A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil HISTÓRIA Profª MÁRCIA FABIANI 2º ANO DO ENSINO MÉDIO AULA 2 – 3º BIMESTRE

2 A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

3

4 REVOLUÇÃO RUSSA 1917 REVOLUÇÃO RUSSA 1917 A REVOLUÇÃO RUSSA É CONSIDERADA O MODELO CLÁSSICO DE REVOLUÇÃO PROLETÁRIA, QUE DESTRUIU A ORDEM CAPITALISTA E BURGUESA LANÇANDO OS FUNDAMENTOS DO PRIMEIRO ESTADO SOCIALISTA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

5

6 A RÚSSIA PERMANECIA NO ATRASO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.
ANTECEDENTES FIM SÉC XIX - 20 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS E MAIS DE 100 MILHÕES DE HABITANTES, SENDO SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA O GRANDE ATRASO ECONÔMICO EM RELAÇÃO AOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL. A RÚSSIA PERMANECIA NO ATRASO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.

7 DESIGUALDADE SOCIAL: 80% da população vivia no campo, 90% não sabia ler e escrever.
Os nobres viviam no luxo e riqueza vivendo da fartura e do desperdício com festas, banquetes e roupas luxuosas. País predominantemente agrário e semifeudal, a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra.

8 Ocidente europeu: regimes liberais
Rússia: absolutismo, império autocrático, governado pelo Czar Nicolau II Nicolau recusava conceder a seus súditos um governo constitucional e parlamentar. Partidos políticos: proibidos, censura à imprensa e qualquer rebeldia contra o governo era duramente reprimida, podendo o rebelde ser exilado na Sibéria. Os COSSACOS - polícia czarista - reprimia duramente qualquer ato contra o governo czarista de Nicolau II. CZAR NICOLAU II

9 - País mais atrasado da Europa.
- Ausência de liberdades individuais. - Apoio da Igreja Ortodoxa aos burgueses.

10 Concentração fundiária.
Camponeses explorados de forma quase feudal. Poucas indústrias (capital estrangeiro da BEL, FRA, ALE e ING).

11 Exploração camponesa

12 Nasce o Partido Social Democrata – Marxista, Niilistas (anarquistas).
Rasputin e Bakunin

13 - Cisão em Menchevique (Martov) e Bolchevique (Lênin)
Lenin e Martov

14 Os mencheviques: liderados por Plekhanov e por Martoy. defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder, dentro do próprio Capitalismo – evolução, sem revolução. - Eram burgueses. Os bolcheviques: liderados por Lênin. defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa.

15 Guerra Russo-Japonesa
Fim do século XIX a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, acabando por se chocar com o imperialismo japonês na Manchúria e na Coreia (região do Extremo Oriente). Essa rivalidade acabou por provocar em 1904 a eclosão da guerra Russo-Japonesa. O Japão obteve esmagadora vitória sobre a Rússia aumentando ainda mais as dificuldades do povo russo.

16 Em janeiro de 1905, em Petrogrado, uma passeata pacífica liderada por um padre, culminou no massacre dos manifestantes pelo exército do Czar. Nesse episódio, conhecido como “Domingo sangrento”, mais de mil pessoas foram massacradas, tornou-se o estopim para o início da revolução, chamada posteriormente por Lênin de Ensaio Geral. O país foi abalado por uma série de greves e revoltas.

17 Guerra Russo – Japonesa(1904-1905) e derrota russa.

18 1905 - Domingo Sangrento e Soviets

19 Motim do Encouraçado Potemkim, reivindicando reformas políticas.

20 - Levante de marinheiros (encouraçado Potemkin)

21 RESULTADO: DERROTAS CONSTANTES
A RÚSSIA E A Iª GUERRA MUNDIAL: Muitos soldados. Táticas antigas. Comando ineficiente. Pouca aparelhagem. Abastecimento precário. 3 milhões de soldados RESULTADO: DERROTAS CONSTANTES

22 - Nicolau II convoca a Assembleia Constituinte – 1915 Duma, dissolvida no ano seguinte.

23 A REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO DE 1917
Revolução menchevique: derruba-se o czar. A REVOLUÇÃO DE TOMADA DO PALÁCIO DE INVERNO.

24 Fase liberal-burguesa.
DUMA (controlada pelo Kadet). Soviete de Petrogrado (controlado pelos Mencheviques e Socialistas-Revolucionários). Garantia das liberdades fundamentais do cidadão: direito de expressão e associação.

25 Redução da jornada de trabalho (8 horas). Liberdade de imprensa.
Anistia aos presos e exilados políticos e permissão para o regresso dos exilados ao país. Fracassos militares. Kerênsky (menchevique) assume o controle da Duma. Kerênsky

26 Lênin retorna do exílio
TESES DE ABRIL: pregava a formação de uma república dos sovietes (comitês políticos formados por operários, soldados e camponeses rebeldes. Defendia também a nacionalização dos bancos e da propriedade particular.

27 Seus lemas principais eram:
“Paz, terra e pão”. “Todo o poder aos sovietes”. Formação da Guarda Vermelha (Trótsky).

28 - Outubro/novembro de 1917: bolcheviques derrubam os mencheviques.

29 Vitória Bolchevique

30 - Josef Stalin (negócios internos), Vladimir Lenin (presidência) e Trotsky (negócios estrangeiros).

