A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011."— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011

2 OPÇÕES DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS As opções dos alunos foram bastante variadas, mas predominam as escolhas em áreas bastante tradicionais, como Arquitetura, Engenharias, Medicina/Biomedicina, Direito, Marketing/Publicidade, Administração. Não há muitas diferenças em relação às opções feitas no ano anterior, a não ser pelo grande interesse pelos cursos de Farmácia e Arquitetura (ambos, no ano anterior, foram opções de apenas um aluno cada)

3 CURSOS UNIVERSITÁRIOS PRETENDIDOS

4 D ÚVIDAS EM RELAÇÃO AO CURSO / FACULDADE Apenas 1/4 dos alunos consideram-se seguros em relação às escolhas que farão para os exames vestibulares. Se considerarmos aqueles que sabem o curso que quer, mas tem dúvidas apenas com relação à instituição de ensino, o número sobe para 1/3, aproximadamente. Praticamente 2/3 dos alunos têm dúvidas com relação às escolhas que farão.

5

6

7 PROGRAMAÇÃO PARA O 1 º SEMESTRE 29/04 – VISITA MONITORADA À ANHEMBI-MORUMBI 09/05 – ESPM - CARREIRAS EM FOCO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA (14h15min) 13/05 – ESPM – CARREIRAS EM FOCO: JORNALISMO (14h15min) 14/05 – A USP E AS PROFISSÕES Educação Física (9h) Odontologia (9h) 21/05 – A USP E AS PROFISSÕES ZOOTECNIA E VETERINÁRIA (9h)

8 28/05 – A USP E AS PROFISSÕES ENFERMAGEM (9h) 11/06 – A USP E AS PROFISSÕES INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTRAS ATIVIDADES EM FASE DE AGENDAMENTO PARA ESTE SEMESTRE: PALESTRA COM PROFISSIONAIS DA ESPM PALESTRA COM PROFISSIONAIS DA CÁSPER LÍBERO PALESTRA COM EX-ALUNO

9

10

11 O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA QUE VOCÊ SE SINTA MAIS SEGURO E PREPARADO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO VESTIBULAR?

12 1. PROMOVER O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SIMULADOS, INCLUSIVE ALGUNS QUE SEJAM ABERTOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE OUTROS COLÉGIO, PARA DAR UMA NOÇÃO MAIS CLARA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS FRENTE A OUTROS CANDIDATOS. PROMOVER SIMULADOS COM CARACTERÍSTICAS MAIS PRÓXIMAS AOS PRINCIPAIS VESTIBULARES, ESPECIALMENTE FUVEST, UNICAMP, UNESP E OUTRAS PÚBLICAS E PARTICULARES CONCORRIDAS. (21) 2. PROMOVER ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, TAIS COMO VISITAS ÀS FACULDADES, VISITAS ÀS FEIRAS DE PROFISSÕES, PALESTRAS COM PROFISSIONAIS DA ÁREA, ELABORAÇÃO DE PAINÉIS COM INFORMAÇÕES A RESPEITO DE CURSOS, MERCADO DE TRABALHO ETC. (19) 3. MUDAR A FORMATAÇÃO DAS AVALIAÇÕES, PARA QUE ELAS FIQUEM PARECIDAS COM AS PROVAS DOS VESTIBULARES DA FUVEST E UNICAMP (SUBSTITUINDO AS LINHAS POR ESPAÇOS PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS ETC. (6) 4. ORIENTAÇÕES A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE CADA VESTIBULAR IMPORTANTE, ORIENTAÇÕES SOBRE AS POSSÍVEIS ‘PEGADINHAS” DAS PROVAS; CONVERSAR SOBRE AS QUESTÕES PSICOLÓGICAS QUE OS ALUNOS ENFRENTAM NESSE MOMENTO. (11) 5. A ESCOLA JÁ FAZ O SUFICIENTE. (5)

13 6. ALTERAR A GRADE CURRICULAR, PARA DAR CONTA DE TODO CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO EM DOIS ANOS E FOCAR O 3º ANO APENAS EM REVISÃO PRÉ-VESTIBULAR. FOCAR AS AULAS DA MANHÃ NOS PRINCIPAIS TÓPICOS DOS VESTIBULARES (4) 7. ELABORAR PERIODICAMENTE LISTAS DE EXERCÍCIOS COM QUESTÕES DE VESTIBULARES, PARA OS ALUNOS FAZEREM EM CASA. (2) 8. FAZER MAIS DISCUSSÕES SOBRE TEMAS DA ATUALIDADE (2) 9. REAVALIAR A QUALIDADE DAS AULAS DE REVISÃO E DO MATERIAL DIDÁTICO EMPREGADO; FAZER A REVISÃO COM UMA DINÂMICA DIFERENTE; CERTIFICAR-SE DA QUALIDADE DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE REVISÃO. (7) 10.PROMOVER CURSOS ESPECÍFICOS, COMO FÍSICA; AGENDAR PLANTÕES DE DÚVIDAS (2) 11. REDUZIR A QUANTIDADE DE ATIVIDADES PROPOSTAS (AULAS DA TARDE E LIÇÕES DE CASA) (3) 12. PROMOVER MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO (3) 13. MELHORAR A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO DA ESCOLA (NÃO AVISAR DE ENVENTOS E AULAS EM CIMA DA HORA) 14. RESOLVER MAIS PROVAS DE VESTIBULARES. 15. SEPARAR, EM ALGUNS DIAS, AS TURMAS POR “AFINIDADE” (TURMAS DE HUMANAS/TURMAS DE EXATAS/TURMA DE BIOLÓGICAS) (2).

14 O QUE OS PAIS PODEM FAZER PARA AJUDAR NESSA ETAPA DE TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR?

15 1. APOIAR MINHAS DECISÕES, INDEPENDENTEMENTE DA CARREIRA QUE EU PRETENDO SEGUIR; APOIAR O CURSO ESCOLHIDO E A LOCALIZAÇÃO; DAR LIBERDADE PARA QUE POSSAMOS ESCOLHER NOSSO FUTURO (17) 2. AJUDAR A BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE CARREIRAS E CURSOS; COMENTAR SOBRE AS PROFISSÕES EM DÚVIDA; ORIENTANDO MINHAS ESCOLAS EM RELAÇÃO (8). 3. AJUDANDO-ME PSICOLOGICAMENTE ; DANDO APOIO EMOCIONAL ; COMPREENDENDO O PERÍODO DE PRESSÃO EMOCIONAL ; DANDO APOIO E MOTIVAÇÃO ; DIMINUIR A PRESSÃO EM RELAÇÃO AOS VESTIBULARES; EVITAR SITUAÇÕES DE ESTRESSE OU PRESSÃO ; MANTENDO-ME TRANQUILO(A) E MOTIVADO(A). (14)

16 4. APOAIR/AJUDAR EM MEUS ESTUDOS (5) 5. NÃO PRESSIONANDO; NÃO ME EMPURRANDO PARA A USP; NÃO JULGANDO MINHAS DECISÕES; NÃO INTERFERINDO; NÃO IMPONDO DECISÕES NO CURTO PRAZO; CONVERSAREM POUCO.(7) 6. AJUDANDO COM INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO (5) 7. JÁ AJUDAM MUITO (3) 8. MANTENDO SILÊNCIO EM MINHA CASA (1) 9. AJUDANDO-ME NAS PROVAS DA ESCOLA E DOS VESTIBULARES (1)

17

18

19


Carregar ppt "RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google