A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Água Introdução / Tarefa / Recursos / Processo / Avaliação / Conclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Água Introdução / Tarefa / Recursos / Processo / Avaliação / Conclusão."— Transcrição da apresentação:

1 A Água Introdução / Tarefa / Recursos / Processo / Avaliação / Conclusão

2 Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até há pouco tempo, uma dádiva inesgotável da Natureza. É importante dizer que a água é fundamental para a vida do Homem, dos animais e das plantas, como tal devemos preservá-la! A água, deixou de ser, como até há pouco tempo, uma dádiva inesgotável da Natureza. É importante dizer que a água é fundamental para a vida do Homem, dos animais e das plantas, como tal devemos preservá-la!

3 Tarefas  1º ano: Descobre a importância da água;  2º ano: Pesquisa sobre a água potável e não potável;  3º ano: Identifica as várias fontes de poluição da água;  4º ano: Descreve o Ciclo da Água.  Procura as respostas para estas tarefas com o auxílio de manuais, livros e na Internet.  Este é o vosso desafio, descobre o cientista que há em ti!

4 Processo e Recursos  Após veres a apresentação da história da “Salpico, a Gotinha de Água” vais…….  Em cada turma formar grupos de cinco elementos e iniciar a tua tarefa.  Podes consultar os seguintes livros: MICHEL F. (2003) A água passo a passo. Miosotis. COSTA-PAU R.( 1993) A defesa dos rios e dos lagos, biblioteca juvenil de ecologia. Porto Editora COSTA-PAU R.( 1993) A defesa dos rios e dos lagos, biblioteca juvenil de ecologia. Porto Editora WALPOLE B. (1987) Ciência Divertida – A Água, Melhoramento Intercultura WALPOLE B. (1987) Ciência Divertida – A Água, Melhoramento Intercultura  Podes navegar nestes sítios: www.fvirtual.pt/ambiente/agua www.fvirtual.pt/ambiente/aguawww.fvirtual.pt/ambiente/agua www.amigodaagua.pt www.amigodaagua.ptwww.amigodaagua.pt www.mundodaágua.com www.mundodaágua.comwww.mundodaágua.com

5 Conhecem a História da “Salpico”, a Gotinha de Água ?... A viagem da “Salpico”

6 Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, Salpico formava a água de um lago.

7 Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. Salpico e as amigas transformaram-se em vapor de água, subiram e formaram as nuvens. Salpico é agora uma parte da nuvem.

8 No céu, o vento empurrou as nuvens e a Salpico viajou por muitas terras…viu florestas, desertos, rios e oceanos…

9 Dentro da nuvem, as gotinhas de água dançam ao som do vento que sopra… Salpico e as amigas encontraram ar mais frio e caíram em forma de chuva.

10 Ao passarem pela montanha, o ar era muito, muito frio e agora as gotinhas caíram na terra em forma de neve.

11 O calor do Sol derreteu a neve, Salpico e as amigas voltaram a ser água líquida.

12 Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo e quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

13 Salpico e as suas amigas, correram debaixo da terra e formaram uma nascente.

14 A Salpico foi ter ao rio onde conheceu os peixes… e viajou com ele até ao mar.

15 Agora a Salpico faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça, para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

16 Fim !

17 Ciclo da Água

18 Avaliação –Os alunos de 1º e 2º anos irão elaborar cartazes sobre os temas que lhes foram propostos. –Os alunos de 3º e 4º ano irão elaborar folhetos para distribuir junto da Comunidade Educativa sobre a necessidade de preservar a água. –Poderá ser feita uma exposição com o produto final destes trabalhos, no final do ano lectivo.

19 Conclusão Com este trabalho pretendemos que os nossos alunos entendam que a água é um bem precioso essencial à vida e que devemos preservar! Com este trabalho pretendemos que os nossos alunos entendam que a água é um bem precioso essencial à vida e que devemos preservar!

20 Este trabalho foi realizado no âmbito da Acção de Formação “Factores de Liderança na Integração das TIC nas Escolas”, que decorreu na EB 2,3/S Martins Correia na Golegã. O trabalho que tem como destinatários os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado pelas professoras:  Maria Aurora Miguel  Maria Leonor Pinheiro  Maria do Rosário Nalha  Sandra Soares Rodrigues Junho 2006


Carregar ppt "A Água Introdução / Tarefa / Recursos / Processo / Avaliação / Conclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google