A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL. AS CIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL. AS CIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL. AS CIDADES NÃO SÃO POLOS ISOLADOS, ALEATORIAMENTE DISTRUBUÍDOS NO TERRITÓRIO, FORMAM UMA REDE URBANA NACIONAL, CONTROLADAS POR METRÓPOLES INTERLIGADAS.

2 A URBANIZAÇÃO É UM TRAÇO DA MODERNIDADE. A URBANIZAÇÃO É DECORRENTE DA INTENSIFICAÇÃO DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (DST), O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO ROMPE O ISOLAMENTO DAS CIDADES. AS CIDADES CRESCEM FRUTO DESSE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E COMERCIAL.

3 A INTEGRAÇÃO ECONÔMICO BRASILEIRA SE INTENSIFICOU NA DÉCADA DE 1930, ACELERANDO O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. EM 1950 QUASE DOIS TERÇOS DOS BRAILEIROS VIVIAM NAS ÁREAS RURAIS; EM 1970 MAIS DA METADE 55% DAS PESSOAS VIVEM NAS ÁREAS URBANAS; EM 2000 CERCA DE 82,8% DAS PESSOAS VIVEM NAS ÁREAS URBANAS E APENAS 17,2% DAS PESSOAS HABITAM O MEIO RURAL

4 É UM AGLOMERADO QUE DESEMPENHA FUNÇÕES DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA UMA REGIÃO DE INFLUÊNCIA. (GEOGRAFIA) A SEDE DO MUNICÍPIO É CONSIDERADA A CIDADE E RESTANTE É CONSIDERADO VILA. (IBGE)

5

6 NÚCLEOS URBANOS DE POUCAS DEZENAS DE HABITANTES, QUE NÃO DESEMPENHAM NENHUMA FUNÇAÕ COMERCIAL, SEM CONDIÇÕES NENHUMA SÃO CONSIDEADAS CIDADES PELO IBGE.

7 O ÊXODO RURAL É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL IRREVERSÍVEL, PORÉM DESIGUAL. AS REGIÕES SUDESTE, SUL E CENTRO- OESTE TIVERAM UM CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO URBANA MAIOR QUE AS REGIÕES NORTE E NORDESTE.

8 SUDESTE – 90% SUL - 80% CENTRO – OESTE – 84,4% NORDESTE – 71,5% NORTE – 73,5%

9 O CONJUNTO DAS CIDADES DE UM DETERMINADO LOCAL FORMA UMA REDE URBANA. REDE – É O SISTEMA CONSTITUÍDO POR ARCOS DE TRANSMISSÃO E NÓS DE BIFURCAÇÃO, PELO QUAL CIRCULAM FLUXOS DE MATERIAIS OU IMATERIAIS.

10 SÃO CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE BENS E DE SERVIÇOS, MANTENDO ENTRE SI, FLUXO DE MERCADORIAS, INFORMAÇÃO, SERVIÇOS. SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO SÃO METRÓPOLES GLOBAIS; BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, CURITIBA, BRASÍLIA, SALVADOR, RECIFE E FORTALEZA SÃO METRÓPOLES NACIONAIS; GOIÂNIA, BELÉM E MANAUS SÃO METRÓPOLES REGIONAIS; CENTROS REGIONAIS – CAMPINAS, SANTOS, RIBEIRÃO PRETO (SP), LONDRINA (PR).

11

12 PÁGINAS: 240 E 241 (1 A 7)


Carregar ppt "SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL. AS CIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google