A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
UNIDADE 4 – Localização de Instalações Produtivas - PÁG. 301 – Capitulo 6

2 6.1. IMPORTÂNCIA DA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisão de longo prazo; Trata-se de uma decisão de longo prazo Envolve elevado investimento: via de regra, os custos de compra do terreno, construção, reformas, montagem de equipamentos, contratação de pessoal e com aspectos burocráticos são consideráveis, fazendo com que a decisão precise ser tomada com o necessário cuidado; Tem impacto direto nos custos da operação: custos desnecessários de transporte, deficiência de mão-de-obra na comunidade local, problemas com os órgãos de proteção ambiental, falta de infra-estrutura adequada.

3 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Deve obedecer ao conhecido princípio de Pareto - apenas alguns poucos fatores, entre os muitos existentes, devem exercer influência realmente significativa na escolha da localização - devem ser cuidadosamente estudados. Os fatores determinantes na decisão de localização vão variar de organização para organização - exemplos: A existência de uma fonte de energia elétrica abundante e de baixo custo pode ser essencialmente importante para uma organização do tipo industrial.

4 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
A proximidade de mananciais ou fontes de água potável em abundância é fundamental para uma indústria de refrigerantes. Os custos de transportes podem ser significativos para uma indústria de produtos de baixo valor agregado, mas não tão significativos para outra que fabrique produtos mais elaborados.

5 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Disponibilidade de matéria-prima: condição essencial, quando a matéria-prima é volumosa e de baixo valor, perecível ou difícil de ser transportada.

6 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Empresas de processamento de minérios ferrosos - utiliza matéria-prima volumosa e de baixo valor. Por outro lado, o produto apresenta baixo volume e alto valor agregado - decorre do fato de grande parte da matéria-prima ser eliminada no processo de obtenção do produto final. Empresas que utilizam grandes volumes de matéria-prima para gerar volumes muito menores de produtos acabados tendem a se localizar próximo à origem da matéria-prima, para reduzir os custos com transporte.

7 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Matérias-primas perecíveis são geralmente utilizadas em empresas do ramo de alimentos (cooperativas agrícolas, indústrias pesqueiras, processadoras de alimentos frescos como frutas, legumes e verduras) - para evitar que ocorra deterioração no transporte, também optam por localizar-se próximo à sua fonte de abastecimento.

8 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais É comum o fornecedor arcar com os custos de frete - na maioria das vezes, o fornecedor vende a matéria-prima ao fabricante com frete incluso no preço e o fabricante faz o mesmo com seu produto quando da venda ao varejista. Desta forma, existe uma tendência de o preço do frete de entrega de material (captação de matéria-prima) ser considerado menos importante, nas decisões de localização, do que o custo de entrega do produto da própria empresa aos seus clientes

9 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 2. Energia elétrica: Os custos da energia elétrica variam de região para região; O custo da energia elétrica também se tornou variável em função do horário, ou seja, em horários de pico de demanda o custo chega a ser o dobro ou o triplo do cobrado em horários de demanda normal - tarifa horossazonal - faz com que algumas empresas liguem geradores a diesel nos horários de pico de demanda em substituição à energia fornecida pela rede de distribuição da concessionária.

10 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 3. Água: muitas indústrias precisam de grande quantidade de água, tanto como matéria-prima de seus produtos, como para o funcionamento de seus processos.

11 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 4. Mão-de-obra: as principais considerações dizem respeito ao valor do piso salarial praticado na região à disponibilidade de profisionais qualificados e ao poder dos sindicatos com quem a empresa precisará Negociar - empresas que dispõem de processos intensivos em mão-de-obra provavelmente estarão mais preocupadas com seu custo. Existem diferenças salariais não somente entre as diversas regiões brasileiras como também entre capitais e pequenas cidades do interior – figura 65 pagina 296

12 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Também a qualidade, produtividade e habilidades desta mão-de-obra também são fatores importantes a serem considerados - mesmo empresas que tenham elevados índices na curva de aprendizagem, em função da adoção de trabalho padronizado e repetitivo, devem ponderar este fator. Via de regra é o poder dos sindicatos da região que determina o valor do piso salarial, de modo que a atuação do sindicato e o seu “poder de barganha” também devem ser levados em consideração

13 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Outro fator importante diz respeito à cultura da mão-de-obra regional: absenteísmo, rotatividade, hábitos de higiene pessoal e saúde física podem estar fortemente ligados à cultura da região e têm impacto na produtividade. O fator cultural é tão representativo que, em muitas regiões, empresas ligadas à construção civil, por exemplo, realizam o pagamento sempre nos finais de semana ou véspera de feriados. Caso contrário, o índice de faltas no dia imediatamente posterior ao do pagamento pode comprometer o andamento do trabalho.

