A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Stella Cecilia Duarte Segenreich Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Stella Cecilia Duarte Segenreich Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Maria."— Transcrição da apresentação:

1 TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Stella Cecilia Duarte Segenreich Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Maria Apparecida C. Mamede Neves Janine Dutra Janine Dutra UCP-RJ UCP-RJ

2 ORIGEM: PESQUISA INSTITUCIONAL SINAES AVALIAÇÃO INTERNAAVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA E EXTERNA EAD: CRITÉRIOS DE QUALIDADE DO MECEAD: CRITÉRIOS DE QUALIDADE DO MEC IES: MODELOS DE AVALIAÇÃOIES: MODELOS DE AVALIAÇÃO PDI / PROJETO PEDAGÓGICO TUTORIA PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

3 AVALIAÇÃO COM BASE NA NOÇÃO DE REFERENTE (HADJI, 1994)

4 DÚVIDAS E INTERROGAÇÕES O que significa ser tutorO que significa ser tutor Quais são os alcances de sua tarefaQuais são os alcances de sua tarefa Qual é a especificidade de seu papelQual é a especificidade de seu papel Quem é reconhecido como um bom tutorQuem é reconhecido como um bom tutor Como se forma um tutorComo se forma um tutor Como se avalia seu trabalhoComo se avalia seu trabalho O tutor é imprescindível na EADO tutor é imprescindível na EAD Maggio (2001 )

5 LISTA DE DISCUSSÃO DA UNESCO TUTOR E/OU PROFESSOR São figuras diferenciadasSão figuras diferenciadas Funções são diferentes por questões logísticasFunções são diferentes por questões logísticas Professor = tutorProfessor = tutor junho de 2007

6 O RECORTE DA PESQUISA Formação continuada para professores da educação básica – Formação continuada para professores da educação básica – Curso de especialização na PUC-RioCurso de especialização na PUC-Rio Sujeitos da pesquisa: 54 cursistas de 6 escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 3 tutoresSujeitos da pesquisa: 54 cursistas de 6 escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 3 tutores Instrumentos: questionários para cursistas e tutoresInstrumentos: questionários para cursistas e tutores

7 PROPOSTA DE TUTORIA DO CURSO EM QUESTÃO É uma atividade permanente. É uma atividade permanente. Tem por objetivo acompanhar o cursista (até 30). Tem por objetivo acompanhar o cursista (até 30). É assessorada pelos professores conteudistas. É assessorada pelos professores conteudistas. Coordena os fóruns de discussão assíncrona. Coordena os fóruns de discussão assíncrona. Deve estimular a aprendizagem cooperativa. Deve estimular a aprendizagem cooperativa. Participa do processo de avaliação. Participa do processo de avaliação.

8 ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias mais presentesOpções Cursistas N = 36 Tutores N = 3 Estimulou a participação dos cursistassim, muitas vezes353 sim, poucas vezes1- não estimulou-- Conduziu (mediou) a discussão do gruposim, muitas vezes323 sim, poucas vezes3- não estimulou1- Manteve um diálogo constante com o gruposim, muitas vezes333 sim, poucas vezes2- não estimulou1- Levou a refletir sobre a prática docentesim, muitas vezes332 sim, poucas vezes31 não estimulou-- Teceu comentários construtivos e de forma agradável sim, muitas vezes343 sim, poucas vezes1- não estimulou1-

9 ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias menos presentes Opções Cursistas N = 36 Tutores N = 3 Tirou dúvidas de conteúdo dos textos sim, muitas vezes302 sim, poucas vezes41 não estimulou2- Estimulou o aprofundamento dos conteúdos sim, muitas vezes292 sim, poucas vezes5- não estimulou21* Mediou equilibradamente a discussão sim, muitas vezes292 sim, poucas vezes51 não estimulou2- Fez perguntassim, muitas vezes292 sim, poucas vezes61 não estimulou1-

10 QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1 QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MAIS IMPORTANTES CURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Dominar o conteúdo da disciplina191 Promover relação entre teoria e prática17- Ter experiência docente161 Manter um diálogo constante com o grupo152 Estimular a participação dos alunos141 Estabelecer relações empáticas com seus interlocutores14- Tecer comentários completos e construtivos de maneira agradável103 Ter capacidade de comunicação por escrito com os alunos082

11 QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MENOS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1 QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MENOS IMPORTANTESCURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Incentivar a que lhe façam perguntas adicionais211 Proporcionar elo entre aluno e instituição promotora do curso192 Dominar os recursos do ambiente online15- Motivar positivamente para a realização de tarefas102 Dar uma ajuda suplementar para um estudante em dificuldade9-

12 CONCLUSÕES Consistência do perfil do tutor proposto no projeto do curso, tomado como referente.Consistência do perfil do tutor proposto no projeto do curso, tomado como referente. Convergência de cursistas e tutores sobre a importância do diálogo constante com o grupo.Convergência de cursistas e tutores sobre a importância do diálogo constante com o grupo. Preocupação dos cursistas em relação à experiência docente e domínio de conteúdo dos tutores.Preocupação dos cursistas em relação à experiência docente e domínio de conteúdo dos tutores. Minimização (?) da importância de qualidades como incentivar a que lhe façam perguntas adicionais.Minimização (?) da importância de qualidades como incentivar a que lhe façam perguntas adicionais. Importância da construção de indicadores institucionais próprios, de forma participativa.Importância da construção de indicadores institucionais próprios, de forma participativa. Necessidade de comparar indicadores institucionais com padrões de avaliação mais amplos – negociação de referentes.Necessidade de comparar indicadores institucionais com padrões de avaliação mais amplos – negociação de referentes.

13 PERSPECTIVAS DE ESTUDO Estender o estudo da tutoria on line Estender o estudo da tutoria on line - a outras IES - a outras IES - a outras formas de tutoria - a outras formas de tutoria Explorar outras dimensões da EAD Explorar outras dimensões da EAD - ambientes de aprendizagem - ambientes de aprendizagem - pólos de apoio presencial. - pólos de apoio presencial.

14


Carregar ppt "TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Stella Cecilia Duarte Segenreich Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google