A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov 2009 9:30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov 2009 9:30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis."— Transcrição da apresentação:

1 V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov 2009 9:30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis

2 Advertmaps: Um Mashup Dos Dados De Óbitos Com Um Aplicativo De Mapas Para Apoio Ao Governo Eletrônico Aírton José Ruschel airtonruschel@gmail.com.br Nelson Luiz Rocha Silveira nlrs@terra.com.br Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho ccsrcoelho@terra.com.br Aires José Rover airesrover@gmail.com

3 Mashup na Web Governo Eletrônico Atestados de óbito Mashup Google Maps Advertmaps Conclusão Referências

4 Governo eletrônico É o uso intensivo da Tecnologia da Informática e Comunicação (TIC) para promover um governo mais eficiente e efetivo. Isto é, facilitar a acessibilidade ao serviço governamental, através de um maior acesso público à informação e para fazer um governo mais prestador de contas aos cidadãos. (BUSQUETS, 2006)

5 Governo Eletrônico G2G, governo para governo; G2C, governo para cidadão; e G2B, governo para negócio (business).

6 Atestados de óbito Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde Fica disponíveis na internet, organizados por estado Hoje, há uma interface simples que permite a tabulação de dados Futuro, interface automatizada que permita o acesso de uma aplicação

7 Mashup – Histórico Em maio de 2005 (4 anos), Paul Rademacher estava tendo muito trabalho para achar uma casa para morar no Vale do Silício na Califórnia, Estados Unidos, mesmo já fazendo procuras pela internet. http://www.housingmaps.com/ = Classificados do Craigslist + GoogleMaps

8 Mashup O site de Rademacher logo se tornou um exemplo do que a nova web está se tornando, não pelo o site em si, mas por causa da maneira como foi criado. (TAPSCOTT & WILLIAMS, 2007) Mashup liga uma fonte de dados ou conteúdo a um aplicativo de mapas para criar uma visualização geográfica de informações baseadas em localizações.

9 Mashup – Colaboração O mundo está entrando em uma nova fase em que as vastas plataformas abertas para participação servem de base para que grandes comunidades de parceiros possam inovar e criar valor na internet. Permitir que programadores usem as APIs (interface de programação de aplicação) e criem soluções simples, mas importantes para a sociedade.

10 GoogleMaps – Como usar Ter uma conta no Gmail Usar sempre a última versão da API A API deve ser acessada diretamente do servidor Google Maps Manusear alguns comando Java Passar para a API a latitude e a longitude de um endereço geográfico.

11 Advertmaps É um mapa de alerta para gestores públicos, investidores e o cidadão, Dados do atestado de óbito, Uma interface de seleção e classificação, com algum cálculo matemático. Uso da API do Google Maps. http://advertmaps.blogspot.com

12 Advertmaps Unidade da Federação (UF); Município; Bairro; Logradouro; Código do CID10; Data inicial; e Data final.

13

14 Conclusão O desenvolvimento de aplicativos por grandes equipes (comunidades) de programadores na metodologia mashup, Governos irão disponibilizar dados, Organização de centrais de APIs Barateamento do custo da obtenção de informações Melhoria da qualidade das interfaces (mais interessantes e amigáveis)

15 Referências Busquets, José Miguel. 2006. El Gobierno Electrónico en America Latina: Estrategias y Resultados. In: GALINDO, Fernando (Coord.). Gobierno, Derechos y Tecnología: Las actividades de los poderes públicos. Thomson Civitas, Universidad de Zaragoza (Espanha), pp. 159-171. Chicago Crime. Disponível em http://chicago.everyblock.com/crime/ Acesso em 28/04/2008 Ruschel, Aírton José. Análise do tempo dos Processos Penais de homicídio no Fórum de Justiça de Florianópolis julgados em 2004. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (Dissertação de Mestrado). Florianópolis, 2006. Tapscott, Don; Williams, Anthony D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

16 Fim Obrigado


Carregar ppt "V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov 2009 9:30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google