31 Lênin no comando do país.
Acordo de paz com a Alemanha (Brest-Litovski): Rússia perde a Polônia, Finlândia , Estônia, Letônia e Lituânia. Nacionalização Sovietes Czar fuzilado. Trotsky negociando a saída da Rússia da 1ª Guerra.

32 Quarto onde a família real foi assassinada (1919) e seu funeral (1999)

33 Reforma agrária - Confisco
das propriedades privadas, muitas propriedades, num total de 150 milhões de hectares, foram confiscadas dos nobres e da Igreja Ortodoxa, sem nenhuma indenização. A Terceira Internacional: o Komintern. Estatização da economia – o novo governo passou a intervir na economia do país, nacionalizando diversas empresas (bancos, fábricas).

34 Guerra civil (1917 – 1921): VERMELHOS (bolcheviques + sovietes + camponeses).* X BRANCOS (mencheviques + latifundiários + Igreja Ortodoxa + czaristas + potências estrangeiras). A guerra civil na Rússia ocasionou a morte de 800 mil soldados dos exércitos Vermelho e Branco. Socialistas e Capitalistas lutavam pelo comando de um dos maiores países do mundo.

35 Charge do período da Guerra Civil na Rússia mostra o envolvimento do capital internacional no conflito. Americanos, ingleses, franceses e japoneses enviaram tropas e investiram nos exércitos brancos para derrotar os socialistas revolucionários russos liderados por Lênin e Trotsky.

36 O Saldo mais trágico da guerra civil na Rússia foi à morte de aproximadamente oito milhões de pessoas vitimadas pela fome e pelas doenças. Desabastecidos e abandonados em zonas de guerra os habitantes das regiões em conflito não tinham alimentos, lenha para o inverno e remédios para as doenças...

37 - Comunismo de Guerra: centralização da produção, requisição agrícola forçada, eliminação da economia de mercado. - Brancos são derrotados – potências estrangeiras impõe o chamado “cordão sanitário” (isolamento) à RUSSIA. Lênin e Stalin

38 Palácio imperial transformado em hospital durante a Guerra Civil.

39 Nasce a URSS: 1922

40 - Lênin cria a NEP: 1921/1928. Recuperação da economia russa. Elementos capitalistas (provisórios e parciais) e base socialista. “Um passo para trás para dar dois passos para frente”.

41 Pequenas e médias empresas (até 20 funcionários).
- Comércio livre de produtos agrícolas. - Recuperação parcial - Liberdade de comércio interno. - Liberdade de salários. - Criação de empresas privadas. - Empréstimo de capitais estrangeiros.

42 Decadência de um líder

43 FUNERAL DE LENIN

44 PARA VER O MAUSOLÉU DE LENIN
RUSSOS FAZEM FILA PARA VER O MAUSOLÉU DE LENIN Stalin no funeral de Lênin

45 Mausoléu de Lênin em 1950 e 2005

46 A disputa de poder: TRÓTSKY – Revolução permanente e internacionalizada. X STALIN – Socialismo em um só país.

47 Vence Stalin

48 Trotsky: inimigo do Estado – Stalin: protetor dos povos
Planificação da economia (1º plano quinquenal: 1928/32); Grande crescimento industrial; - Nascem as cooperativas: Kolkozes e Sovkozes. - Propaganda anti-Trotsky. Trotsky: inimigo do Estado – Stalin: protetor dos povos

49 - 2º e 3º planos quinquenais.

50 Eliminação da oposição. Expurgos, prisões e torturas.
O STALINISMO (1924 – 1953): Ditadura totalitária. Eliminação da oposição. Expurgos, prisões e torturas. TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940.

51

52 Burocratização estatal. Controle do ensino e comunicações.
Culto ao líder Propaganda Russificação "O Grande Stalin é conhecido amigo dos povos da URSS": O culto à personalidade é marca típica do stalinismo

53 Apesar da ditadura stalinista, a população soviética tinha Educação, Moradia, Saúde, Alimentação.
O povo só não tinha LIBERDADE POLÍTICA: o socialismo marxista não foi seguido. Stalin seguiu um socialismo próprio, o Stalinismo.

54 Morte de Stalin

55 Escravidão na Rússia “Trabalhe duro como ensina Stalin.”

56 Consequências da Revolução Russa
Nascem partidos comunistas no mundo todo; - O Capitalismo Liberal torna-se monopolista estatal, a exploração cede lugar ao Welfare State.

57 Iconografia Nicolau II e Lenin antes de se tornar o grande revolucionário.

58 Lenin em 1887 e o primeiro à direita sentado com o pai e irmãos.

59 Lenin e seus companheiros e em 1895.

60 1918 – Durante seus estudos no Kremlin
Agosto de Lenin, foragido na Finlândia, disfarçado em foguista. 1918 – Durante seus estudos no Kremlin

61 Lenin discursando em Smolny, o prédio do governo soviético, durante a revolução.

62 Leon Trótski - Revolucionário e teórico político russo (1879-1940)
Leon Trótski - Revolucionário e teórico político russo ( ). Seu nome verdadeiro é Lev Davídovitch Bronstein. Nasce em Ianovka, na Ucrânia, numa família de agricultores judeus, e combate o regime czarista desde os 17 anos.

63 “Agora vai iniciar-se outra guerra, não sangrenta, uma guerra contra a fome, contra o frio, a enfermidade, a miséria, a desorganização, o obscurantismo..." V.I.Lenin - Jornal Pravda,

64 3

65

66

67

68

69

70

71

72

73


Carregar ppt "HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google