A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

2 O CENTRO ESPÍRITA “(...) Quando se abrem as portas de um templo espírita-cristão ou de um santuário doméstico, dedicado ao culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através dos raios benfazejos deste astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor.” EMMANUEL (Mensagem psicografada por FCX, em , em Pedro Leopoldo-MG) Reformador Jul/92, pág. 9

3 “(...) Atualizá-lo sem lhe modificar os objetivos básicos; desenvolver suas atividades, sem lhe alterar as estruturas ético-morais; qualificá-lo para os grandes momentos da hora presente como do futuro é dever de todos os espíritas, preservando as bases doutrinárias que nele dever viger: amor e e estudo, ação da caridade, fora da qual não há salvação, assim confirmando a promessa do Consolador, feita por Jesus (...)” VIANNA DE CARVALHO (Página psicografada por DPF, em , no C.E. Caminho da Redenção,Salvador-BA) Reformador Out/95, pág.13

4 PLANO DE TRABALHO PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO
(2007 – 2012) O Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita colocando-a ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, cumprindo sua missão, que é a de “(...) instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade”. (O Livro dos Espíritos, 88, ed. FEB, 2005 “Prolegômenos”.)

5 MISSÃO DOS ESPÍRITAS “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena encontrareis fervor e fé. (...) Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos á obra! O arado está pronto; a terra o espera; arai! (...) ERASTO. (E.S.E.. Edição Especial, FEB,2004. Cap. XX, item 4)

6

7 DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA
DIRETRIZ 3 DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA - intensificação da difusão do livro espírita (venda, feiras bibliotecas); - ampliação e o fortalecimento da divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA pelo rádio, TV, internet, jornais, panfletos, e demais meios disponíveis; - utilização, nos ensinos espíritas de metodologia, frases e imagens adequadas, de conformidade com os princípios doutrinários; - promoção e realização de cursos, encontros e seminários.

8 DIRETRIZ 7 A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE - participação nos Conselhos e Organismos governamentais, nos termos da Lei, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas; - participação em ações, campanhas e organizações das sociedades civis e religiosas, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas.

9 EXEMPLOS DE AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
C.E. Francisco de Assis (Sto. Amaro da Imperatriz) - Realiza diversas atividades em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Instituições Religiosas do município.

10 Em Blumenau – 4 ª URE - Semana de Valorização da Vida em parceria com o CVV com abertura na Câmara de Vereadores e presença de representações das igrejas Católica e Evangélica, Prefeito Municipal, Comandantes do Batalhão do Exército e da Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, Conselho Tutelar, COMEN, CONSEG, Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência, Secretaria da Educação, CDL, ACIB e Associação de Moradores. - Distribuição de 2000 livretos da FEB sobre ABORTO, SUICÍDIO, DROGAS, VIOLÊNCIA e EUTANÁSIA nas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino dos municípios de Rodeio, Ascurra e Apiúna; nos Postos de Saúde de 9 municípios; para alunos e professores das faculdades que formam professores de Ciência e Religião.

11 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA
Visão da CARIDADE no tempo passado - Visão da CARIDADE ESPÍRITA neste tempo É a CARIDADE dando suporte à CIDADANIA, fortalecendo o indivíduo, livrando-o da passividade de nossa atuação e reconhecendo-o como SUJEITO de sua própria história. (Notas do EASESC 2012, PÁG. 13)

12 “(...)Para se fazer algo sério, é necessário submeter-se às necessidades impostas pelos costumes da época em que se vive; essas necessidades são bem diferentes daquelas dos tempos de vida patriarcal e o próprio interesse do Espiritismo exige se calculem os meios de ação, a fim de que o caminho não se interrompa pela metade. Façamos, portanto, os nossos cálculos, já que vivemos num século em que é necessário contar.” ALLAN KARDEC (Testamento Filosófico – Livro dos Médiuns)


Carregar ppt "O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google