14 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 5. Facilidades e incentivos fiscais: doação de terrenos, realização de obras de pavimentação nos arredores ou providenciam outras benfeitorias, e/ou proporcionam isenção de impostos municipais por determinado período.

15 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Outro tipo de incentivo fiscal diz respeito ao crédito de ICMS nas regiões norte e nordeste e, particularmente, em zonas francas, como a da cidade de Manaus - apesar dos graves entraves logísticos impostos pela distância, ausência de acesso rodoviário, por estar localizada no interior da selva, calor exagerado, que não possibilita a criação de ambientes agradáveis para a produção, os incentivos fiscais da região continuam a atrair e manter viável o funcionamento de grande número de empresas na região.

16 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 6. Qualidade de vida e serviços essenciais: deve-se levar em consideração a qualidade de vida existente no local candidato às novas instalações – a qualidade da rede de ensino público no Brasil e a oportunidade de acesso a ela têm representado um grande desafio para o país; a existência de universidades, faculdades e escolas técnicas deve ser levada em conta; a própria educação pessoal, disciplina e escala de valores são muito heterogêneas no Brasil.

17 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Devem ser levantados em conta, também: a qualidade dos serviços de transporte urbano, a infra-estrutura de comunicações, creches, postos de saúde, hospitais, pronto-socorro, corpo de bombeiros e policiamento; índices de criminalidade, assaltos e furtos - determinados locais impossibilitam a realização de um segundo turno de trabalho por falta de transporte ou de segurança em horários noturnos, por exemplo.

18 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais Devem ser levantados em conta, também: Os custos adicionais com vigilância e o risco ao patrimônio da empresa e a integridade física dos seus funcionários não devem deixar de ser considerados.

19 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações industriais 7. Localização dos mercados consumidores: os custos operacionais de transporte estão ligados à localização das fontes de suprimentos e à localização dos mercados consumidores, em relação à ocalização do próprio empreendimento - a melhor condição para minimizar os custos de captação de matéria-prima e distribuição de produtos acabados é uma localização próxima aos fornecedores e aos clientes.

20 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações comerciais e serviços 1. Proximidade com o mercado consumidor: distância, facilidade de acesso pelo público alvo, disponibilidade de estacionamento etc. Lojas sofisticadas precisam estar localizadas em regiões com população de maior poder aquisitivo ou shopping centers mais luxuosos. Lojas de produtos populares, com preços convidativos à maior parte da população precisam se localizar em regiões de grande tráfego de pessoas, bem servidas de transporte público, facilitando o acesso da população de faixa de renda inferior.

21 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO
Decisões de localização para organizações comerciais e serviços 2. Localização dos concorrentes

22 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
Uma vez pré-selecionadas as várias localidades alternativas que se apresentam para a instalação de uma base de operações – modelos de referência que podem auxiliar no processo de decisão. Normalmente, uma decisão de localização se baseia em dois tipos de dados: dados quantitativos: custo de transporte, preço da matéria-prima, custos fixos das instalações, valor dos salários da região etc.; dados qualitativos: são dados sobre o local que precisam ser medidos de forma mais subjetiva como, por exemplo: aspectos climáticos qualidade de vida, nível de escolaridade e qualidade da mão-de-obra e demais informações de cunho subjetivo.

23 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA Propõe uma forma de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Passos: 1. Identificação dos fatores relevantes: identificar apenas os que sejam relevantes à tomada de decisão. Exemplos: proximidade dos principais fornecedores de matéria-prima, proximidade dos mercados consumidores, acesso às principais rodovias, fornecimento de água na região, possibilidade de perfuração de poços artesianos, oferta de energia elétrica, custos de aluguel, etc.

