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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.

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1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza

2 Armazenagem de Materiais
AULA ANTERIOR: Armazenagem de Materiais

3 Armazenagem de Materiais O que é???
Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como: localização, dimensionamento da área, arranjo físico.

4 Principais Objetivos Proteger os materiais da maneira mais econômica e racional possível. Conservar os materiais, de acordo com as suas propriedades e especificações A maximização do uso dos espaços, aumentando a área estática através do uso de páletes, permitindo o armazenamento de um número maior de produtos; Acesso rápido aos itens armazenados, através do uso de endereço, evitando o gasto de tempo durante a sua busca;

5 Consequências de um mau armazenamento:
A perda de produtos em estoques, depósitos e armazéns, causada por acondicionamento dos produtos de forma inadequada, bem como o manuseio e a movimentação destes dentro do espaço físico.

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10 A importância da armazenagem:
Redução de custos de transporte e de produção A atividade de armazenagem auxilia no momento em que viabiliza que volumes maiores sejam transportados e produzidos;

11 A importância da armazenagem:
Ajudar no processo de produção A armazenagem garante o abastecimento dos insumos para a produção prevenindo assim paradas por falta de matérias-primas;

12 Pontos Relevantes na Armazenagem:
O controle de estoques é facilitado pela arrumação no almoxarifado; A boa armazenagem facilita à identificação física dos materiais aumentando a produtividade; A armazenagem desordenada aumenta os custos de mão-de-obra;

13 Armazenagem Temporária
Tipos de armazenagem Armazenagem Temporária Tem como função conseguir uma forma de arrumação fácil de material, como por exemplo a colocação de estrados para uma armazenagem direta entre outros

14 Armazenagem Permanente
Tipos de armazenagem Armazenagem Permanente Tem um local pré-definido para o depósito de materiais, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém, onde os acessórios do armazém ficarão, assim, garantindo a organização do mesmo.

15 Precauções na hora de armazenar:
Peculiaridades Dentro deste conceito encontramos alguns pontos: Periculosidade: materiais perigosos que em contato com as pessoas que trabalham ou circulam no almoxarifado podem causar acidentes. Estes materiais devem ser mantidos em locais reservados e de pouca movimentação; Segurança: materiais de precisão e/ou de alto valor; Perecibilidade: materiais cujo tempo de armazenagem é limitado por estarem sujeitos à deterioração.

16 Custos Associados aos Estoques
Quando os estoques da empresa são insuficientes ocorrem os seguintes custos nas empresas: Despesas com paralisações nas linhas de produção; Perdas com os lucros de produtos não vendidos; Perdas associadas à insatisfação dos clientes; Quando os estoques são elevados acontecem os seguintes custos: Perdas por obsolescência; Perdas por ocupação de espaço desnecessário; Despesas desnecessárias com pessoal; Despesas desnecessárias com seguros.

17 Custos relacionados com o fato de ter estoques
Custo de aquisição (pedido); Custo de manutenção de estoque; (oportunidade, sistemas de armazenagem e movimentação, espaço, controles, pessoal, segurança, sistemas de informações; seguros e impostos) PCP-Programação e controle da produção (Administração, mão-de-obra, material de escritório, encargos, sistemas de informação, comunicação); Embalagens: descartáveis (materiais componentes, mão-de-obra, encargos, manutenção, equipamentos. Retornáveis (capital investido, depreciação, manutenção e administração.

18 AULA DE HOJE: Compras

19 O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa a condições satisfatórias, preços justos e boas negociações. A boa atuação desta área é essencial para a gestão eficiente do estoque.

20 Principais Objetivos • Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias. • Obter mercadorias e serviços ao menor custo. • Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor. • Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

21 Principais Objetivos Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funções básicas: Determinar as especificações de compra: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa (tempo e lugar) Selecionar o fornecedor (fonte certa) Negociar os termos e condições de compra. Emitir e administrar pedidos de compra.

22 Importante Lembrar!!! Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo.

23 Na aquisição preço Não é tudo!!!!
Importante Lembrar!!! Na aquisição preço Não é tudo!!!! A qualidade, prazo de pagamento e de entrega, garantia e assistência técnica, pós venda e credibilidade dos fornecedores são também fatores determinantes numa boa compra.

