Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSonia da Costa Terra Alterado mais de 8 anos atrás
1
BI’s na UFSC - 2009 REUNI na UFSC : 1) CAMPUS sede : cursos novos e ampliação dos cursos já existentes 2) Interiorização da UFSC: - Araranguá – Bacharelado em Tecnologia da Informação e Comunicação - Curitibanos - Bacharelado em Ciências Rurais - Joinville : Bacharelado em Mobilidade
2
Interiorização da UFSC
3
Campus de Joinville Histórico Projeto CEM Modelo conceitual do CEM Resultados CEM
4
Análise do contexto O que pode ser inovado pela UFSC? Que diferencial para a comunidade local pode ser construído? Que quebra de paradigma poderá ser potencializada? Quais são as necessidades para o Brasil? Que contribuições podem ser geradas? Projeto CEM – Centro de Engenharia da Mobilidade
5
Análise do contexto Quais são os gargalos tecnológicos da sociedade brasileira e onde eles estão? Qual é a motivação da comunidade externa à UFSC com tal inovação? Como aproveitar o potencial do CTC? Como deve ser a integração entre o CTC e este novo centro? Projeto CEM
6
Formação de pessoas de altas competência técnica e gerencial Modelo conceitual: objetivos do CEM Sistemas Técnicos no campo veicular Projetos de infra-estrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte A mobilidade se relaciona com os processos destinados a planejar, construir, manter e efetuar descarte de produtos destinados ao transporte de cargas e pessoas.
7
PPC_CEM: Modelo conceitual e Cursos Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 VeicularTransporte Naval Aero-espacial Automobilística Ferroviária Mecatrônica Infra-estrutura Tráfego e Logística Fundamentos área de Mobilidade SAÍDA 1: Bacharel Interdisciplinar em Mobilidade: ênfase Veicular e Transporte SAÍDA 2: Bacharel em Engenharia Entrada: 200 alunos por semestre
8
Autonomia do estudante na sua formação Escolha de especialidades Estágios fracionados Uso de temas transversais Divisão das aulas teóricas e práticas Não exigência de pré-requisitos após primeira matrícula Restrição na passagem de nível Integração entre professores e entre estudantes Organização por núcleos de conhecimento Modelo conceitual: Referencial Pedagógico Princípios: liberdade, autonomia
9
GESTÃO DO CAMPUS JOINVILLE CategoriaNúmero Relação N° de alunos Discentes698 Docentes23 30,35 STAE887,25 Tabela 1 – Rela ç ão candidato/vaga Curso de Engenharia da Mobilidade – Campus Joinville O CEM em números
10
Categorias2009.22010.12010.2 2011.1 Abandono0172510 Desistência2211002 Jubilamento0000 Transferência1145225 Troca de curso0010 Trancado162110 Total 45810947 Matriculado199371568792 Quantitativo de evasão por categorias Bacharelado em Mobilidade – Campus Joinville DESAFIO: DEFINIR POLÍTICAS PARA MITIGAR AS CAUSAS DA EVASÃO Política: Cursos extras, grupos de projeto, disciplina consciente, palestras, facilitar transferências, bolsas de monitoria, permanência, PET.
11
Cenários de Implantação: Projeto Conceitual do CAMPUS
12
Bacharelado em Ciências Rurais Ano 1 e 2 Núcleo de Conhecimento Básico e Profissional: - Linguagens e Códigos; - Ciências Humanas e Sociais; - Ciências Exatas ; - Ciências da Natureza; - Ciências Biológicas; Ano 3:Ciências Agrárias
13
Profa. Dra.Yara Muller Yararm@reitoria.ufsc.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.