24 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA 2. Atribuição de pesos de ponderação para os fatores: atribuir um grau de importância para cada um dos fatores - definir um peso para cada um dos fatores selecionados. Os fatores julgados mais relevantes recebem pesos maiores e os fatores menos importantes recebem pesos menores. A atribuição dos pesos deve ser feita, em conjunto, por profissionais que representem as diversas áreas da empresa, uma vez que, a importância de um determinado fator pode variar de área para área e é importante que as diferentes visões sejam contempladas pelo modelo.

25 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA 3. Atribuição de notas para cada localidade, em função dos fatores avaliados: deve-se julgar e dar uma pontuação para cada uma das localidades pré-selecionadas, em função dos fatores definidos nas etapas anteriores. Uma escala de pontos comum é aplicada a todos os fatores. Por exemplo: escala de notas de zero a dez (ou de zero a cem), variando de muito desfavorável a muito favorável.

26 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA 4. Ponderação das notas: consiste em multiplicar o peso de cada fator pela nota atribuída a cada alternativa de localização para aquele fator.

27 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA Exemplo página 303 – Exercício Resolvido

28 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DE PONDERAÇÃO QUALITATIVA Vantagens e Desvantagens do método

29 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE Utilizado quando se deseja estudar a localização uma nova instalação levando-se em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes que vão determinar os custos de transporte de captação de matérias-primas e distribuição de produtos acabados. Exercício resolvido – página 306

30 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE Passos: 1. Localização das fontes de insumos e dos clientes: localizar, em um mapa, os principais fornecedores de matéria-prima e componentes, que representam os insumos de produção que precisam ser trazidos para o local onde será implantada a operação produtiva. Também devem ser localizados os principais clientes, para os quais o produto final precisará ser transportado.

31 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE

32 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE 2. Levantamento do volume de insumos/bens movimentados: levantar o volume de insumos e bens movimentados dos fornecedores mais representativos à pretensa localização e desta para os clientes considerados mais representativos - . o termo volume de insumos/bens está diretamente ligado ao volume de carga transportada, ou seja, ao custo do transporte.

33 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE

34 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE 3. Atribuição de coordenadas cartesianas: o próximo passo consiste em aplicar uma grade sobre o mapa que permita definir as localizações na grade por meio de um sistema de coordenadas cartesianas comum - a grade dispõe de uma coordenada horizontal e outra vertical, que formam juntas um sistema de eixos ortogonais sobre o mapa da região.

35 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE

36 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE 4. Cálculo do centro de gravidade: a) Custo de transporte único: esta abordagem considera que o preço de frete por distância percorrida ($/km) é único em qualquer dos trajetos envolvidos.

37 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE 4. Cálculo do centro de gravidade: b) Custo de transporte variável: considera que o preço de frete por distância percorrida ($/km) varia de trajeto para trajeto.

38 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DO CENTRO DE GRAVIDADE

39 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Consiste em realizar uma análise custo lucro volume (CLV) para cada uma das alternativas de local pré-selecionado para a operação. Partindo-se da previsão da quantidade e do preço de vendas, é possível calcular o lucro ou margem de contribuição associada a cada alternativa de localização. A melhor decisão é a que proporciona o maior lucro.

40 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Passos: 1. Levantamento dos custos e preço de venda

41 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Passos: 2. Cálculo do lucro ou margem de contribuição: será a localização que proporcionar a maior lucratividade.

42 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Passos: 2. Cálculo do lucro ou margem de contribuição: será a localização que proporcionar a maior lucratividade.

43 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Passos: 3. Cálculo do ponto de equilíbrio: o levantamento do ponto de equilíbrio de cada uma das possíveis localizações é importante para ser confrontado com a expectativa de demanda e produção - um local pode ser indicado para um determinado nível de produção, enquanto outro local pode ser melhor indicação se o nível de produção for diferente.

44 6.3. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE LOCALIZAÇÃO
MODELO DA ANÁLISE CLV (CUSTO X LUCRO X VOLUME) Passos: 3. Cálculo do ponto de equilíbrio: Exercícios resolvidos – página 310


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google