A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista"— Transcrição da apresentação:

1 EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista
PREPARAÇÃO ACADÊMICA REDAÇÃO

2 1. Escrever não é só escrever
- Escrever exige treino; - O nível de conhecimento não garante o bom nível da escrita; -Escrever bem pode ser fator determinante para o sucesso em alguns cargos e em certas áreas do conhecimento; - Para escrever bem é preciso ler bons livros, jornais e manter-se informado acerca dos acontecimentos do mundo. - Escrever deveria ser uma atividade natural e não compulsória:

3 Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles sacavam também seus escritos e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica (trecho de ‘Para gostar de ler’, Carlos Drummond de Andrade).

4 O que é redação para vocês?

5 Redação: produto Argumento: propaganda
Escrever é persuadir (tentar convencer). Para produzir uma redação (cuja correção é extremamente subjetiva) é necessário o uso de argumentos fortes e originais. É utilizar o senso crítico e unir ‘coletâneas’, criticando-as. Escrever uma redação é fazer com o que o interlocutor ‘compre’ seu produto, que é sua visão sobre determinado assunto. Redação: produto Argumento: propaganda

6 O que é passado pela escola quanto à produção de texto...
O que podemos dizer é que a herança escolar de que o aluno deve escrever um texto de no mínimo ‘tantas’ linhas sobre determinado assunto incomum a ele, faz com que a produção de textos torne-se uma atividade obrigatória, penosa, chata. A escola incentiva a produção de textos e conscientiza os estudantes sobre a sua importância, porém não tem tanto sucesso nesse objetivo.

7 Como o aluno vê a produção de um texto

8 Como deveria ser... Como o prazer aliado à prática leva à perfeição, o produtor (mesmo não vendo a produção de textos como um exercício prazeroso) deve elaborá-los com alguma frequência, pois é claro que só escreve bem quem escreve sempre ou quase sempre.

9 2. O primeiro passo Para um bom texto:
1) Leitura atenta às orientações sobre o texto a ser construído: A prova de Redação consistirá numa exposição sobre tema atual e de interesse geral, podendo ter caráter dissertativo, descritivo, narrativo, epistolar ou misto. Visa avaliar a capacidade de expressão crítica do candidato, com base em tema proposto. Será corrigida por professores de português do ensino médio e do ensino superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. A nota zero na Redação eliminará automaticamente o candidato do Vestibular.

10 A prova de Redação será avaliada, considerando-se:
Conteúdo – tratamento do tema de forma pessoal e pertinente. b) Estrutura do pensamento e da expressão – sequência lógica; estrutura do parágrafo, coerência e coesão; clareza. c) Uso da norma culta – ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário.

11 2) Boas ideias não bastam se o estudante não souber articulá-las;
3) Uma boa letra é muito importante: 4) O candidato deve ser atento aos textos que são ‘base’ para a elaboração de sua redação: Na Unicamp: ‘[...] sua redação será anulada se você: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletânea; c) não atender ao tipo de proposta escolhida.’

12

13 5) O texto deve ter uma boa estética:

14 3. O tema 1)A desobediência é de caráter eliminatório; 2) O candidato deve ser crítico; O que a fuga ao tema indica? - Que o candidato não entendeu a proposta; - Que não leu a proposta; - Ou ainda que não sabe falar sobre o assunto.

15 4. O tipo de construção textual
- Dissertação, tradicionalmente; - Se a instituição oferece opção de escolha, o melhor é não se aventurar; - Não é permitido mesclar tipos textuais.

16 5. A avaliação Lembretes importantes: 1) Coletânea: conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsídio para a sua redação; 2)Tema/Título: normalmente os vestibulares só fornecem o tema e exigem um título; 3) Redação em prosa: pelo amor de Deus, texto argumentativo não deve ser escrito em verso:

17

18 4) Tipo de texto: o candidato deve atender ao tipo solicitado (dissertação, narração, carta, etc.); 5) Linguagem: de acordo com a norma culta da língua portuguesa; 6) Citações: devem ser moderadas e devem manter coesão com o todo;

19 6. Originalidade Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, originalidade é: 1 relativo à origem [...] 1.2 que não existiu, não ocorreu antes, novo [...] 2 que tem caráter próprio. O problema do clichê: 1) em frases: ‘chover no molhado’, ‘ osso duro de roer’, ‘a vida é uma caixinha de surpresas’; 2) nas ideias: ‘isso é culpa dos políticos’, ‘é por isso que o Brasil não vai pra frente’.

20 Atitudes ousadas que não funcionam: - criticar a proposta;
O que se exige quanto à originalidade: que o candidato tenha sua própria visão de mundo e seja crítico; Atenção: a ousadia deve estar presente na elaboração de um texto, porém, cuidado: não há chances de o aluno ser aprovado se fugir da proposta. Atitudes ousadas que não funcionam: - criticar a proposta; - fazer desenhos.

21 O que já foi tema no Enem 1998 – “Viver e aprender” 1999 – “Cidadania e participação social” 2000 – “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?” 2001 – ““Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?” 2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?” 2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?” 2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?” 2005 – “Trabalho infantil no Brasil” 2006 – “O Poder de Transformação da Leitura” 2007 – “O Desafio de se Conviver com a Diferença” 2008 – “Como preservar a floresta Amazônica”

22 2009 – “O indivíduo frente à ética nacional” 2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana” 2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” 2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” 2013 – “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”

23 Possíveis temas Limites entre estética e saúde;
Conceito de família no século XXI; Escândalo e corrupção na FIFA; Corrupção na Petrobrás; PEC das domésticas; Mais médicos; Crise energética; Água e crise no sistema hídrico; A saúde pública brasileira na UTI; A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea; A questão do transporte público no Brasil; Movimentos sociais; Álcool e direção: combinação fatal; Casamento gay;

24 O petróleo do pré-sal brasileiro;
A lei das cotas nas universidades; Redução da maioridade penal; Justiça com as próprias mãos.


Carregar ppt "EE. Prof.ª Suely Maria Cação Ambiel Batista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google