A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais."— Transcrição da apresentação:

1 O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS

2 O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais aspectos que devem ser considerados na avaliação dos softwaes para o uso no ambiente educacional. Expor alternativas para aquisição de softwaes educacionais.

3 O QUE VEM A SER UM SOFTWARE EDUCACIONAL ? Programa desenvolvido especificamente para finalidades educativas, entre eles o Ortografando, que atende uma necessidade especifica da disciplina. Existem outros softwares que não foram desenvolvidos com a finalidade educativa, mas podem ser utilizados, como editores de texto e planilha eletronica.

4 C ARACTERISTICAS DOS S OFTWARES Tutoriais: São conceitos e instruções para realizar uma tarefa específica; Ex: Exercitação: possibilitam atividades interativas por meio de respostas as questões apresentadas pelo professor; Ex: FUNNELS, programa que possibilita exercitar as quatro operações matemáticas. Investigação: São programas que evitam informações incorretas e mal elaboradas agilizando a localização de informações mais adequadas e seguras. Ex: Enciclopédias

5 Simulação: permite visualizar digitalmente situações adversas. Ele exige uma maior habilidade por parte dos professores quanto à análise dos possíveis acontecimentos. Ex: simuladores de voo. Jogos: São indicados para atividades de lazer e diversão, onde muitos desses jogos podem ser utilizados para educação. Ex: Ensinar movimentos por meio de softwares de corrida de automóveis. Abertos: São de livre produção e que dependem da criatividade do usuário. Ex: Editor de textos e programas gráficos.

6 Editores de texto: apresentam variados recursos para elaboração de texto, enriquecendo a produção de trabalhos e ajudando no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Ex: Word Banco de dados: é utilizado para arquivar informações e se necessário ser relacionado a diversos tipos de analises e ordenações. Ex: Tabela de informações, que possibilita comparações. Planilha eletrônica: são utilizadas para realização de cálculos de maneira rápida, a partir dos dados informados, possibilitando a elaboração de gráficos. Ex: Excel

7 S OFTWARES GRÁFICOS São utilizados para elaboração de desenhos e produções artísticas, com ele o aluno pode criar seus próprios desenhos exercitando sua criatividade e imaginação. Também podem ser utilizados para trabalhos de datas comemorativas, como dia das mães. EX: Banners e convites.

8 S OFTWARES DE AUTORIA Os softwares de autoria, além da facilidade de manuseio que eles possuem, o professor pode montar rapidamente uma aula dentro do roteiro e enfoque que ele aborda na disciplina que leciona ou o projeto do qual participa. Ex: Visual Class.

9 S OFTWARES DE APRESENTAÇÃO São programas utilizados para elaborar apresentações de palestras e aulas. Os softwares de apresentação são bem aceitos pelos alunos, pois podem exibir trabalhos em forma de apresentação no próprio computador. Ex: Power Point

10 S OFTWARES DE PROGRAMAÇÃO Permitem a criação de outros programas, ou seja, de rotinas executáveis. Esse softwares são excelentes para estimular raciocínio lógico. Ex: Delphi para o ensino médio e Logo para o ensino fundamental.

11 D ESENVOLVIMENTO DE AULAS COM O COMPUTADOR A elaboração de projetos ou planos de aula dará ao professor maior segurança em relação às atividades e procedimentos que devem ser adotados antes da realização da prática das aulas. Sugerimos que seja utilizado um modelo padrão em cada escola, conforme as definições prévias que atendem ás necessidades.

12 A LTERNATIVAS DE SOFTWARES PARA AS ESCOLAS As escolas se deparam com o problema do alto custo para a aquisição dos softwares e, quando é efetuado o cálculo do seu custo multiplicado pelo número de máquinas, torna-se mais complexa á aquisição de disponibilizar a quantidade de softwares para utilização nos ambientes de informática. Uma das formas que as escola estão encontrando para ter maior variedade de softwares nos laboratórios é a aquisição de sharewares, que são programas demonstrativos, disponibilizando apenas parte de suas opções.


Carregar ppt "O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google