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Ciência e Conhecimento Científico

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Apresentação em tema: "Ciência e Conhecimento Científico"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e Conhecimento Científico
Igor Menezes

2 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento “ Sem conhecimento não há respostas corretas para o homem” (Campos, 2004) Ao longo de sua evolução, a humanidade gerou diversas formas de conhecimento, as quais possuem diferentes características e limites na explicação dos fenômenos que se apresentam ao homem no seu dia-a-dia.

3 Conhecimento religioso Conhecimento filosófico Senso Comum (empírico)
Ciência e Conhecimento Científico O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Conhecimento mítico Conhecimento religioso Conhecimento filosófico Senso Comum (empírico) Científico

4 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) A primeira forma de conhecimento era uma rudimentar explicação de um fenômeno, a qual havia sido vivenciada por um grupo de seres humanos e perpetuada inicialmente através da linguagem oral (Ferrari, 1982). É um conhecimento vivencial.

5 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) Conhecimento vulgar ou popular: transmitido de geração a geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto empírico e desprovido de conhecimento preciso como o por que e como acontecia.

6 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) É aquele produzido por todo ser humano através sua própria existência. Todo indivíduo produz conhecimento a partir de sua interação com o mundo, sendo este conhecimento o resultado da experiência individual do sujeito. E depende: Cultura Sociedade Momento histórico Meio (ambiente físico)

7 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) Por ser fruto da experiência individual, o conhecimento empírico não serve genericamente, ou seja, não pode ser uma LEI. O conhecimento empírico é fruto do acaso e não reflete um princípio constante.

8 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) A constância é alcançada quando, às vezes, algumas experiências individuais, mesmo que restritas pelo seu caráter empírico, refletem uma lei científica. A pessoa não entende o porquê funciona, mas sabe que funciona. Ex: Um camponês, mesmo iletrado de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, o tipo de solo adequado, etc.

9 Ciência e Conhecimento Científico
O Conhecimento Científico e outros Tipos de conhecimento Empírico (Senso comum) A ciência não se contrapõe ao conhecimento empírico. Muitas vezes, a ciência se aproveita deste conhecimento como ponto de partida para pesquisas que resultarão em leis e princípios científicos. Não se pode negar... A ciência gera uma nova forma de compreender o mundo e isto determinou a revisão da validade da explicação do conhecimento decorrente da vivência pessoal.

10 Ciência e Conhecimento Científico
Características do Conhecimento Empírico (Senso Comum, conhecimento popular) Ametódico: não é produzido intencionalmente, pois depende do acaso. Sensitivo: referentes a vivências, estados de animo da vida diária. Subjetivo: o próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos (adquiridos por vivências, ou por “ouvi dizer”). Superficial/falível e inexato: conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto as coisas: “porque vi”, “porque o senti”, “porque o disseram”.

11 Ciência e Conhecimento Científico
Características do Conhecimento Empírico (Senso Comum, conhecimento popular) Assistemático: a organização das experiências não visa uma sistematização de idéias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-las; não representa uma regra que é válida de modo genérico. Acrítico: a pretensão de que estes conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica. Dependente: é fortemente influenciado pela cultura, sociedade e ambientes físico e geográfico.

12 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso Provavelmente o conhecimento religioso surgiu paralelamente ao conhecimento empírico, sendo uma forma de explicar fenômenos para os quais a experiência individual não conseguia fornecer elementos suficientes para sua compreensão. No conhecimento religioso, para explicar o fato ocorrido não é necessária a vivência dele (o empírico).

13 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso É necessária uma explicação a partir da existência de uma força superior ou de um ser supremo (ou mais de um), no caso Deus, que seria a razão para a ocorrência dos fatos não redutíveis à experiência em si, pela lógica do conhecimento empírico.

14 Caráter dogmático: aceito como verdade, sem ser discutido.
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Religioso O conhecimento religioso precisa usar um conceito-chave nas suas explicações. Caráter dogmático: aceito como verdade, sem ser discutido.