24 Tudo que for comprado deve possuir as seguintes características:
Qualidade dentro das especificações; Entrega no prazo determinado; Preço justo; Ser vendável; Ter boa rotatividade; Possibilite uma margem de lucro satisfatória; Não gere reclamações dos clientes / consumidores

25 Para quem/ou por que comprar?
Para atender uma determinada necessidade. Seja ela da empresa, seja para o atendimento direto das necessidades de seus clientes, ou mesmo de produtos acabados para revenda.

26 De quem comprar? A escolha de fornecedores confiáveis é de suma importância para o processo de aquisição. A empresa deve certificar-se que os fornecedores são aptos a fornecer os produtos na quantidade certa, no momento desejado e pelo preço acordado.

27 Quando Comprar? Dependendo da empresa e do produto existem momentos exatos de ser realizarem as compras. Em indústrias de maneira geral, as compras são realizadas durante todo o ano.

28 Quanto Comprar? Apesar de ter que garantir que não faltem materiais para a operação da empresa, a quantidade comprada não deve ser excessiva para não ocorrer problemas em decorrência de estoques altos.

29 Quanto Comprar? Por outro lado, a quantidade não pode ser pequena demais. Sendo assim, o comprador deve através de métodos racionais, determinar a quantidade a ser comprada, de modo a balancear o estoque, mantendo assim o equilíbrio.

30 Deve-se entender a lógica dos preços para cada produto.
Que Preço Pagar? Deve-se entender a lógica dos preços para cada produto. Para produtos cujos preços variam muito se deve optar para compra quando os preços estiverem em baixa . Desde que os custos de manutenção desse estoque não sejam maiores do que o ganho obtido com a variação de preços.

31 Modalidades de Compra Compras de emergência
Realiza-se normalmente às pressas para atender uma necessidade surgida. Devido à falta de planejamento da empresa no que se refere às compras. Deve ser evitada, pois acarreta aumento de custos uma vez que diminui o poder de barganha da empresa. A qualidade dos produtos também pode ficar comprometida em virtude do pouco tempo que a empresa tem para escolher melhor.

32 Modalidades de Compra Especulativa
Acontece antes de haver a necessidade do material. Normalmente para conseguir preços melhores

33 Modalidades de Compra Contratada
Ocorre com o estabelecimento de um contrato entre fornecedores e clientes onde cada um se responsabiliza que por um determinado período os preços e a quantidades compradas sejam mantidas.

34 Modalidades de Compra Antecipada
Realiza-se no sentido de atender às reais necessidades da empresa em determinado período de acordo com o planejamento.

35 Comércio Eletrônico (E-comerce)

36 Comércio Eletrônico (E-comerce) O que é???
Em português significa comércio eletrônico. É uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Exemplo: Lojas virtuais.

37 É bom saber... De acordo com levantamento da E-bit, em 2013, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 28,8 bilhões durante o ano, atingindo um crescimento nominal de 28%, em relação a 2012.

38 Vantagens: Propicia aos compradores o contato com vários fornecedores ao mesmo tempo poupando tempo e recursos; Transações rápidas e cada vez mais seguras; Preços acessíveis Conforto

39 Desvantagens: A falta de conhecimento mais profundo do fornecedor acarretando em fraudes e prejuízos nas compras; Desconfiança por parte dos compradores. Boa parte dos consumidores gostam de ter contato físico com os produtos a serem comprados;

40 Para Exercitar!!! “Ocorre com o estabelecimento de um contrato entre fornecedores e clientes onde cada um se responsabiliza que por um determinado período os preços e a quantidades compradas sejam mantidas. ” Esta afirmação corresponde a qual modalidade de compra? Antecipada Especulativa Contratada Emergência E-Comerce

41 Contratada

42 Para Exercitar!!! “Realiza-se no sentido de atender às reais necessidades da empresa em determinado período de acordo com o planejamento. ”. O conceito acima, diz respeito a: Compra emergencial E-Comerce Compra por antecipação Compra imediata Compra especulativa

43 Compra por antecipação

44 Referências:

45 Próxima Aula: Just In Time

46 DÚVIDAS Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs
Acesse o fórum de dúvidas e discussões Acesse também o Chat Horário do CHAT Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs

47 BONS ESTUDOS!


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