A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução As escalas foram construídas devido à necessidade que o Homem teve em determinar o tempo em que ocorreram certos acontecimentos, como a origem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução As escalas foram construídas devido à necessidade que o Homem teve em determinar o tempo em que ocorreram certos acontecimentos, como a origem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução As escalas foram construídas devido à necessidade que o Homem teve em determinar o tempo em que ocorreram certos acontecimentos, como a origem da Terra ou da vida ou até mesmo a quando da formação de uma determinada espécie. A tabela cronostratigráfica surgiu para simplificar a informação contida nas diferentes escalas numa tabela.

3

4 Unidades cronostratigráficas Correspondem aos volumes de materiais rochosos estratificados, processos ou acontecimentos geológicos que ocorreram durante um determinado intervalo de tempo. unidades cronoestratigráficas: Eontema - unidade cronoetratigráfica representativa de um Eon. Eratema - unidade cronoetratigráfica representativa de uma Era. Sistema - unidade cronoetratigráfica representativa de um Período. Série - unidade cronoetratigráfica representativa de uma Época. Andar - unidade cronoetratigráfica representativa de uma Idade. A unidade cronostratigráfica com maior importante é o Andar.

5 As unidades cronostratigráficas baseam-se nas escalas Biostratigráficas e magnetostratigráficas.

6 Escala magnetostratigráfica O paleomagnetismo foi um importante apoio para a teoria da tectónica de placas. Devido ao seu estudo, surgiu a escala magnetostratigráfica importante para datar alguns acontecimentos que ocorreram no passado, como as inversões magnéticas.

7 Esta escala é usada como complemento da escala biostratigrafia. Formando as unidades cronostratigráficas. Completando a tabela cronostratigráfica Unidades concretas e objectivas que podem ser materializadas.

8 Unidades geocronológicas Características: Abstractas e de âmbito global. Exprimem tempo. Caracterizam a totalidade do planeta, num intervalo de tempo definido.

9 Estas unidades baseia-se principalmente na escala litostratigráfica, dos acontecimentos tectónicos e metamórficos que ocorreram no passado.

10 Tabela cronostratigráfica Escala BiostratigráficaEscala magnetostratigráfica Escala Litostratigráfica

11

12 Após a observação da tabela, podemos concluir que as unidades cronostratigráficas e as geocronológicas apresentam uma relação, ou seja, para cada unidade cronostratigráfica existe uma unidade geocronológica correspondente. Eonotema – Eon Eratema – Era Série – Época Andar - Idade

13 Nesta tabela cronostratigráfica, encontra-se também representado as glaciações que ocorreram na terra. A tabela podia apresentar mais informação, como por exemplo, em que períodos ocorreram as inversões magnéticas.

14 Bibliografia Félix, J., Sengo, I., Chaves, R. (2006) Geologia. Porto Editora


Carregar ppt "Introdução As escalas foram construídas devido à necessidade que o Homem teve em determinar o tempo em que ocorreram certos acontecimentos, como a origem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google