macrocampos.

4 Macrocampos Acompanhamento Pedagógico*;
Iniciação Científica e Pesquisa*; Leitura e Letramento*; Línguas Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Participação Estudantil.

5 Escola da Ponte A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino localizada em Portugal, no distrito do Porto, e dirigida pelo educador, especialista em música e em leitura e escrita, José Pacheco. Lá, os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Orientadores Educativos; Autonomia; Estudos em grupos heterogêneos e dinâmicos, mas também são feitos individualmente; Planos de Estudos; Caixinha de Segredos; Avaliação continuada e até com mecanismos de auto-avaliação; Núcleos; E no Brasil?

6 José Pacheco José Francisco de Almeida Pacheco é especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador. Autor de várias obras dentre as quais Sozinhos na Escola, Caminhos para a Inclusão e Escola da Ponte.

7 Orientadores Educativos
Os Professores da Escola da Ponte não ministram aulas, eles são orientadores dos alunos. Nas Escola da Ponte os alunos desenvolvem autonomia, desta forma eles escolhem o que querem estudar e descobrem o porquê e o para quê do estudo. Autonomia

8 Avaliação A avaliação, feita de forma continuada, há vários instrumentos, inclusive a auto-avaliação. Planos de aula; relatório constando suas descobertas; ata de assembleia; quadro de solicitações de orientação; disponibilidade para ajudar os colegas; comparação entre o plano de atividades e impressões do trabalho realizado no dia.

9

10

11 Núcleos Existem 3 Núcleos: Iniciação, Consolidação e Aprofundamento. Estes são a primeira instância de organização pedagógica e correspondem a unidades coerentes de aprendizagem e desenvolvimento. O currículo é articulado em 6 Dimensões fundamentais: 1.Linguística (Português, Inglês, Francês); 2.Identitária (História e Geografia de Portugal, Geografia); 3.Naturalista (Estudo do Meio, Ciências Naturais, Ciências Físicas e Naturais, Físico e Química); 4.Lógico Matemática (Matemática); 5.Artística (Educação Física, Educação Musical, Educação Tecnológica, Educação Visual e Tecnologias de Informação e Comunicação); 6.Pessoal e Social(Educação Especial, Serviços de Psicologia e Desenvolvimento Pessoal e Social).

12 Núcleo 1 - Iniciação Ser pontual, assíduo e zeloso por seus materiais e colegas; a cumprir suas tarefas, pedindo auxílio ao professor só quando realmente precisar; desenvolver sua criatividade e participação, com intervenções pertinentes; elaborar e atualizar seu plano de estudo; reconhecer suas falhas e acertos, nas auto-avaliações; pesquisar, resolver conflitos e se comunicar – oralmente e por escrito – de forma clara e coerente.

13 Núcleo 3 - Aprofundamento
Núcleo 2 - Consolidação Consolidar o primeiro núcleo. Trabalham os conteúdos do segundo ciclo do ensino básico. Eles possuem total autonomia de seu tempo na escola, mas devem participar das aulas de educação física e de laboratório e podem fazer parte de projetos de extensão e de pré- profissionalização. Núcleo 3 - Aprofundamento

14 E no Brasil? A Escola da Ponte é fonte de inspiração para a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo, que, desde 2004, implementou um projeto democrático, para a Escola Municipal Presidente Campos Sales, também em São Paulo, que começou mais recentemente, em 2008 e para o Projeto Âncora, em 2012. “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.” “Escola sem muros no bairro educador.”

15 Áudio; Vídeo;

16 Metodologias adaptadas no ProEMI
Parlamento Juvenil; Reuniões do Parlamento; Mecanismo de Comportamento; Grupos de Aprendizagem; Avaliação Conceitual; Sistema de Tutoria; Caixinha “Acho Bom” e “Acho Ruim”; Programação Flexível;

17 E na sua escola é possível praticar o novo ensino médio?

18 Como ficariam as metodologias?

19 Momento de Reflexão, Proposta e Compartilhamento

20 Referências ARAGUAIA Mariana. Escola da Ponte. Equipe Brasil Escola, s/a. Escola da Ponte. MARANGON, Cristiane. José Pacheco e a Escola da Ponte. Revista Nova Escola. Abril, 2004. Materiais do Curso Fazendo a Ponte no Brasil. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Secretaria de Educação Básica – Diretoria de Currículos e Ensino Integral – Coordenação Geral do Ensino Médio). Programa Ensino Médio Inovador: Documento Orientador. Brasília: MEC/SEF, 2014. Projeto Âncora.


Carregar ppt "IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google