A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel."— Transcrição da apresentação:

1

2 IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel Catarina Rodrigues 29 de Novembro de 2006 Auditório do Museu Frederico de Freitas

3 OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI Acompanhar a revolução tecnológica e do conhecimento; Acompanhar a revolução tecnológica e do conhecimento; Apostar numa Gestão de Excelência, pautada pela coesão social; Apostar numa Gestão de Excelência, pautada pela coesão social; Qualificar e dignificar as pessoas, como vector estratégico do nosso modelo de desenvolvimento; Qualificar e dignificar as pessoas, como vector estratégico do nosso modelo de desenvolvimento; A Globalização, impõe Qualidade, Produtividade e Competitividade. A Globalização, impõe Qualidade, Produtividade e Competitividade.

4 Num mundo repleto de incertezas é necessário possuir plataformas de confiança. A qualidade é uma delas! Urge mobilizar e sensibilizar as pessoas e organizações para esta causa, essencial ao novo ciclo de desenvolvimento da RAM !

5 ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE Missão: Desenvolver um Plano Estratégico que visa colocar a Região Autónoma da Madeira na Liderança da Qualidade em Portugal num horizonte temporal de cinco anos Madeira: Região de Excelência referenciada a nível Nacional e Internacional (5 anos)

6 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ACTUAL Existência de um microclima favorável à Qualidade na RAM Existência de um microclima favorável à Qualidade na RAM Os principais aspectos críticos: Os principais aspectos críticos: Partilhar, comungar e trocar experiências Partilhar, comungar e trocar experiências Compatibilizar necessidades de uma mudança com a história e tradição Compatibilizar necessidades de uma mudança com a história e tradição Evitar uma certa proliferação de entidades e iniciativas, carecendo, por vezes, de uma visão de conjunto e de uma perspectiva integradora Evitar uma certa proliferação de entidades e iniciativas, carecendo, por vezes, de uma visão de conjunto e de uma perspectiva integradora Conseguir que os agentes económicos assumam, por si sós, uma maior aposta concertada no desenvolvimento da qualidade na RAM Conseguir que os agentes económicos assumam, por si sós, uma maior aposta concertada no desenvolvimento da qualidade na RAM

7 PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA Ambiente envolvente de qualidade. Ambiente envolvente de qualidade. Consciência e educação para a cidadania. Consciência e educação para a cidadania. Preocupações ambientais e de protecção da natureza. Preocupações ambientais e de protecção da natureza. Tradição de qualidade de serviços, em particular no turismo. Tradição de qualidade de serviços, em particular no turismo. Proximidade dos centros de decisão. Proximidade dos centros de decisão. Vontade de mudar por parte do Governo Regional. Vontade de mudar por parte do Governo Regional. Principais Pontos Fortes

8 PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA Ordenamento do território. Ordenamento do território. Educação e formação para a qualidade. Educação e formação para a qualidade. Formação e educação cívica. Formação e educação cívica. Qualificações e competências dos dirigentes. Qualificações e competências dos dirigentes. Valorização do serviço público. Valorização do serviço público. Principais Áreas de Melhoria

9 PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA Criação de uma verdadeira cultura da qualidade. Criação de uma verdadeira cultura da qualidade. Formação profissional. Formação profissional. Sensibilização dos cidadãos para a qualidade. Sensibilização dos cidadãos para a qualidade. Maior abertura para a mudança. Maior abertura para a mudança. Principais Áreas de Melhoria

10 PLANO DE ACÇÃO Conjunto de Acções Barómetro Regional da Qualidade ( Dimensões de Análise)

11 PLANO DE ACÇÃO Fazer Aprender Educar Conhecer Cumprir Simplificar Qualificar Reconhecer Inovar / Coordenar / Medir

12 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE

13 Barómetro Regional da Qualidade Descrição: O barómetro regional da qualidade é um elemento estruturante de aferição da eficiência e eficácia de todo o plano de acção, e irá permitir avaliar a evolução da RAM ao nível da qualidade, e também os impactos das restantes acções. 1 Output: Conjunto de indicadores de desempenho e de percepção agrupados em dimensões de análise. 2 Implementação da Acção: 2006 a go!

14 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Campanha de Sensibilização Descrição: à semelhança do barómetro é uma acção transversal e estruturante. Visa a sensibilização de todos os Madeirenses para a importância da Qualidade e para a estratégia em curso. 1 Output: Materiais promocionais; acções em escolas; visitas guiadas; campanha nos meios de comunicação social. 2 Implementação da Acção: 2006 a go!

15 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Documento Enquadrador da Qualidade Descrição: Cartilha da qualidade na RAM, evidenciando, de forma simples, concisa e acessível a todos, os princípios que norteiam a aplicação da Estratégia para a Qualidade. Trata-se de um elemento que ajudará todas as pessoas a compreenderem e adoptarem uma linguagem e caminho comuns na senda da Qualidade. 1 Output: brochura explicativa de divulgação alargada pela RAM. 2 Implementação da Acção: go!

16 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Directório Regional da Qualidade Descrição: Publicação e divulgação de um documento em suporte digital que identifique Quem é Quem na Qualidade ao nível da RAM, ou seja, das personalidades e organizações com intervenção marcante ao nível da Qualidade na RAM. 1 Output: Sítio na Internet com a informação compilada. 2 Implementação da Acção: go!

17 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Qualidade U18 / Olimpíadas Descrição: Visa criar um conjunto de materiais de aprendizagem e sensibilização para a qualidade, destinados a crianças e jovens com menos de 18 anos. * (*) Acção em Processo de Candidatura. 1 Output: conjunto de manuais didácticos para os vários níveis de ensino e exercícios para Olimpíadas da Qualidade. 2 Implementação da Acção: go!

18 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Testemunhos da Qualidade na RAM Descrição: livro de introdução à Qualidade, através da ilustração prática sobre como esta é vivida e aplicada num conjunto de aproximadamente 12 entidades regionais, com diferentes dimensões e pertencentes a diversos sectores de actividades, incluindo exemplos de empresas e organismos públicos. 1 Output: Livro com 12 casos práticos. 2 Implementação da Acção: go!

19 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Formação de um Número adequado de especialista em matéria da Gestão da Qualidade Descrição: Criar uma massa critica em matéria da gestão da Qualidade e metodologias de auto- avaliação, bem como consultores e auditores da Qualidade (normas ISO 9000, EFQM, CAF, ETC.. 1

20 MÃOS-À-OBRA... Para elevar a Madeira cada vez mais alto na bitola da Excelência...

21 ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE Conclusões A RAM possui condições ímpares para se continuar a afirmar através de um modelo de desenvolvimento cujo motor consiste num Turismo de Excelência A RAM possui condições ímpares para se continuar a afirmar através de um modelo de desenvolvimento cujo motor consiste num Turismo de Excelência A RAM deve assumir como prioritário o combate a um certo isolamento que decorre da sua insularidade A RAM deve assumir como prioritário o combate a um certo isolamento que decorre da sua insularidade A RAM deve promover nas suas gentes a criação de uma cultura da qualidade, exigência, optimismo e cooperação A RAM deve promover nas suas gentes a criação de uma cultura da qualidade, exigência, optimismo e cooperação

22 Se não sabemos para onde vamos todos os ventos são favoráveis. Um mapa de nada nos servirá, se não sabemos para onde queremos ir. ditado chinês


Carregar ppt "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google