15 Ex: Reencarnação; a Santíssima Trindade, etc.
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Religioso Um dogma (pedra fundamental) se constitui em um conhecimento ou idéia central sobre qual toda a estrutura posterior do conhecimento religioso é construída. Ex: Reencarnação; a Santíssima Trindade, etc.

16 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso Mesmo sendo parte do conhecimento religioso, as religiões não são as únicas a utilizar deste conhecimento. Qualquer conhecimento que seja baseado em conceitos que não possam ser discutidos, testados ou questionados pode ser religioso (Popper, 1975; Peluso, 1995)

17 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso Popper (1975), sugere que há teorias que não possuem condições de obter o adjetivo científico. Pseudociências: modelos teóricos que parecem ciência por possuírem um método exclusivo. Mas este método e todo conhecimento por ele gerado são relacionados a uma hipótese central, que é assumida como verdadeira, sem questionamento ou testagem, tornando-se assim um dogma.

18 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso Segundo Popper (1975), como exemplos de pseudociências temos: Dialética - marxista – sempre buscando relação entre dominante e dominado Psicanálise – tudo está relacionado e é causado pelo inconsciente.

19 Ciência e Conhecimento Científico
Características do Conhecimento Religioso Valorativas: apóia-se em doutrinas que possuem posições sagradas. Inspiracional: reveladas pelo sobrenatural. Infalíveis e indiscutíveis: as “verdades” apresentadas são consideradas “revelações” da divindade. Sistemático: origem, significado, finalidade e destino.

20 Ciência e Conhecimento Científico
Características do Conhecimento Religioso Não são verificadas / não testável: não aceita ser testado, por ser construído através de um ponto-chave de caráter hipotético. O conhecimento religioso não aceita ser testado, exceto por seus próprios princípios (tendencioso). Dogmático: baseia-se em uma idéia, conceito ou condição que não é possível de ser contestada ou testada, sempre apresentando motivos não-racionais para esta condições.

21 Ciência e Conhecimento Científico
Características do Conhecimento Religioso Depende da crença/da fé: está sempre implícita uma atitude de fé do indivíduo perante o conhecimento revelado. Este ato de fé pode ser espontâneo (ocorre conscientemente), ou induzido por fatores externos (pressões familiares, grupais, culturais, etc.)

22 Ciência e Conhecimento Científico
O profissional que atua baseado na ciência tem o direito de atuar profissionalmente considerando seus valores pessoais e/ou religiosos? Quais os riscos desta atitude?

23 Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Religioso É importante que um profissional saiba separar seus valores pessoais do seu conhecimento científico e profissional.

24 Conhecimento Filosófico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Antecedeu, historicamente, o aparecimento da ciência. Ao contrário da ciência, esta forma de conhecimento teve impacto rapidamente sobre a sociedade, sendo reconhecida e valorizada. Foi na filosofia que a ciência começou a ser pensada, discutida e debatida. A filosofia continua existindo, mesmo após o advento da ciência.

25 Conhecimento Filosófico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico A filosofia é uma forma racional de conhecimento, não admitindo a intuição ou a fé como origem (Ferrari, 1982). É uma forma de conhecimento que tem a condição de colocar suas hipóteses antecipadamente, mesmo que nunca possam ser testadas. O conhecimento filosófico recorre a experiência pessoal e subjetiva, evitando a experimentação, o que a tornaria ciência. O cerne do conhecimento seria a lógica interna entre os conceitos, na coerência lógica entre as relações e os seus diversos componentes teóricos.

26 Conhecimento Filosófico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceituais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais. O método da filosofia é o método racional no qual prevalece o processo dedutivo, que antecede a experiência, não exige confirmação experimental, mas somente coerência lógica. A filosofia encontra-se sempre a procura do que é mais geral; busca uma concepção unificada e unificante do universo.

