A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas:"— Transcrição da apresentação:

1 1 QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas: Madeira (736 Km2), Porto Santo (42,17 Km2), Desertas (14,23 Km2) e í Selvagens (3,62 Km2), Encontrando-se a sua capital, Funchal, a cerca de 980 quilómetros de Lisboa. População residente: pessoas Densidade populacional de /Km2. Fluxo turístico de turistas/dia.

2 2 A Madeira é uma Ilha verde com uma exuberante vegetação com um clima temperado e Invernos amenos. A Região divide-se em 11 concelhos: Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta de Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente, Santana, Machico, Santa Cruz, Porto Santo.

3 3 Em termos económicos, a Região é caracterizada por: forte especialização no sector dos serviços, 64% í o turismo é a indústria de maior importância na ilha. A sua oferta hoteleira é composta por camas distribuídas por cerca de 60 hotéis, dos quais: oito de 5 estrelas, vinte de 4 estrelas, treze de 3 estrelas e o restante distribuído por outras categorias.

4 4 A atractividade da Região tem-se centrado: nas condições naturais favoráveis (clima, paisagem, flora e o mar), na qualidade da oferta.

5 5 O sector da agricultura representa 3,5% do VAB A superfície agrícola representa apenas cerca de 9% da superfície total. A agricultura desempenha uma função basilar na: manutenção e conservação da paisagem humanizada í factor de equilíbrio ecológico e social. A agricultura é condicionada por um conjunto de factores físicos adversos, como seja o caso: da orografia. declive dos terrenos.

6 6 A agricultura assenta na produção: banana, vinho, frutos subtropicais e diversos produtos hortícolas, incluindo a floricultura.

7 7 O tecido empresarial da Região, é constituído por: empresas de muito pequena dimensão O sector do comércio contribui com: 14% para a formação do PIB e absorve cerca de 10% da população activa.

8 8 Caracteriza-se por: uma elevada fragmentação, predominam unidades empresariais de pequena dimensão com baixo valor bruto de produtos por estabelecimento, É no Concelho do Funchal que se localiza um maior número de estabelecimentos comerciais (55,8%) e onde se realiza 95% do volume de vendas.

9 9 O sector da indústria, constituído por: Indústrias orientadas para o mercado regional: Moagens, massas alimentícias Alimentos compostos para animais Lacticínios Bebidas (cervejas e refrigerantes) Tabaco Indústrias de base artesanal orientadas para a exportação: Bordados Tapeçarias Vimes Vinhos Possuem baixos níveis de produtividade que são determinados por: base tecnológica relativamente atrasada Fraca utilização de técnicas avançadas de gestão e organização da produção insuficiências no conhecimento dos mercados

10 10 Assiste-se actualmente a uma maior dinamização do sector: Sistemas de Incentivos ao Investimento SIBR SIDERAM PEDIP II Criação de parques industriais Tem possibilitado às empresas aí instaladas: Uma melhor estruturação Maior economicidade, rentabilidade e produtividade Melhor prestação de serviços.

11 11 A nível de infra-estruturas rodoviárias Tem sido desenvolvido, nos últimos anos, um significativo esforço de investimento com o objectivo de: Reforçar os níveis de acessibilidade intra-regional a criação de uma rede hierarquizada de acessibilidades internas

12 12 A nível das infra-estruturas básicas de telecomunicações, a Região dispõe: Meios de grande capacidade nas ligações com o continente europeu e o resto do mundo (via cabo submarino e via satélite) rede interna de telecomunicações e de TV por cabo modernas

13 13 A Ilha do Porto Santo, situada a nordeste da Ilha da Madeira a cerca de 60 Km de distância Caracteriza-se: pequena dimensão: cerca de 42 Km2 e residentes escassez de recursos hídricos. A superfície agrícola útil ocupa cerca de 413 ha indústria: pequenas actividades de reparação e actividades ligadas à construção civil.

14 14

15 15

16 16

17 17

18 18

19 19

20 20 Pretendemos este ano iniciar o processo de acreditação do Laboratório.

21 21 O Laboratório de Metrologia dispõe de equipamentos que permitem efectuar o controlo metrológico de vários Instrumentos de Medição (IM): Massas Instrumentos de Pesagem Manómetros Conjuntos de Medição de Abastecimento de Combustíveis Contadores de Tempo Taxímetros

22 22 Taxímetro Bomba de Bomba deCombustível Colecção de Massas Parcómetro Manómetro Industrial Industrial Instrumento de Pesagem de Pesagem LABORATÓRIO DE METROLOGIA DA MADEIRA (Instrumentos de medição sujeitos a controlo metrológico)

23 23

24 24

25 25

26 26

27 27

28 28

29 29

30 30

31 31

32 32

33 33

34 34

35 35

36 36

37 37

38 38


Carregar ppt "1 QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google