Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYasmin Carris Alterado mais de 10 anos atrás
1
TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Janine Dutra UCP-RJ
2
ORIGEM: PESQUISA INSTITUCIONAL
SINAES AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA EAD: CRITÉRIOS DE QUALIDADE DO MEC IES: MODELOS DE AVALIAÇÃO PDI / PROJETO PEDAGÓGICO TUTORIA PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
3
AVALIAÇÃO COM BASE NA NOÇÃO DE REFERENTE (HADJI, 1994)
4
DÚVIDAS E INTERROGAÇÕES
O que significa ser tutor Quais são os alcances de sua tarefa Qual é a especificidade de seu papel Quem é reconhecido como um bom tutor Como se forma um tutor Como se avalia seu trabalho O tutor é imprescindível na EAD Maggio (2001)
5
LISTA DE DISCUSSÃO DA UNESCO
TUTOR E/OU PROFESSOR São figuras diferenciadas Funções são diferentes por questões logísticas Professor = tutor junho de 2007
6
O RECORTE DA PESQUISA Formação continuada para professores da educação básica – Curso de especialização na PUC-Rio Sujeitos da pesquisa: 54 cursistas de 6 escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 3 tutores Instrumentos: questionários para cursistas e tutores
7
PROPOSTA DE TUTORIA DO CURSO EM QUESTÃO
É uma atividade permanente. Tem por objetivo acompanhar o cursista (até 30). É assessorada pelos professores conteudistas. Coordena os fóruns de discussão assíncrona. Deve estimular a aprendizagem cooperativa. Participa do processo de avaliação.
8
ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias mais presentes Opções Cursistas N = 36
Estimulou a participação dos cursistas sim, muitas vezes 35 3 sim, poucas vezes 1 - não estimulou Conduziu (mediou) a discussão do grupo 32 Manteve um diálogo constante com o grupo 33 2 Levou a refletir sobre a prática docente Teceu comentários construtivos e de forma agradável 34
9
Estratégias menos presentes
ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias menos presentes Opções Cursistas N = 36 Tutores N = 3 Tirou dúvidas de conteúdo dos textos sim, muitas vezes 30 2 sim, poucas vezes 4 1 não estimulou - Estimulou o aprofundamento dos conteúdos 29 5 1* Mediou equilibradamente a discussão Fez perguntas 6
10
QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MAIS IMPORTANTES
QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1 QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MAIS IMPORTANTES CURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Dominar o conteúdo da disciplina 19 1 Promover relação entre teoria e prática 17 - Ter experiência docente 16 Manter um diálogo constante com o grupo 15 2 Estimular a participação dos alunos 14 Estabelecer relações empáticas com seus interlocutores Tecer comentários completos e construtivos de maneira agradável 10 3 Ter capacidade de comunicação por escrito com os alunos 08
11
QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MENOS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1
QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MENOS IMPORTANTES CURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Incentivar a que lhe façam perguntas adicionais 21 1 Proporcionar elo entre aluno e instituição promotora do curso 19 2 Dominar os recursos do ambiente online 15 - Motivar positivamente para a realização de tarefas 10 Dar uma ajuda suplementar para um estudante em dificuldade 9
12
CONCLUSÕES Consistência do perfil do tutor proposto no projeto do curso, tomado como referente. Convergência de cursistas e tutores sobre a importância do diálogo constante com o grupo. Preocupação dos cursistas em relação à experiência docente e domínio de conteúdo dos tutores. Minimização (?) da importância de qualidades como incentivar a que lhe façam perguntas adicionais. Importância da construção de indicadores institucionais próprios, de forma participativa. Necessidade de comparar indicadores institucionais com padrões de avaliação mais amplos – negociação de referentes.
13
PERSPECTIVAS DE ESTUDO
Estender o estudo da tutoria on line - a outras IES - a outras formas de tutoria Explorar outras dimensões da EAD - ambientes de aprendizagem - pólos de apoio presencial.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.