27 Conhecimento Filosófico X Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico X Conhecimento Científico O conhecimento científico tem a obrigação real de testar hipóteses A lógica e a coerência são importantes para o conhecimento cientifico, porém não são suficientes para garantir o reconhecimento como verdadeiro.

28 Conhecimento Filosófico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Valorativo: seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação. Racional: consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Sistemático: suas hipóteses e enunciados visam uma representação coerente da realidade estudada. Não Verificável: não são confirmados nem refutados. Infalível e exato: seus postulados e hipóteses não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação).

29 Revolução Científica – Séc. XVII
Ciência e Conhecimento Científico Revolução Científica – Séc. XVII Copérnico e Newton mudam a imagem do universo e as idéias sobre a ciência, sobre o trabalho científico, as instituições científicas, as relações entre ciência e sociedade e o saber científico e a fé religiosa. Copérnico rompe com a idéia geocêntrica. A terra não é mais o lugar privilegiado da criação, o lugar designado por Deus a um homem concebido como ponto mais nobre da criação.

30 Revolução Científica – Séc. XVII
Ciência e Conhecimento Científico Revolução Científica – Séc. XVII A ciência deixa de ser a intuição privilegiada do mago ou astrólogo. A ciência deixa de ser o discurso sobre o “mundo do papel (Filosofia)”, para ser um discurso sobre o “mundo da natureza”; um discurso dirigido à obtenção de proposições verdadeiras, experimentais e portanto publicamente controláveis sobre os fatos.

31 Revolução Científica – Séc. XVII
Ciência e Conhecimento Científico Revolução Científica – Séc. XVII Característica principal da ciência moderna é o método. Método Hipotético-dedutivo: Tornam-se necessárias hipóteses como tentativas de soluções de problemas. Hipóteses das quais se deduzem em conseqüências experimentais publicamente controláveis. A formação de novo tipo de saber pede um outro tipo de “investigador”: cientista experimental

32 Revolução Científica – Séc. XVII
Ciência e Conhecimento Científico Revolução Científica – Séc. XVII O cientista se utiliza de instrumentos precisos, fundindo a teoria com técnica. É o pesquisador que convalida teorias com experimentos realizados por meio de operações instrumentais com os objetos. A ciência experimental encontra confirmação por meio dos experimentos. A revolução científica é a nova forma de saber, diferente do saber religioso. Crescimento da instrumentação: nexo da teoria e prática, do saber e técnica.

33 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico É o estágio mais recente na evolução do conhecimento humano. A palavra Ciência se origina do latim, na palavra Scientia que se originou de Scire que significa aprender, conhecer. A ciência diferencia-se das demais forma de conhecimento por possuir um MÉTODO. Método: conjunto de princípios que norteiam a conduta do cientista ao longo da produção do conhecimento (é a parte mais importante da pesquisa).

34 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico A palavra método se originou na Grécia antiga e significa como percorrer ao longo do caminho. O método seria as regras que irão nortear a conduta ao longo do caminho (irá garantir a validade).

35 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Aspectos para que o conceito ou idéia obtenha o reconhecimento da ciência Método: necessita ser produzido através da aplicação de um conjunto de princípios que tenham o status de científico. Sistemático: deve buscar produzir e retratar regras, principios ou leis que expliquem a natureza do fenômeno pesquisado.

36 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Aspectos para que o conceito ou idéia obtenha o reconhecimento da ciência Objetivo: o conhecimento científico deve ser relatado da forma mais simples e direta possível para garantir que suas explicações sejam compreensíveis para todos os indivíduos. Não deve necessitar de dons ou experiências especiais para ser compreendido e assimilado.

