A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino médio: formação ou profissionalização? Pontos para reflexão O problema fundamental se coloca com respeito à fase da carreira escolar representada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino médio: formação ou profissionalização? Pontos para reflexão O problema fundamental se coloca com respeito à fase da carreira escolar representada."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino médio: formação ou profissionalização? Pontos para reflexão O problema fundamental se coloca com respeito à fase da carreira escolar representada pelo ensino médio que em nada se diferencia, atualmente, como tipo de ensino, das fases escolares anteriores. (Gramsci, 1975, p.1536). Paolo Nosella 1

2 Na história da educação brasileira, as escolas profissionais e técnicas, de nível médio, tiveram denominações diversas. Mas sua essência permaneceu a mesma. (I) 2

3 A problemática do Ensino Médio Regular não é apenas nacional, mas internacional. (II) 3

4 Objetivo do Ensino Médio Regular é criar e consolidar no adolescente os valores fundamentais do humanismo, auxiliando-o na identificação de suas individuais inclinações profundas intelectual, social e moralmente. (III) 4

5 Corolário 1. Outros objetivos para o Ensino Médio Regular (empregabilidade etc.) são assistencialismo, exploração ou violência. A escolarização não garante empregos, apenas seleciona os candidatos elevando a percentual de escolarização dos desempregados (ver Folha S.Paulo, 20/03/11; B1, Mercado). 5

6 Corolário 2. Todo adolescente, como consequência natural da puberdade, tem direito a um período de 4 a 5 anos de indefinição profissional ativa e heurística. 6

7 Corolário 3. O Ensino Médio Regular não pode ser uma continuação metodológica homogênea do Ensino Fundamental 2; exige uma didática diferente assim como o adolescente é diferente da criança. 7

8 Corolário 4. O Estado desconhece essa diferença. Não produziu uma escola própria para o mundo do adolescente ou, quando a diferencia, imita a escola profissionalizante. 8

9 Corolário 5. Existe clara diferença conceitual entre o princípio educativo geral (preparar para o trabalho no sentido amplo) e o princípio pedagógico específico (os exercício didáticos próprios de cada fase escolar). 9

10 Corolário 6. Há nítida diferença entre “trabalho” e “emprego”. 10

11 Corolário 7. O Ensino Médio Regular não tem nada a ver com EJAs: a identidade escolar institucional ( mesmo diploma) leva a confundir alunos que não vivem (nem podem viver) de seu trabalho com outros que vivem de seu trabalho. 11

12 O Ensino Médio Regular, enquanto conclusão do ensino básico, é formativo, é “ensino da palavra” que subsumi histórica e filosoficamente a fórmula científica, o instrumento de produção e a cultura da imagem. (IV) 12

13 Integração entre cultura geral e profissionalizante não é justaposição, nem subsequência, nem concomitância. É articulação. Qual o elemento articulador? Sem isso, arrisca- se retornar à fórmula da Lei 5692/71 que, com exclusão da compulsoriedade, previa uma parte de educação geral e outra de educação específica. (V) 13

14 Ensino integral não é dilatação do tempo da escolarização obrigatória: é integrar, numa unidade formativa didática, dentro e/ou fora dos muros escolares, o turno da escolarização obrigatória com o contra turno da mesma (oficinas, estágios, experiências etc.). (VI) 14

15 A necessidade de assistencialismo não deve secundarizar a reforma do Ensino Médio Regular. (VII) 15

16 Perspectivas: O projeto político-pedagógico para o ensino médio precisa centrar-se na reforma do Ensino Médio não Profissionalizante público, popular, para todos, reduzindo, progressivamente, as inúmeras ramificações profissionalizantes socialmente paliativas. (VIII) 16

17 Os dois grandes ausentes nas análises sobre Ensino Médio são: a) famílias; b) adolescente (personalidade). (IX) 17

18 O que busca um jovem ao procurar uma escola técnica ou profissionalizante? Num nível imediato, busca garantir uma profissão rentável a curto prazo, mas em profundidade busca o conhecimento que lhe fora negado. (X) 18

19 O Conselho Nacional de Educação quer autonomia para Ensino Médio (Jornal Estado de S. Paulo, 6/4/2011, A 15). Os Conselheiros esqueceram que existe a boa autonomia (solicitada e reivindicada, com base em argumentações e condições objetivas) e a falsa autonomia (unilateralmente doada). (XI) 19

20 A reforma do sistema educacional como um todo deve começar pelo meio, isto é, pelo ensino médio. (XII) 20


Carregar ppt "Ensino médio: formação ou profissionalização? Pontos para reflexão O problema fundamental se coloca com respeito à fase da carreira escolar representada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google