A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ÊNFASES CURRICULARES X PROJETOS PEDAGÓGICOS: Prática Docente Interdisciplinar Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA

2 Ênfases Curriculares São definidas como conjunto delimitado e articulado de concentração de estudos visando desenvolver competências e habilidades tendo em vista as oportunidades efetivas de estágios/intervenção em algum dos domínios da atividade profissional (Resolução CNE Nº 5/2011)

3 VISANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO
SUSTENTA-SE: COMPETÊNCIAS HABILIDADES ENVOLVENDO ESTÁGIOS DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS VISANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO

4 Todas as Diretrizes Curriculares Nacionais no Brasil, implantadas pós LDB - Lei , apontam para um currículo orientado por competências. A proposta é mudar do projeto pedagógico tradicional, convencional ou informacional para o projeto pedagógico orientado por competências.

5 ÊNFASES, CONSISTEM EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO, CONFORME DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO, CONSIDERANDO AS DEMANDAS SOCIAIS/POTENCIAIS E AS POSSIBILIDADES INSTITUCIONAIS DE REALIZAR.

6 CONSIDERAÇÕES PARA DEFINIR AS ÊNFASES NO PPC:
Necessidades sociais da região e da comunidade (local do curso inserido); Inserção do corpo docente e discente do curso na sociedade (consolidadas por meio de atuações profissionais e acadêmicas); Possibilidade de inserção dos egressos no mercado de trabalho; Ampliação do campo de atuação profissional, considerando necessidades da região e o desenvolvimento do curso como ciência e profissão.

7 EXEMPLO DAS DEFINIÇÕES DE ÊNFASES CURRICULARES NAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA:
Art. 3º O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de -conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

8 EXEMPLO DAS DEFINIÇÕES DE ÊNFASES CURRICULARES NAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA:
Um núcleo de estudos básicos; Um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos voltado às áreas de atuação profissional ; Um núcleo de estudos integradores

9 Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

10 Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; Produção e difusão do conhecimento científico- tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

11 COMPETÊNCIAS “Competência profissional é a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho”. (Parecer CEB nº 16/99, Res. nº 04/99, CNE)

12 “Um projeto curricular pressupõe a tradução de princípios em normas de ação, em prescrições educativas, para elaborar um instrumento útil e eficaz na prática pedagógica.” César Cool

13 “Esteja seguro de que a única coisa que não podemos mudar é o passado
“Esteja seguro de que a única coisa que não podemos mudar é o passado. Temos o presente e o futuro à nossa disposição, para afirmar que sempre é possível ter algo diferente abaixo do sol nosso de cada dia. Se não para nós mesmos, que o seja para nossos descendentes, os muitos frutos das árvores de nossas vidas” (BOFF, 1999).

14 “De nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica é impermeável a mudanças”
Edina Castro de Oliveira (Prefácio do Livro Pedagogia da Autonomia)

15 A raiz de todos os males? O egoísmo. A pior derrota? O desânimo.
“O maior obstáculo? O medo. A raiz de todos os males? O egoísmo. A pior derrota? O desânimo. A maior satisfação? O dever cumprido”. (Madre Tereza de Calcutá)


Carregar ppt "Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google