37 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Exemplo de conhecimento científico em fisiologia Lei formulada pelo fisiologista Ivan P. Pavlov – Lei da Aprendizagem comportamental Estímulo Neutro: campainha (som) Experimentos com cães. Estímulo Reflexo: salivação Lei do condicionamento clássico (condição do reflexo)

38 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico O conhecimento científico precisa ser compreendido dentre os limites naturais de qualquer conhecimento. Ele não pretende traduzir toda a verdade. A ciência busca dar respostas mais confiáveis à humanidade, que independam da experiência individual e não expliquem a vida humana em função de dogmas. Em ciência, algo é verdadeiro até que se prove o contrário, ou seja, nunca algo é (ou será) totalmente verdadeiro.

39 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico O objeto de estudo da ciência pode ser compreendido pela noção de fato e fenômeno. Fato: é algo que existe independente de qualquer interpretação, julgamento ou enfoque prévio. Fenômeno: é o fato percebido no ângulo de interesse de um determinado campo do saber científico. O fenômeno é o objeto de estudo da ciência.

40 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Replicabilidade: possibilidade de se realizar novamente uma pesquisa, com o mesmo padrão e conduta metodológica adotada e se atingir resultados estatisticamente semelhantes, demonstrando que o conhecimento reflete uma regra e não uma exceção. Fidedignidade: é determinada a partir da replicabilidade da pesquisa. Uma pesquisa é fidedigna quando seus resultados podem ser generalizados para condições além da pesquisa específica, com riscos cientificamente aceitáveis.

41 Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Generabilidade: possibilidade de um fenômeno ser explicado em condições naturais, ou seja, além dos limites da pesquisa. Os resultados só podem ser generalizados após garantidas a replicabilidade e a fidedignidade. Falseabilidade: o conhecimento só será científico se for possível de ser falseável, ou seja, quando se demonstra que a sua validade não é total; que o conhecimento produzido não é definitivo nem único, mas serviu como um importante passo para a construção do saber científico.

42 Os limites do conhecimento científico
Ciência e Conhecimento Científico Os limites do conhecimento científico Para o modelo científico, explicações cada vez mais completas substituem explicações superadas. A verdade na Ciência: um conhecimento é tido como verdadeiro, até que se prove ao contrário. Segundo Popper (1975): “Ser cientista, portanto, é trabalhar com a dúvida, conviver com a incerteza, pois tudo que se sabe hoje pode ser substituído por um modelo explicativo amanhã”.

43 Características do Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Características do Conhecimento Científico Real (factual): pois lida com ocorrências ou fatos. Contingente: suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. Sistemático: saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria), e não conhecimentos dispersos e desconexos.

44 Características do Conhecimento Científico
Ciência e Conhecimento Científico Características do Conhecimento Científico Verificável: as hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Falível e aproximadamente exato: não é definitivo, absoluto ou final, e por este motivo é aproximadamente exato: novas proposições podem reformular o acervo de teoria existente.

45 Ciência e Conhecimento Científico
Conceito de Ciência Segundo Trujillo Ferrari, a ciência é: Sistematização de conhecimentos. Conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. “...é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento com o objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” FERRARI (1982).

46 Características das formas de conhecimento
Ciência e Conhecimento Científico Características das formas de conhecimento Característica/ Conhecimento Senso Comum Religioso Filósofo Científico Vinculação com a realidade Valorativo Real (factual) Origem Reflexivo Inspiracional Racional Contingente Ocorrência Assistemático Sistemático Comprobabilidade Verificável Não verificável Eficiência Falível Infalível Precisão Inexato Exato Aproximadamente Exato Todas estas condições precisam estar presentes para que o conhecimento seja científico. Campos (2004) pág. 41

47 Ciência e Conhecimento Científico
Conceito de Ciência As Ciências possuem: Objetivo ou finalidade: preocupação de distinguir características comuns ou leis gerais que regem determinados eventos. Função: aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos da relação do homem com seu mundo.

48 Ciência e Conhecimento Científico
Conceito de Ciência As Ciências possuem: Objeto: Material: aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar de modo geral; Formal: o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.


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