A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problemas Pedagógicos Insciência do PP; Falta de um estudo aprofundado sobre as diretrizes curriculares; Desarticulação entre os Projetos Pedagógicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problemas Pedagógicos Insciência do PP; Falta de um estudo aprofundado sobre as diretrizes curriculares; Desarticulação entre os Projetos Pedagógicos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Problemas Pedagógicos Insciência do PP; Falta de um estudo aprofundado sobre as diretrizes curriculares; Desarticulação entre os Projetos Pedagógicos dos cursos da IES.

3 Justificativa A proposta de um Projeto Pedagógico Unificado define-se nas questões pedagógicas/metodológicas que são comuns às formações, contemplando de maneira ordenada as exigências do campo profissional contemporâneo e as diretrizes para a formação superior de cada área.

4 Projetos Unificados:  Estabelece uma base homogênea e articulada consistente nos cursos oferecidos, sustentados pelas competências e habilidades por meio de ênfases curriculares, traduzidas por eixos estruturantes, atendendo ao preconizado no Art. 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior.

5  Meta  Implantação do Projeto Pedagógico Unificado, em conformidade com o PDI da Instituição, a partir de 2016.

6 EIXOS ESTRUTURANTES

7 1. Fundamentos históricos e epistemológicos, articulando os diferentes âmbitos de conhecimento profissional Contempla o conhecimento das bases históricas e epistemológicas presentes na construção das áreas do saber, contextualizando a formação das linhas de pensamento e os aspectos que envolvem o exercício profissional. 1. Fundamentos históricos e epistemológicos, articulando os diferentes âmbitos de conhecimento profissional Contempla o conhecimento das bases históricas e epistemológicas presentes na construção das áreas do saber, contextualizando a formação das linhas de pensamento e os aspectos que envolvem o exercício profissional.

8 2. Interfaces com áreas de conhecimento afins Enfoca a multideterminação do fenômeno comum ao curso, interagindo com outros fenômenos do campo de estudo, envolvendo a comunicação interdisciplinar.

9 3. Eixo articulador da formação comum com a formação específica; Engloba os conteúdos básicos e específicos dos cursos, voltados à formação de competências e habilidades relativas aos domínios básicos do conhecimento.

10 4. Fundamentos teórico-metodológicos; Promove a apropriação crítica do conhecimento disponível,proporcionando uma visão abrangente dos métodos e estratégias nas diferentes teorias aplicadas às disciplinas do curso.

11 5. Eixo articulador das dimensões teóricas e práticas; Contempla os objetos de investigação e atuação no domínio do objeto de estudo, desenvolvendo competências e habilidades voltadas à intervenção profissional em diferentes contextos.

12 6. Eixos interativos e comunicativos Objetiva favorecer o domínio dos fundamentos, instrumentos e procedimentos em contextos específicos.

13 OBRIGADA!


Carregar ppt "Problemas Pedagógicos Insciência do PP; Falta de um estudo aprofundado sobre as diretrizes curriculares; Desarticulação entre os Projetos Pedagógicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google